Turistas da terceira idade: os 5 melhores destinos para idosos

A população com mais de 60 anos está viajando cada vez mais! Afinal, a aposentadoria é uma das melhores épocas para conhecer o país e aproveitar a facilidade das viagens em qualquer época do ano! Tudo isso é comprovado pelos dados do Ministério do Turismo, que mostram que os turistas da terceira idade fazem, aproximadamente, 18 milhões de viagens aos ano! Esse número representa 9% de todo o mercado turístico do país.

 

Os 5 melhores destinos para turistas da 3ª idade

 

O aumento do número de viagens da população de 3ª idade é mais do que merecido! Quem trabalhou a vida toda deve aproveitar essa nova etapa da vida da melhor maneira possível. Viajar contribui muito para isso, pois, além de conhecer novos lugares e pessoas. Também é uma oportunidade de entretenimento e lazer.

Se você que está nos lendo agora faz parte dessa parcela da população e está planejando a próxima viagem, atenção: vamos mostrar cinco sugestões de destinos no país que são excelentes para você! E há opções para todos os bolsos e gostos:

 

Destinos para turistas da terceira idade: Fortaleza (CE)

A capital do Ceará é um dos destinos preferidos entre a 3ª idade e não é à toa. A cidade tem uma ótima infraestrutura, além de uma rede hoteleira diversificada, com inúmeras atividades de lazer.

O calor e o sol do Nordeste é outro ponto positivo de Fortaleza, que pode ser visitada, inclusive, na baixa temporada. A baixa temporada é uma ótima opção para aqueles que não tem muito dinheiro no bolso, porque os pacotes turísticos ficam mais acessíveis.

 

Fortaleza

 

Por ser uma grande capital, opções de passeios não faltam! Praias, prédios históricos, grandes shoppings, centros urbanos, teatros, igrejas, feiras… Passeios para os mais tranquilos e os mais agitados estão disponíveis na cidade.

 

 

Praias

Um dos atrativos preferidos dos turistas da 3ª idade em Fortaleza são as praias. Isso porque a água da maioria delas tem uma temperatura agradável e o sol predomina o ano inteiro.

A Praia do Futuro é uma das mais visitadas, principalmente porque a estrutura do local passa longe das tradicionais barracas de praia. Lá você encontra “barracas” com a segurança que o turista precisa e com estruturas surpreendentes, como piscinas, wi-fi, restaurantes sofisticados…

Outro local que também tem uma ótima estrutura é a Praia de Meireles. Além do Jardim Japonês e de várias restaurantes, é lá que é realizada a Feirinha de Artesanato da cidade, outra atração muito procurada pelos turistas da melhor idade.

 

Praia de Mucuripe

 

Procurando uma praia calma e pacata? Então você está procurando a praia de Mucuripe! Além de curtir o mar sossegado, você pode conhecer um pouco da vida dos pescadores da região. É lá que fica o cais do porto e o Mercado do Peixe.

 

Passeios

Um passeio tranquilo e interessante é o passeio de barco pela orla, muito procurado pelos turistas. A volta dura cerca de duas horas e você pode conhecer a capital através de uma perspectiva diferente: do mar.

 

Jericoacoara

 

Outro passeio que também vale a pena os visitantes de Fortaleza é dar uma esticadinha em Jericoacoara, um vilarejo cheio de dunas, ruas de areias e muita beleza natural para quem gosta da calmaria da natureza.

Mas nem só de belezas naturais vive a capital do Ceará. Inclua em sua lista também os museus da cidade. Afinal, como toda boa capital nordestina, Fortaleza tem muita história para contar!

 

Destinos para turistas da terceira idade: Gravatal (SC)

Prefere piscina à praia? Então a opção é Gravatal (SC) e suas águas termais.

A cidade possui uma estância hidromineral muito requisitada pelos turistas que buscam relaxar e esfriar a cabeça.

 

Hotel Internacional Gravatal/SC

 

As águas termais são conhecidas por suas propriedades terapêuticas que combatem o estresse e doenças crônicas, o que faz desse destino uma opção interessante para toda a família, inclusive para a 3ª idade.

Além das águas termais, que são a atração principal do município, Gravatal também é conhecida pelas possibilidades de ecoturismo e pelo seus restaurantes. Definitivamente, um destino ideal para os amantes da paz, tranquilidade e da natureza.

 

Destinos para turistas da terceira idade: Flores da Cunha (RS)

Gosta de um bom vinho, belas paisagens e clima frio? Então vá a Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul! A cidade é a maior produtora de vinho do país e está inserida na Rota dos Vinhos do estado.

 

Vinícola Salvador - Flores da Cunha

 

Museus, vinhedos e vinícolas com visitas guiadas fazem parte dos principais roteiros turísticos da região. Além de apreciar a bebida, é possível aprender e conhecer o processo de fabricação do vinho. As duas principais e mais visitadas vinícolas são a Salvador e a Luiz Argenta. Essa última, considerada uma das mais bonitas do mundo!

 

Foz do Iguaçu (PR)

A cidade paranaense, que faz fronteira com o Paraguai e a Argentina, abriga uma das sete maravilhas da natureza: as cataratas, que atraem milhões de turistas de todo o mundo por ano e que são conhecidas como um dos mais belos espetáculos naturais do mundo. E visitar o Parque Nacional do Iguaçu é, com certeza, uma experiência inesquecível.

 

Cataratas do Iguaçu

 

Outro parque da cidade que não pode ser ignorado é o Parque das Aves. É praticamente um museu vivo de pássaros, com diversas espécies. Visitar o local é ter uma oportunidade única de ter um contato tão próximo com a natureza.

 

Parque das Aves

 

E já que você estará pertinho das cataratas, vale a pena conhecer a maior geradora de energia elétrica do mundo: a Itaipu Binacional. Lá, você terá a oportunidade de ver de perto uma das maiores obras já construídas pela humanidade.

 

Usina Itaipu

 

Aqueles que gostam de aproveitar a melhor idade com atividades diferentes como os passeios de barco e as caminhadas pelas passarelas e mirantes do Parque Nacional. É lá que ficam as Cataratas de Iguaçu. Vale fazer tour técnico pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, com certeza você vai apreciar muito a cidade.

 

Usina Itaipu - Visita Técnica

 

E mais: como a região faz divisa com Argentina e Paraguai, também é possível cruzar a fronteira para conhecer atrações dos países vizinhos, entre eles o Casino Iguazú e a Ciudad del Este, famoso destino de compras.

 

Ponte da Amizade

 

 

Destinos para turistas da terceira idade: Maceió (AL)

Assim como Fortaleza, em Maceió (AL) dá praia o ano todo! A cidade, que é conhecida por suas águas transparentes e esverdeadas e pelas belas praias, conta ainda com piscinas naturais e passeios de jangada.

 

Maceió

 

Praias

Uma das praias mais conhecidas da cidade é Pajuçara, ótima opção para quem está hospedado no centro e não quer se deslocar muito. Lá, as águas são calmas, a estrutura é ótima para quem quer curtir o lugar com conforto. Além de ter vários passeios de jangadas saindo a todo o mundo em direção às piscinas naturais.

 

Praia de Jatiúca

 

A praia de Jatiúca também fica na área urbana de Maceió e, apesar de ter ondas mais fortes, é ótima para quem quer fugir do movimento de turistas. Se você também não gosta de se queimar no sol, mas ainda aprecia uma água com boa temperatura, Jatiúca é uma boa opção. Por causa dos coqueiros, há muita sombra, principalmente no período da tarde.

 

Passeios

Para os apreciadores da história, a região central da cidade é um paraíso. Lá, é possível admirar construções seculares e com uma arquitetura espetacular, como a Catedral Metropolitana, a Igreja Bom Jesus do Martírio e o Museu Palácio Floriano Peixoto.

 

E você? Qual desses destinos escolheria para a sua próxima viagem? Tem outras ideias para a 3ª idade? Então compartilhe conosco nos comentários!

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa