Meta: uma viagem por ano

 

Com um planejamento sério e comprometimento é possível, sim, viajar todos os anos para destinos diferentes. Pode ser mais desafiador para alguns, principalmente para quem tem um pouco mais de dificuldade em guardar dinheiro. Mas você verá que cada esforço vale a pena quando estiver vivendo momentos incríveis ao lado de quem mais gosta em cidades que você visita apenas em sonhos.

 

É possível viajar todos os anos!

Uma viagem anual depende de constante cuidado com o orçamento e de pesquisa por opções mais viáveis. A dica de especialistas em finanças é guardar um montante do salário por mês, analisar onde se pode economizar e, com um valor estipulado, escolher um destino. Assim é possível planejar um passeio sem frustrações e com todas as possíveis surpresas já em mente.

Vamos saber mais? Confira abaixo:

 

Crie a caixinha da viagem

Analise seu orçamento e calcule como seria guardar 10%, destinados à caixinha da viagem. Se o valor restante é suficiente para passar o mês, estabeleça esse percentual de poupança.  É importante levar a sério a caixinha e não pular nenhum depósito.

Para não cair em tentação, procure sua agência bancária e abra uma poupança destinada a viagem. Assim seu dinheiro rende um pouco mais e você não corre tanto risco de gastá-lo. Se preferir, monte uma segunda caixinha para casa para receber os trocos da padaria ou do pedágio. Parece pouco no momento, mas os guarde por um ano e você ficará surpreso.

Entenda que alguns sacrifícios devem ser feitos

Seja forte e coloque prioridades no momento de planejar e, principalmente, economizar para viajar todos os anos. Estabeleça limites de gastos e fique neles. E isso vale para jantares, festas, roupas ou outros prazeres de consumo.

Considere, inclusive, utilizar o transporte coletivo. As projeções econômicas para 2016 não são animadoras e a gasolina está doendo mais no bolso. Para sua viagem sair do papel, é preciso repensar se seu estilo de vida não poderia ser mais econômico.

Experimente deixar o carro em casa ou, ao invés do táxi, pegar o ônibus algumas vezes por semana. Esse, dependendo do roteiro da viagem, poderá ser seu meio principal de locomoção.

 

 

Seja comprometido com as finanças

Você já sabe que precisa economizar para bancar sua viagem, mas é preciso colocar em prática o controle dos gastos. Planilhas funcionam bem, assim como aplicativos de finanças pessoais.

O Live Despesas, por exemplo, é um que controla e planeja gastos antes e durante a viagem. Você pode estipular o valor que quer gastar, anotar os gastos e o aplicativo te informa e manda alertas do quanto ainda está disponível. E ele ainda faz a conversão de moedas automaticamente.  

Este é o momento de ser detalhista em suas contas. Anote tudo o que consumir, todos os dias, para entender onde mais você pode enxugar.  Você com certeza encontrará muitos mais cafézinhos e outros pequenos gastos que, na ponta do lápis, somam mais do que você esperava.

 

Pratique o desapego

Outra dura mudança de hábito, porém necessária. Desapegue de objetos que você tem guardado há anos e nunca conseguiu colocar em uso. Anuncie em sites de compras como o MercadoLivre, Ebay, Olx ou Enjoei.com. Ou mesmo promova um “garage sale de Natal” para os amigos. Quem sabe você não ganha umas dicas de locais para visitar?

 

Clubes de turismo

Guardar dinheiro, muitas vezes, pode ser um desafio. Se é o seu caso, admita e procure outras saídas se você realmente quer cumprir a meta. Uma opção é trabalhar com clubes de turismo, onde por uma mensalidade fixa paga por um ano, o associado tem direito a um número X de diárias, em hotéis bem estruturados, tanto no Brasil como no exterior. Além disso, alguns deles permitem que você use os seus créditos depositados para comprar qualquer produto turístico, como um aluguel de carro, por exemplo. Ter um Plano de Viagens é realmente como se fosse uma poupança para viagens.

 

É sim possível conhecer diferentes culturas, regiões e países todos os anos. Expandir seu conhecimento é um investimento e vale a pena ser encarado assim. Mas, em como todo investimento, é necessário planejar e, principalmente, se manter sério quanto a ele.

 

E então? Pronto para começar já a manter sua promessa de viajar mais?

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa