Quer a viagem em família dos sonhos? Veja esse passo a passo para um planejamento sem dor!

Realizar planejamento financeiro para a viagem de férias faz dela um objetivo possível e sem grandes complicações para as famílias.

 

Viajar já faz parte da rotina das famílias brasileiras. Sair de férias e conhecer novos lugares é visto atualmente como um investimento por muitos, e não mais como um luxo inacessível. Ter contato com culturas diferentes, experimentar comidas que carregam as peculiaridades de cada região e sair da rotina para viver experiências marcantes são alguns dos atrativos para colocar o pé na estrada. Apesar de o investimento muitas vezes ser grande, é possível organizar um planejamento antecipado e embarcar com uma poupança de viagem suficiente para cobrir os gastos durante as férias e voltar sem dívidas.

 

Para ter sucesso nessa organização, o primeiro passo é realizar um pequeno planejamento do que a família quer para as férias. Quantos dias, a quantidade de pessoas viajando e o destino escolhido são fatores importantes para identificar um valor aproximado necessário para atingir esse objetivo. Faça uma pesquisa prévia com agências de viagem ou de forma independente pela internet para verificar os valores aplicados no destino nas suas datas. É importante atentar para a variação desses custos. Se for possível, fuja do período de férias escolares, já que os preços costumam aumentar bastante devido a alta temporada. Caso esta não seja uma opção viável, opte por destinos alternativos e menos visados pelos turistas, mas que também possuem alto valor cultural.

 

A partir desse planejamento e com valores aproximados em mãos, comece a organizar a poupança de viagem da família. Quanto mais cedo vocês iniciarem os esforços melhor. Assim é possível organizar a rotina financeira para que seja reservada uma mensalidade para este fim. A partir daí, começam os esforços conjuntos.

 

Veja algumas dicas de como economizar e fazer da sua viagem de férias um sonho possível e sem grandes limitações.

 

  • Envolva todos no planejamento. Se você vai viajar com crianças, é importante que eles saibam o porquê do investimento. Elas também pode perceber a mudança no comportamento financeiro dos pais. Explique para os seus filhos como eles irão usufruir da viagem. Se o objetivo é claro, a economia não é um sacrifício e eles estarão motivados a contribuir para a aventura acontecer.
  • Defina o destino de forma coletiva. Levar em consideração a opinião dos viajantes faz com que o destino escolhido seja interessante e empolgante para todos. Mesmo que haja limitações, procure passeios ou atividades que atendam o desejo da maioria. Assim, fica muito mais fácil contribuir para a poupança de viagens.
  • Corte os gastos desnecessários. Vale investir em novas formas de lazer, como piqueniques e clubes de leitura. Mudar as programações com os filhos para algo que não envolva muitos gastos não obriga vocês a se privarem de tudo. Uma ideia é aproveitar fins de semana para envolver as crianças com o destino. Peça que elas pesquisem sobre o local, a comida, as pessoas e façam sugestões de roteiros.

E não para por aí:

  • Além de ser culturalmente enriquecedor, vocês aumentam a empolgação. Seja fiel a poupança de viagem. Tenha essa economia como prioridade. Em datas comemorativas, como Natal ou aniversários, combine com a família de reverter o valor de um presente em um “vale-passeio” na viagem de férias. Você pode organizar até um cofrinho com as crianças. Contabilizar o que é possível fazer no destino com o montante que seria gasto é uma estratégia bacana de motivação para todos.
  • Tenha um plano de viagens. Outra dica muito efetiva para guardar dinheiro é aderir a um Plano de Viagens. Com pequenas quantias mensais no débito em conta, você nem percebe que está guardando dinheiro. Quando menos esperar, já tem todo o dinheiro que precisa para viajar.

 

Quer a viagem de férias em família dos sonhos

 

Considerações Finais

Siga essas dicas e foque no seu planejamento. Você verá que é possível realizar uma viagem de férias pelo menos uma vez por ano. A cada destino que vocês embarcarem, esse comportamento vai ficar mais natural para toda a família. Você vai perceber como todos irão colaborar para que mais destinos sejam descobertos. Eis aí o segredo dos viajantes frequentes.  

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa