Dicas para viajar de carro com criança pequena

Para muitas pessoas viajar de carro é a melhor forma de sair de férias: seja para visitar familiares ou passar um tempo em outra cidade.  E para viajar de carro com criança pequena, o ideal é planejar bem,  para que todos curtam e tenham uma boa experiência.

Aos pais de primeira viagem, fica a dúvida do que levar e muitas vezes acabam exagerando, com medo de que algo falte. Já os pais mais experientes sabem que não há muito segredo, e que o planejamento varia de acordo com o destino, o clima e claro, a personalidade da criança.

Há crianças que se distraem fácil, e qualquer brinquedo, música ou brincadeira já é o suficiente para manter a alegria durante a viagem. Outras crianças, geralmente as mais ativas, tem a necessidade de constante distração e podem dar um pouco mais de trabalho.

Separamos algumas dicas rápidas para que a viagem com uma criança pequena saia da melhor maneira possível.

 

Cadeirinha de bebê
Cadeirinha de bebê

 

1 – Segurança é fundamental

A cadeirinha deve ser escolhida de acordo com a idade e peso da criança.
Segundo a legislação crianças de até 12 meses precisam viajar no bebê conforto, virado para o vidro traseiro do carro. A partir de 1 ano, a criança já pode utilizar a cadeirinha virada pra frente.

Uma ótima dica é prender a cadeirinha ao carro com antecedência, já que cada cadeirinha tem uma forma diferente, e a prática torna mais fácil e menos estressante, para os pais e para a criança. Sempre utilize o cinto de segurança de acordo com o manual de cada cadeirinha.

Procure utilizar um bebê conforto e/ou cadeirinha de qualidade, de marcas aprovadas pelo INMETRO. Mesmo que essa aprovação não seja mais obrigatória, a cadeirinha mantém a criança muito segura, por isso sempre escolha uma que te passe confiança.

 

Alimentação Viagem com Criança Pequena
Frutas são uma ótima opção

2 – Alimentação é item básico

Talvez essa seja uma das partes mais difíceis de planejar. A alimentação vai variar muito dos hábitos e da iniciação da criança para certos alimentos.
Durante os primeiros 6 meses de vida, a alimentação do bebê ainda é através do leite materno, ou fórmulas.

No caso do aleitamento materno é importante procurar seguir a rotina, seguindo a periodicidade de mamadas. Parar o carro em um lugar seguro, amamentar e dependendo a quantidade, segurar o bebê de pé para que o leite da mãe chegue ao seu destino, sem perigo de vomitar e se afogar durante a viagem. Não é recomendado pegar a estrada novamente logo que o bebê termina de se alimentar, e sim aguardar alguns minutos.

Em relação ao aleitamento artificial, quando há necessidade de preparar mamadeira ou outros aparatos, a principal dica é o cuidado com a higiene na preparação. Existem também acessórios para ajudar a manter a temperatura da mamadeira, ou mesmo aquecer a água durante a viagem.

 

Tablet com desenhos ou jogos ajuda para viagens longas.
Tablet com desenhos ou jogos ajuda para viagens longas.

 

3 – Entretenimento pode fazer a diferença

Crianças pequenas ficam entediadas rapidamente, principalmente em viagens longas, pois ficam muito tempo sentadas no mesmo lugar.

Independente do tempo da viagem, há sempre a necessidade de entreter as crianças enquanto elas estão acordadas. Felizmente há muitas formas de resolver isso… Desenhos animados, brinquedos, brincadeiras de fantoche, músicas infantis e animadas.

Um adulto ou outra criança capaz de entreter crianças menores, no banco de trás, pode ser a melhor opção para que a criança não se sinta sozinha.

Paciência e bom humor serão seus maiores aliados nesse momento.

 

Kit médico/primeiros socorros
Kit médico/primeiros socorros

 

4 – Higiene e a preocupação com a saúde são muito importantes

Preparar o kit de saúde e higiene não é um grande mistério.
Para a higiene, é bom caprichar na quantidade de água: para lavar as mãos, os alimentos e para emergências. No caso de crianças que ainda utilizam fraldas e panos umedecidos não podem faltar. Sacolas diferentes para cada tipo de lixo: alimentos, fraldas e outros resíduos.

Consultar o pediatra antes da viagem é uma ótima dica para quem tem dúvidas sobre o que levar. Solicite recomendação dos problemas corriqueiros em viagem. Levar sempre a caderneta de saúde da criança, aquela mesma que tem também as vacinas.

Uma pequena lista de medicamentos e itens úteis em caso de emergência tais como: Antitérmicos, anti-sépticos, gase, algodão, bandaid, micropore e termômetro são alguns itens que são indispensáveis na sua farmácia móvel.

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa