Conheça a histórica e deslumbrante cidade de Manaus!

Manaus é a capital do estado do Amazonas, localizado no Norte do Brasil.

Conhecer Manaus é se deslumbrar com as surpresas de uma região ímpar, onde a natureza impõe soberania incontestável. Famosa pela biodiversidade da Floresta Amazônica, com rios recheados de peixes e matas onde correm os animais, a capital manauara envolve muitas surpresas. Há quem viaje à cidade apenas em busca de contato com a natureza – os índios conhecem bem -, mas é preciso saber: Manaus e seus arredores têm muito mais que fauna e flora.

 

Neste Natal Premiado, conheça Manaus
pixabay

 

É bem verdade que, depois de conhecer igarapés e igapós, admirar as mudanças nos rios e ver o belo encontro das águas — onde a água barrenta do Rio Solimões fica lado a lado com a água escura do Rio Negro sem se misturar —, qualquer um estaria convencido de que a capital amazonense é o destino ecoturístico perfeito.

 

 

Mas quem conhece o centro histórico da cidade, no entanto, se apaixona pelos edifícios históricos bem preservados.

 

Neste Natal Premiado, conheça Manaus
pixabay

 

As atrações ficam por conta das suntuosas construções do final do século 19, época em que a capital prosperou graças ao Ciclo da Borracha. Palácios em estilo art nouveau espalham-se pelo Centro e, bem preservados, abrigam espaços culturais. Entre eles está o cartão-postal de Manaus, o Teatro Amazonas, cartão-postal principal, com uma cúpula e a decoração interna de deixar extasiado.

 

Inaugurado em 1896, era frequentado pelos barões que lá assistiam a concorridos espetáculos de companhias européias. Luxo e riqueza se fazem presentes ainda através da decoração – lustres e máscaras venezianas estão por toda a parte.

 

Depois da imersão natural e cultural é hora de saborear a culinária típica amazonense. São muitos os bons restaurantes que capricham nas receitas regionais, sempre tendo os peixes como destaque.

 

Mesmo com todas as belezas naturais e arquitetônicas, há espaço para uma faceta da cidade que é simplesmente deliciosa. Experimentar a cozinha regional é a certeza de degustar pratos exóticos, como o tacacá, ou comer peixes tão macios que se dissolvem no primeiro contato com a boca. Falar das frutas regionais rende assunto: cupuaçu, pupunha, tucumã, guaraná, graviola…

 

A culinária amazonense é um prato cheio, literalmente, para quem busca se aventurar no turismo gastronômico brasileiro.

 

Charmosa, histórica e surpreendente, Manaus quebra paradigmas e dilui preconceitos. Uma cidade onde o povo não tem traços marcados – o índio se mistura com o branco, que se mistura com o negro. E toda essa mistura rende aos nativos um sotaque misturado, gostoso de ouvir e difícil de diferenciar.

 

Festival de Parintins

 

Neste Natal Premiado, conheça Manaus
pixabay

 

Visite Manaus, mas vá decidido se você prefere Caprichoso ou Garantido. Símbolos sagrados do Boi-Bumbá ou Bumba Meu Boi, que dão vida ao Festival Folclórico de Parintins.

 

A festa do boi de Parintins acontece desde 1965, na ilha de Parintins É uma apresentação a céu aberto, que ocorre no último fim de semana de junho em uma arena em formato de cabeça de boi, o Bumbódromo. Lá, competem duas agremiações: O Boi Garantido (o coração vermelho) e o Boi Caprichoso (a estrela azul).

 

A música que embala os três dias de festa são as toadas. Cada agremiação elege uma nova toada todos os anos. É como um samba enredo, que se renova toda competição. Mas o ritmo nada tem a ver com o samba carioca. Os bois dançam ao som de letras e mitos da floresta amazônica. Que são cantadas e tocadas por mais de 400 ritmistas.

 

Explorar Manaus é como descobrir um novo país, com a vantagem de ser a nossa terra e o nosso povo brasileiro. Conheça Manaus e outros destinos encantadores com o SBTUR!

 

 

Tags

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa