Aplicativos para planejar viagem: conheça 6 apps para economizar

Toda forma de economizar durante as viagens é válida. Isso pode garantir mais tempo no destino ou mais orçamento para outras viagens. Saber viajar com economia é garantia de poder viajar sempre. O segredo do viajante frequente não está na quantidade de dinheiro que ele possui, e sim na organização e disciplina do planejamento de viagem. E para ajudar no planejamento é importante usar todas as tecnologias disponíveis, como os aplicativos para planejar viagem!

 

Há tecnologias que ajudam o turista a encontrar passagens e hotéis a um bom custo-benefício. E as facilidades não param por aí, a variedade de sites e aplicativos não contribuem apenas com a economia da viagem, eles também são úteis para organizar o roteiro e deixar o passeio mais prático.

 

Uma boa forma de economizar é contar com a ajuda de tecnologias. Confira algumas dicas que vão ajudar você a poupar no planejamento da sua viagem:

 

 

 

1. Aplicativos para planejar viagem: Booking

Ao escolher o destino, garanta sua hospedagem com antecedência e livre-se dos preços flutuantes, principalmente na alta temporada. Se você é do tipo de pessoa que prefere reservar de forma independente, pesquise em sites de viagens como o Decolar.com ou Booking. Antes de fazer sua reserva, procure opiniões de viajantes para garantir que as fotos mostradas nesses sites são semelhantes à realidade.

 

No Booking você pode pesquisar e reservar hotéis, pousadas e albergues em diversas partes do mundo. A tecnologia conta com a avaliação de outros hóspedes e ajuda a poupar na viagem, pois com ela é possível escolher entre as opções que oferecem o melhor custo-benefício. Além da versão web é possível baixá-la no tablet ou smatphone.

Gratuito. Disponível para Android e IOS.

 

2. Aplicativos para planejar viagem: Skyscanner

Pesquise muito e faça simulações com datas diferentes para comprar as passagens aéreas. Se sua viagem incluir várias cidades, pesquise alternativas de transporte para saber se é mais vantajoso ir de carro, ônibus, metrô ou avião em deslocamentos internos.

 

São vários os sites disponíveis para o viajante simular preços e datas. Em alguns deles, como no SkyScanner, é possível criar alertas e receber avisos de quando os preços estão mais baixos para o seu destino. Ele compara diversas companhias e indica os melhores valores para o destino desejado. E o grande diferencial: taxas e impostos já estão inclusos! Além da versão web é possível baixar a tecnologia no tablet ou smatphone.

Gratuito. Disponível para Android e iOS.

 

3. Aplicativos para planejar viagem: XE Currency

Se você irá visitar outro país, sem dúvida um conversor de moeda será muito útil para converter os valores durante o passeio. Há quem diga que quem converte não se diverte. No entanto, não é bem assim. É preciso analisar os valores em reais e acompanhar os gastos para não estourar o orçamento. Sem dúvida, essa é uma tecnologia importante para quem busca manter a economia na viagem.

Gratuito. Disponível para Android, iOS e Windows Phone

 

4. Aplicativos para planejar viagem: Moovit: Metro, Ônibus e Trens

Uma boa forma de poupar durante uma viagem é optar pelo transporte público. No entanto, muitas pessoas ficam com receio de se perder durante o caminho. Se esse for o seu caso, essa tecnologia irá te ajudar! Esse aplicativo indica o melhor trajeto de ônibus, metrô ou trem em mais de 750 cidades pelo mundo, inclusive em cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, entre outras. Veja se seu destino está na lista e aproveite essa facilidade para economizar!

Gratuito. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

 

5. Aplicativos para planejar viagem: Uber

No Brasil, algumas cidades não receberam a tecnologia de braços abertos, mas é fato de que o Uber pode ser uma ótima opção também para turistas. Presente em mais de 480 cidades ao redor do mundo, o Uber é um serviço semelhante ao de taxi, atrelado a uma tecnologia que oferece facilidade de pagamento e segurança.

Você adiciona o local de partida e de destino, recebe as informações do veículo e do motorista, ao fim da corrida o pagamento é feito automaticamente no seu cartão de crédito e você pode avaliar o motorista sobre a sua viagem. Existem diversas modalidades do serviço, mas a “viagem compartilhada” permite você compartilhar a viagem – e o custo! – com outros passageiros. Veja se tem Uber no seu destino turístico!

Gratuito. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

 

6. Aplicativos para planejar viagem: Rent Cars

Agora, se você prefere ou precisa alugar um carro, também existem tecnologias que podem ser úteis no seu caso, umas delas é o site Rent Cars. Por lá, é possível pesquisar entre as agências de aluguel de carro, e escolher qual oferece o melhor custo-benefício.  Se preferir, você também pode reservar o automóvel direto pelo site.

 

Dicas “offline”

Trouxemos mais algumas dicas bônus! A tecnologia pode nos ajudar a economizar sim, mas não por isso vamos deixar de lado essas dicas importantes:

 

  • Descontos!

Estudantes, crianças ou maiores de 65 anos conseguem descontos em várias atrações, principalmente em parques, museus, teatros e jogos. Ao viajar, não esqueça de levar na bolsa carteirinhas que comprovem essas condições.

 

  • Vá ao mercado e à padaria

Comer em restaurantes turísticos ou glamorosos pode ser ótimo para conhecer a culinária mais refinada da região, mas acaba pesando no orçamento se a ida for diária. Se seu objetivo é poupar, inclua na sua viagem a ida a um mercado, principalmente se estiver viajando com crianças. Garanta água e lanches mais baratos ou até refeições que podem ser preparadas de forma rápida no hotel ou pousada. As padarias e lanchonetes também são ótimas opções para conhecer os quitutes regionais e recarregar as energias.

 

  • Invista nos City Tours

Algumas cidades contam com linhas de ônibus especiais para turistas. Deixe um pouco de lado aqueles passeios realizados pela agência do hotel e invista em mini tours, que possuem preços atrativos e circulam pelos principais locais das cidades. Na maioria deles, você pode descer em um ponto que deseja, aproveitar bem o local, e subir novamente no próximo ônibus. Além disso, eles geralmente contam com guias que vão contando a história da cidade durante o percurso.

É possível encontrar esses ônibus em cidades como Salvador, Gramado e Canela, Curitiba, Florianópolis, Londres, Nova York, entre outras. Na internet você encontrará informações sobre pontos visitados, preços e horários.

 

  • Fale com locais

Não siga apenas as indicações dadas a maioria dos turistas. Muitas vezes, os hotéis mantêm parcerias com os estabelecimentos para recomendar viajantes, que acabam pagando mais caro por não conhecer a realidade local. Fale com moradores, peça indicações de locais a taxistas. Tente entender um pouco de como eles vivem e sinta o clima real da cidade. Às vezes, basta se afastar três quarteirões das áreas turísticas para descobrir verdadeiras pérolas locais.

 

As tecnologias disponíveis na internet podem contribuir e muito com a sua viagem. Sendo assim aproveite as facilidades que a tecnologia oferece e deixe seu passeio mais econômico.

Também não esqueça de cuidar do seu orçamento durante a viagem, para voltar com a cabeça tranquila e sem dívidas.

 

Com o tempo, você ficará esperto nessas dicas e aproveitará muito melhor sua poupança de viagem!

 

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa