Turismo Gastronômico: 5 locais para ter essa deliciosa experiência

Cada vez mais viajantes descobrem o turismo de experiência no Brasil. Com isso além do lazer e descanso eles também acabam se aprofundando nos costumes e culturas locais. Uma das experiências que mais desperta o interesse desse público está relacionada ao turismo gastronômico.


A comida local chama atenção dos turistas devido à diversidade culinária do país. O uso de elementos ou práticas que são características de uma região. Um exemplo disso é o azeite de dendê utilizado na culinária baiana e o chimarrão, característico do sul do país.


No entanto, esse tipo de turismo pode ir além da degustação de novos sabores. Quem opta por esse tipo de atividade tem a oportunidade de visitar fazendas e comunidades. Conhecer mais sobre a produção dos alimentos, vivenciar os costumes locais e ter uma experiência gastronômica única.


Alguns destinos turísticos são conhecidos pela culinária. É o caso da região de Minas e da Bahia, e alguns deles contam ainda com roteiros específicos voltados para o turismo gastronômico. Abaixo falamos mais sobre cada um deles e o que você pode experimentar nesses destinos. Confira!


Turismo gastronômico em 
Salvador – BA

SBTUR-Turismo Gastronomico-Salvador

 

A culinária baiana tem forte influência dos povos que viveram naquela região. Essa herança culinária pode ser vista no uso do azeite de dendê e dos temperos fortes, característicos do povo africano.


O prato mais famoso é sem dúvida o acarajé. Um bolinho feito à base de feijão fradinho, recheado com camarão, caruru e vatapá. É possível encontrar o alimento em vários pontos da cidade, mas as baianas mais famosas estão no Largo de Santana, localizado no bairro Rio Vermelho. É conhecido pela animação noturna devido aos bares e restaurantes.


Outros pratos típicos são o bobó de camarão; a moqueca baiana, preparada com camarão, peixe ou frutos do mar em panela de barro; e a mariscada que leva entre outros ingredientes, siri, camarão, azeite de dendê e leite de coco.
A culinária local pode ser apreciada em diversos restaurantes por toda a região. O Tereza Paim, localizado no bairro Rio Vermelho e o Ki Muqueca em Itapuã.


Para vivenciar mais de perto o cotidiano do povo baiano, inclua no roteiro a visita a Feira de São Joaquim. Essa é a maior feira da cidade e conta com grande diversidade de comida, temperos, artesanato, etc.


Veja aqui opções de hospedagem em Salvador.


Turismo gastronômico em 
Florianópolis – SC

SBTUR-Turismo Gastronomico-Florianopolis

 

A região é conhecida pela gastronomia açoriana devido à influência dos portugueses que viveram por lá.
A maioria dos pratos é feito com peixes, camarões e outros frutos do mar. E como a cidade é a maior produtora de ostra em cativeiro no país, esse item também não poderia faltar na culinária típica de Florianópolis.


Para experimentar pratos com ostra e conhecer mais sobre o cultivo não deixe de incluir no roteiro a visita a Ribeirão da Ilha. Localizado no sul da ilha o bairro abriga uma vila de pescadores e guarda características da época dos portugueses como as casas coloridas.


Por lá, quem quer aproveitar a viagem para fazer turismo de experiência pode participar do Ostra Experience. Nessa atividade o turista visita uma fazenda de ostra e aprende mais sobre os moluscos e o processo de cultivo, além de fazer degustação do alimento.  


Para apreciar a gastronomia local também vale a visita aos restaurantes da região como o Rancho Açoriano e o Ostradamus.


Outro passeio de turismo gastronômico pela ilha é a Rota Gastronômica do Sol Poente. A região abrange os vilarejos de Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Sambaqui. Assim como em Ribeirão da Ilha, por ali também é possível ver as casas coloridas tipicamente açorianas, além de apreciar o lindo pôr do sol que deixa a região ainda mais bonita. Entre os restaurantes conhecidos estão o Chão Batido e o Restaurante Samburá.


Veja aqui opções de hospedagem em Florianópolis.


Turismo gastronômico em 
Tiradentes – MG

SBTUR-Turismo Gastronomico-Tiradentes


A culinária de Minas Gerais é famosa pelo pão de queijo e pelo doce de leite. Porém, a gastronomia da região tem ainda outros pratos conhecidos como o tutu de feijão, o feijão tropeiro, frango com quiabo, frango com ora-pro-nóbis (tipo de erva trepadeira) e o leitão à pururuca, além dos doces como a ambrosia, o cone de doce de leite e os doces em compota.


Tiradentes é um dos destinos no estado ideal para quem pretende provar a culinária regional. A cidade conta com diversos restaurantes que servem comida típica. O Restaurante Pau de Angu, Bar do Celso e Ora Pro Nobis.


Para experimentar queijo e cerveja artesanal inclua no roteiro a visita a loja Ouro Canastra. Além disso, em agosto acontece o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia que também atrai diversos turistas a região.


O município faz parte das cidades históricas de Minas Gerais e por lá é possível conhecer mais sobre o período colonial, ver as obras de Aleijadinho e experimentar a autêntica culinária mineira.


Veja aqui opção de hospedagem em Tiradentes e São João Del Rei.


Turismo gastronômico em 
Bento Gonçalves – RS

SBTUR-Turismo Gastronomico-Bento-Gonçalves


A região tem uma culinária típica italiana devido à presença dos imigrantes que chegaram a Serra Gaúcha no século 19.  


Quem busca por turismo de experiência tem roteiro garantido por lá, além dos passeios e atividades personalizadas para quem gosta de vinho, o turista que visita a região tem a chance de se aprofundar na história do local, conhecer mais sobre a colônia italiana e desfrutar de pratos típicos.


Entre os destaques para o turismo gastronômico está o roteiro Caminhos de Pedra. Nele o turista visita um acervo arquitetônico da imigração italiana e desfruta da culinária típica e do café colonial em um dos restaurantes do percurso. Entre os estabelecimentos do roteiro estão o Casa Vanni que fica em uma casa de madeira e pedra, e o Ristorante Del Pomodoro que serve pratos a base de tomate como a polenta ao molho de carne e a porpeta ao molho sugo.

 


Veja aqui opções de hospedagem em Bento Gonçalves.



Turismo gastronômico em 
Belém – PA

SBTUR-Turismo Gastronomico-Belem


Devido a sua culinária tão peculiar com forte influência indígena, Belém recebeu em 2015 o titulo de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.


A cidade é a escolha de viajantes que buscam conhecer uma nova cultura e sabores únicos como o tucupi (caldo extraído da mandioca brava) e o jambu, também conhecido como agrião do Pará e que dá uma leve dormência nos lábios ao ser mastigado.


Entre os pratos típicos da região estão o Pato no Tucupi, o Tacacá (tipo de mingau que leva goma de mandioca, tucupi, jambu e camarão seco). Além é claro do açaí, fruto famoso da Amazônia e que acompanha diversos pratos.
Entre os restaurantes que servem comida típica estão o Lá em Casa, o Point do Açaí, e o Manjar das Garças.


Aqueles que pretendem fazer um turismo gastronômico completo não podem deixar de conhecer a Mercado Ver-o-Peso, maior feira livre da América Latina, onde é possível conhecer mais sobre as iguarias regionais. Quem visita a cidade em maio também tem a chance de participar do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, evento que reúne chefs nacionais e internacionais que interagem com a culinária local.


Veja aqui opções de hospedagem em Belém.



Aproveitar a viagem para conhecer mais sobre a culinária regional é um forma de vivenciar a diversidade do Brasil. Ao realizar o turismo gastronômico o viajante sai da sua zona de conforto. Você tem uma nova experiência de sensação e sabores, e ainda se aprofunda nos costumes locais.



E você, costuma experimentar os pratos típicos das regiões que visita?

Conte pra gente nos comentários!

SBTUR-Turismo Gastronomico-Gastronomia

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa