Conheça as cidades de Machadinho e Rio Grande

Quem é gaúcho normalmente estufa o peito para falar com muito orgulho sobre o seu estado. E certamente com razão! O Rio Grande do Sul abriga belezas naturais, culinária inigualável, muita cultura e história. Confira abaixo um pouco sobre Machadinho e Rio Grande, municípios do sul do Brasil.

 

Machadinho

 

Termas Park Hotel

 

O local foi, durante parte do século XIX, um lugar soturno, refúgio de foragidos da polícia. Os primeiros moradores do local foram a família Gomes. Após fins daquele século, chega Manuel Machado Araújo, o qual dá origem ao atual nome do município.

 

Machadinho era 11º Distrito de Lagoa Vermelha, com o nome Pinhal Machadinho, criado em 24 de abril de 1926. Elevado à vila em 31 de março de 1938, quando seu nome foi reduzido para Machadinho. A emancipação do município ocorreu em 28 de maio de 1959.

 

A pequena cidade de Machadinho, com cerca de 5000 habitantes abriu as portas para o turismo depois que criou o parque aquático de águas termais. Junto com Marcelino Ramos, Piratuba e itá, forma uma região de águas termais entre o Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina.

O Parque Aquático Termas de Machadinho atrai turistas ao norte do Rio Grande do Sul. O motivo: suas águas sulfurosas que brotam a quase 40 graus.

Além das termas, Machadinho conta com outros pontos turísticos, como o monumento a Frei Teófilo e a igreja no centro da cidade, e a bela cascata do Tigre, a poucos quilômetros da cidade.

Machadinho fica a cerca de 370 quilômetros de Porto Alegre, 300 km de Caxias do Sul e 150 km de Passo fundo, só tem um acesso pavimentado que liga à cidade vizinha de Maximiliano de Almeida.

Outra opção é São José do Ouro, enfrentando 27 km de estrada de terra, porém para quem vem de determinadas regiões de Santa Catarina, pode ser o melhor caminho.

 

Dá para visitar a cidade em qualquer época do ano, porém, durante o inverno (período entre maio e setembro) as piscinas externas do parque termal não estão em funcionamento, somente as piscinas internas.

 

 

Rio Grande

 

pixabay

 

Cidade mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul. Localizada na margem sul do estuário que conduz ao Oceano Atlântico as águas da imensa laguna. Também conhecida como Lagoa dos Patos.

 

Os primeiros navegadores que no século XVI singraram o Atlântico Sul, imaginaram que o canal lagunar que interrompia as extensas áreas arenosas fosse um grande rio, o que deu origem ao nome da cidade e do próprio Estado do Rio Grande do Sul.

A cidade possui um vasto Centro Histórico com tradição pesqueira. No canal que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano, existem molhes gigantescos para visitar, além da maior praia do mundo.

O Cassino, um dos principais balneários do Rio Grande do Sul, e distancia-se 22 km do centro da cidade, a qual está ligada por duas rodovias asfaltadas.

O Balneário possui excelente estrutura para a temporada de veraneio. Ultrapassa a 150 mil turistas, procedentes do Brasil e dos países do Prata.

É conhecida como a maior praia do mundo (Guiness Book). 254 km de praia contínua.

Nessa praia os veículos podem estacionar junto ao mar e percorrer toda a sua extensão. Seu início se dá nos Molhes da Barra, se estendendo até o Chuí, na divisa com o Uruguai.

Existem vários museus em Rio Grande. Com destaque para o Museu Oceanográfico que faz parte do complexo da Universidade do Rio Grande. Atualmente constituído pelo Museu Antártico, o Museu Náutico, o Eco-Museu da Ilha da Pólvora, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos e o Centro de Educação e Formação Ambiental Marinha.

Em Rio Grande existem diversas praças. A maioria delas, no centro da cidade, com destaque para: Praça Tamandaré, que é a maior do interior do estado; com lagos, pontes, chafariz, várias esculturas, monumentos e um mini-zoo.

Algumas festas e eventos, movimentam Rio Grande, durante o ano. Os temas são voltados, principalmente à culinária local, artesanato e crenças religiosas, como; Iemanjá.

Podemos destacar; Festa do Mar, do Peixe e do Camarão, de Iemanjá, Fejunca.

 

 

Tags

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa