Por que viajar depois dos 60? Benefícios de quem viaja na melhor idade

Ao atingir a idade suficiente para a aposentadoria, muitas pessoas também são acometidas pela “febre da viagem”. Afinal, quer coisa melhor do que viajar sem ter de se preocupar com datas e trabalhos a fazer quando voltar para casa?

Se você se identificou, preste atenção neste texto!

Mesmo se você não tiver dinheiro o suficiente para fazer uma volta ao mundo, por exemplo, pesquisas mostram que o ato de viajar (seja perto ou longe de casa) traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

flor

Quer conhecer alguns deles? Então vamos aos benefícios de viajar depois dos 60:

 

Cérebro ativo, menos chances de doenças mentais

Uma pesquisa intitulada “Destination Healthy Aging: The Physical, Cognitive and Social Benefits of Travel” mostrou que atividades como conhecer novas cidades, explorar museus, conversar com pessoas desconhecidas, praticar novas línguas e ver coisas nunca antes vistas fazem com que os músculos cerebrais se movimentem com mais intensidade. Isso é particularmente bom para os viajantes da terceira idade, pois assim, o cérebro deles se mantêm ativo e alerta. O principal benefício disso é que o cérebro ativo previne diversas doenças que acometem principalmente essa faixa etária.

 

Relaxamento

Apesar de manter a vida ativa e cheias de compromissos com novas cidades e novas pessoas, o aposentado da melhor idade possui uma lista de afazeres menor do que as pessoas que estão na idade economicamente ativa. Assim, com menos projetos e relacionamentos complexos, a mente pode descansar – e isso reflete no relaxamento do corpo. O resultado principal disso é o desestresse. E o estresse a gente já sabe: também é um facilitador de doenças.

brinde

Exercício físico

Os turistas da terceira idade também podem se beneficiar com as atividades físicas que geralmente acompanham as viagens. Seja por andar pelos museus, por explorar as novas cidades desconhecidas… Essas caminhadas são exercícios físicos de ótima intensidade para você que está na melhor idade e te ajudam a ficar em forma e saudável – desde que você não se esforce além da conta!

 

É bom para o coração

Uma pesquisa do Instituto do Coração de Framingham, nos Estados Unidos, comprovou que viajar na terceira idade reduz os riscos de problemas no coração dos turistas. O estudo foi realizado durante 20 anos com mulheres da faixa etária. As “cobaias” que viajaram uma vez a cada seis anos mostraram significativo aumento no risco de doenças cardíacas se comparado com as mulheres que viajaram todos os anos.

Outra pesquisa, desenvolvida separadamente com um grupo de homens de mais de 60 anos, mostrou que as viagens anuais reduzem o risco de morte, de qualquer causa, especialmente por problemas no coração.

pulo

Além de tudo isso, nada paga as experiências, as pessoas e os lugares que você vai conhecer em seu próximo destino! Aproveite que agora você tem todo o tempo do mundo e viaje! Lembre-se: nunca é tarde demais. A vida só está começando!

E para a sua viagem ser perfeita, sem nenhum imprevisto, já sabe, não é? Pode contar com a SBTUR!

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa