Como usar o Google Maps para montar seu roteiro de viagem

 

Que planejar um roteiro de viagem ficou muito mais fácil com a internet todo mundo já sabe, mas o que pouca gente tem conhecimento é que o Google dispõe de recursos online que vão além do básico para ajudar os viajantes na hora de planejar uma viagem. O Google Maps e o My Maps, ferramentas de mapas e serviços de localização, são uma mão na roda para quem gosta de saber onde vai pisar durante as férias.

 

Através deles, é possível conhecer melhor o local de destino, as melhores regiões para o turista definir hospedagem, passeios e alimentação, e ainda traçar um roteiro para otimizar o tempo de viagem.

 

Não é à toa que o Google Maps é o aplicativo preferido dos viajantes, dos mochileiros às grandes famílias. Veja aqui o que ele pode fazer por você e comece seu planejamento!

 

Concorra a um carro zero km na Promoção Indicação Premiada

 

My Maps

Ao acessar a barra de ferramentas do Google Maps, do lado esquerdo da tela, é possível criar mapas pessoais para seus destinos com o My Maps, localizando atrações, escolhendo locais a visitar e definindo roteiros de forma inteligente, analisando as distâncias entre eles. Através da ferramenta, você pode colocar pins no mapa com seus pontos de interesse, ter noção de onde são os lugares e agrupar as visitas de modo a evitar deslocamentos muito longos entre elas.

 

 

SBTUR - Roteiro My Maps 01

 

Para fazer isso, comece criando um mapa com o seu destino de viagem. Antes  de adicionar as atrações, faça uma pesquisa e defina com sua família quais os locais que vocês pretendem visitar. Ao definir os locais, busque-os na barra de busca do My Maps (na foto abaixo, número 1).

 

Ao serem localizados, aparecerá um pin verde acima deles (na foto abaixo, número 2). A opção adicionar ao mapa estará logo abaixo do nome da atração na barra de ferramentas (na foto abaixo, número 3). Ao adicioná-lo, perceba que o pin passará a ser vermelho, ficando gravado nos registros do seu roteiro, do lado esquerdo da tela, assim como marcado no próprio mapa (na foto abaixo, número 4).

 

SBTUR - Roteiro My Maps 02

 

Comece marcando o seu hotel e, em seguida, os pontos interessantes. Ao fazer isso com vários locais, ficará fácil de observar quais deles são mais próximos uns dos outros e do seu hotel. O My Maps identifica, além de pontos turísticos, nomes de restaurantes, mercados, teatros, lojas, e outros serviços. Adicionar rotas de um ponto a outro, desenhar linhas para marcar percursos que você deseje fazer, medir distâncias, e ainda imprimir o seu mapa personalizado para levá-lo com você na viagem são algumas das coisas que você pode fazer com essa super ferramenta.

 

SBTUR - Roteiro My Maps 03

 

O Google Maps conta ainda com outros recursos que ajudam no seu planejamento. Através do Street View, o viajante pode ver fotos reais da vizinhança onde ficará hospedado ou por onde irá caminhar. Com as rotas, é possível, além de traçar percursos, ver o tempo de deslocamento de carro, bicicleta, a pé, ou por meio de transporte público. Neste último, o Google Maps mostra as opções de ônibus e metrô e os horários que eles irão passar, juntamente com o ponto mais próximo.

 

SBTUR - Roteiro My Maps 04

 

Os benefícios dessas ferramentas são muitos, e cabe ao viajante gastar um tempo para desbravar e planejar a viagem com mais detalhes. Lembre-se que, além de lhe dar mais segurança ao chegar no destino, é esse planejamento que fará você e sua família economizarem tempo e dinheiro durante as férias.

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa