Manaus é a capital do estado do Amazonas, localizado no Norte do Brasil.
Conhecer Manaus é se deslumbrar com as surpresas de uma região ímpar, onde a natureza impõe soberania incontestável. Famosa pela biodiversidade da Floresta Amazônica, com rios recheados de peixes e matas onde correm os animais, a capital manauara envolve muitas surpresas. Há quem viaje à cidade apenas em busca de contato com a natureza – os índios conhecem bem -, mas é preciso saber: Manaus e seus arredores têm muito mais que fauna e flora.

É bem verdade que, depois de conhecer igarapés e igapós, admirar as mudanças nos rios e ver o belo encontro das águas — onde a água barrenta do Rio Solimões fica lado a lado com a água escura do Rio Negro sem se misturar —, qualquer um estaria convencido de que a capital amazonense é o destino ecoturístico perfeito.
Mas quem conhece o centro histórico da cidade, no entanto, se apaixona pelos edifícios históricos bem preservados.

As atrações ficam por conta das suntuosas construções do final do século 19, época em que a capital prosperou graças ao Ciclo da Borracha. Palácios em estilo art nouveau espalham-se pelo Centro e, bem preservados, abrigam espaços culturais. Entre eles está o cartão-postal de Manaus, o Teatro Amazonas, cartão-postal principal, com uma cúpula e a decoração interna de deixar extasiado.
Inaugurado em 1896, era frequentado pelos barões que lá assistiam a concorridos espetáculos de companhias européias. Luxo e riqueza se fazem presentes ainda através da decoração – lustres e máscaras venezianas estão por toda a parte.
Depois da imersão natural e cultural é hora de saborear a culinária típica amazonense. São muitos os bons restaurantes que capricham nas receitas regionais, sempre tendo os peixes como destaque.
Mesmo com todas as belezas naturais e arquitetônicas, há espaço para uma faceta da cidade que é simplesmente deliciosa. Experimentar a cozinha regional é a certeza de degustar pratos exóticos, como o tacacá, ou comer peixes tão macios que se dissolvem no primeiro contato com a boca. Falar das frutas regionais rende assunto: cupuaçu, pupunha, tucumã, guaraná, graviola…
A culinária amazonense é um prato cheio, literalmente, para quem busca se aventurar no turismo gastronômico brasileiro.
Charmosa, histórica e surpreendente, Manaus quebra paradigmas e dilui preconceitos. Uma cidade onde o povo não tem traços marcados – o índio se mistura com o branco, que se mistura com o negro. E toda essa mistura rende aos nativos um sotaque misturado, gostoso de ouvir e difícil de diferenciar.
Festival de Parintins

Visite Manaus, mas vá decidido se você prefere Caprichoso ou Garantido. Símbolos sagrados do Boi-Bumbá ou Bumba Meu Boi, que dão vida ao Festival Folclórico de Parintins.
A festa do boi de Parintins acontece desde 1965, na ilha de Parintins É uma apresentação a céu aberto, que ocorre no último fim de semana de junho em uma arena em formato de cabeça de boi, o Bumbódromo. Lá, competem duas agremiações: O Boi Garantido (o coração vermelho) e o Boi Caprichoso (a estrela azul).
A música que embala os três dias de festa são as toadas. Cada agremiação elege uma nova toada todos os anos. É como um samba enredo, que se renova toda competição. Mas o ritmo nada tem a ver com o samba carioca. Os bois dançam ao som de letras e mitos da floresta amazônica. Que são cantadas e tocadas por mais de 400 ritmistas.
Explorar Manaus é como descobrir um novo país, com a vantagem de ser a nossa terra e o nosso povo brasileiro. Conheça Manaus e outros destinos encantadores com o SBTUR!