Viajar por clube de viagens conta ou por agência?

Em dúvida de qual é a melhor forma de planejar sua viagem? Viajar por clube de viagens, por conta, ou por agência?  Veja nossas dicas.

Sempre que começamos a programar as férias ou aquele feriado prolongado, surge a dúvida: qual é o melhor jeito de montar a viagem? Há aqueles que preferem fazer tudo por conta própria e outros que não abrem mão de uma agência de viagens. Há também quem prefira investir nos chamados “planos de viagem”.

 

Viajar por conta

As maiores vantagens da viagem por conta própria dizem respeito ao preço e à flexibilidade. Há inúmeros sites (veja aqui nossas lista de sites úteis) que permitem ao viajante obter preços mais interessantes em hospedagens e passagens aéreas como o Melhores Destinos e o Passagens Imperdíveis.

Muitos portais especializados, como o TripAdvisor, disponibilizam ferramentas bastantes úteis que permitem uma pesquisa de mercado com poucos cliques. É possível comparar preço, localização e opinião de antigos hóspedes. Assim você consegue encontrar o melhor custo x benefício. Além disso, você não fica limitado às opções de hospedagem, passeios e companhias aéreas conveniados à agência de viagens.

Ah! Não podemos esquecer que viajando por conta própria você acaba conhecendo mais pessoas, e estas podem dar dicas super especiais. Aliás essas conversas são sempre produtivas e dicas desse tipo não costumam estar em guias de viagem! 😉

A desvantagem desse tipo de viagem é a falta de suporte. Suponha que o hotel não tenha registrado a sua reserva? Se você tiver um agente, pode entrar em contato com ele para que o problema seja sanado. Sem agência, você terá que se virar sozinho, o que pode não ser fácil, especialmente se você estiver no exterior e não falar inglês ou a língua daquele país.

Outra desvantagem das viagens por conta própria é a dificuldade de parcelar algumas despesas, como hospedagem e passeios, além da maior necessidade de organização e controle do orçamento.

 

 

Viajar por agência

Já viajando por agência você conta com o serviço de um agente de viagens. Ele fará a pesquisa dos hotéis, voos e o que mais for preciso. Ele monta tudo para você, de acordo com o seu perfil e com o orçamento disponível, e cabe a você apenas usufruir de suas merecidas férias. Claro que isso tem seu preço. Normalmente os pacotes custam um pouco mais que viajar por conta própria.

Outra vantagem é que as grandes operadoras possuem planos de parcelamento, que permitem prolongar o pagamento da viagem, dando uma folga no bolso e permitindo que você viaje sem entrar no vermelho. Além disso, você contará com o suporte da agência, que resolverá os problemas que surgirem ao longo da viagem, tais como cancelamento de voos ou falta de vagas no hotel reservado.

 

Viajar por Clube de Viagens

Os clubes são uma espécie de poupança de viagem. Você paga uma pequena quantia todo mês e, quando marca suas férias, já reserva seu hotel. E o melhor é que você acaba viajando mais por já ter suas diárias garantidas. Além disso, tem a certeza de se hospedar em hotéis com bom padrão de qualidade afinal, essa é a missão dos planos de viagem, e eles têm grandes equipes que se preocupam com isso.

Por já pagar um pequeno valor mensal, você não precisará pagar a hospedagem (que é um dos itens mais caros de qualquer viagem). A maior parte dos clubes de viagem também possui serviço de suporte ao associado, garantindo todo o auxílio necessário antes, durante e depois da estadia. Assim como nas agências de viagens, os clubes de turismo também dispõe de um atendimento a seus clientes, sendo mais fácil reagendar ou cancelar reservas.

E caso você já tenha utilizado as diárias programadas, ainda pode se hospedar com preços bem menores que os cobrados de um não associado. Como há um grande número de diárias previstas para ser utilizado anualmente, essas empresas compram dos hotéis com antecedência, em grande volume, o que se transforma em ótimas tarifas.

A desvantagem desta modalidade é que se você não usar e nem renovar seu plano de viagens, você acaba perdendo parte do valor investido!

 


Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa