Viagem em família: um tour pelo Nordeste

As praias no litoral do Nordeste brasileiro com areia branca, mar azul esverdeado e coqueiros que fazem uma sombra deliciosa, são destinos perfeitos para uma viagem em família! Por isso, preparamos esse post especial com dicas para você realizar uma viagem em família pelo nordeste. Confira:

Quem nunca sonhou em fazer uma road trip, alugar um carro e sair com a família pelo mundão? E que tal realizar essa aventura no nosso próprio quintal? América do Sul, Estados Unidos ou Europa são destinos incríveis para uma viagem nesse estilo também. Mas fazer a estreia no Brasil será uma experiência inesquecível. Então, prepare-se para saber por onde começar a sua viagem em família pelo Nordeste.

 

Leia: Quer a viagem em família dos sonhos? Veja esse passo a passo para um planejamento sem dor!

 

Por onde começar a minha viagem em família pelo Nordeste?

A primeira dúvida de quem vai viajar pelo Nordeste é por conde começar. Lá de cima ou lá de baixo? Alguns fatores influenciam, como a distância do seu ponto de origem. Se você mora no Sudeste e no Sul, por exemplo pode optar por baixo para encarar a menor distância na ida, enfrentar menos horas de voo e ficar mais descansado.

 

Lençóis Maranhenses

 

Supondo que você saia da região sul, o ideal é que você comece é que você realize a Rota das Emoções. A Rota das Emoções é um bom resumo do nosso incrível Nordeste brasileiro. É um daqueles lugares do mundo que atraem todos os tipos de turistas. Brasileiros e estrangeiros, independente do seu seu gosto, você encontrará várias atrações com destaque tanto nacional quanto internacional.

Esse roteiro único, considerado um dos melhores e mais bem estruturados do Brasil, integra três estados (Ceará, Piauí e Maranhão) e cerca de dez municípios, como Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, São Luís, Fortaleza, Barra Grande, Tutóia, entre muitos outros.

 

 

Roteiro

A sua viagem em família pelo Nordeste pode começar ou por São Luís, no estado do Maranhão, ou em Fortaleza, no Ceará.

 

Maranhão

 

viagem em família pelo Nordeste
Chapada das Mesas, Maranhão

 

Caso escolha começar por São Luís, para conhecer bem a região, o mínimo recomendado são de 4 dias.  Você passará seu primeiro dia por lá para conhecer algumas das principais atrações. Como seu Centro Histórico e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. A partir do segundo dia, o roteiro segue em direção à Barreirinhas. Porta de entrada para Lençóis Maranhenses, é onde você poderá caminhar pela orla da cidade e fazer os passeios clássicos como o das lagoas, que incluem as Bonita e Azul; de voadeira pelo rio Preguiças; e pelas dunas, que podem chegar até 40 metros de altura. Nesse ponto da viagem já irá ficar claro o porquê do nome Rota das Emoções, será um dos vários momentos emocionantes durante a viagem de São Luís para Fortaleza.

Para chegar no Maranhão, a principal entrada é a cidade de São Luís, que merece pelo menos 3 dias de hospedagem.

 

Confira: opções de hospedagem no Maranhão

 

Ainda em Maranhão, o próximo destino é o município de Tutóia. Situado na divisa com o Piauí e na união entre as regiões dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba (três das cinco baías do Delta do Parnaíba ficam em Tutóia). Por aqui, você poderá conhecer os vinte quilômetros de praias de mares muito calmos, como as lagoas e o famoso passeio de barco pelo delta do rio Parnaíba, que passa pelas ilhas e dunas.

 

Piauí

 

Viagem em família pelo Nordeste
Serra da Capivara, Piauí

 

Já para o lado do estado do Piauí, a primeira parada é em Luís Correia. Município com o maior número de praias e de extensão de litoral, com cerca de 46 quilômetros. Você poderá conhecer suas falésias e dunas, o Farol de Itaqui e a casa de arquitetura moderna. E, é claro, as praias de águas mornas e claras, algumas muito urbanizadas e com ótima infraestrutura de bares e restaurantes. Já outras são mais tranquilas e rústicas, mas todas oferecendo excelentes condições para a prática de mergulho.

Em seguida, parte-se para Barra Grande, na cidade de Cajueiro da Praia, recém-descoberta pelos amantes de kitesurf por causa de seus bons ventos, sendo considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática desse esporte. Além disso, a praia conta com um ambiente rústico com mar calmo de águas azul-turquesa e ruas de areia, mas sem perder seu charme e conforto com diversos hotéis e restaurantes. Você pode também fazer o famoso passeio de barco até a Ilha do Cavalo-Marinho, onde as criaturas podem ser coletadas em pequenos aquários para observação dos turistas (daí a origem do nome).

Para conhecer a região, reserve de 2 a 3 dias.

 

Confira: opções de hospedagem no Piauí

 

Esse é um pedacinho não tão conhecido pelos turistas. Mas é um dos passeios da Rota das Emoções que mais impressionam! São mais de 70 ilhas, sendo as Ilhas do Caju e Canárias as principais delas. Na última existem restaurantes, pousadas e uma vila de pescadores.

 

Ceará

 

Viagem em família pelo nordeste
Jericoacoara, Ceara

 

A sua viagem em família pelo nordeste terminará em um dos estados nordestinos mais emblemáticos. Seu litoral está dividido entre as praias do litoral oeste (com predominância das dunas) e litoral leste (falésias).

A penúltima parada é em Jericoacoara. Uma antiga vila de pescadores que hoje é considerada a quarta melhor praia do mundo inteiro e foi até transformada em Parque Nacional. Por aqui, você poderá praticar o windsurf e kitesurf também. Esta é outra região conhecida por seus bons ventos, além de descansar em suas praias e lagoas de água doce. Além de subir ao topo da Duna do Pôr-do-Sol para assistir ao espetáculo e ainda fazer uma tranquila caminhada até a Pedra Furada, formação rochosa em forma de arco.

No centro do Ceará está a capital, Fortaleza. De lá é possível realizar alguns passeios bate-volta para as praias mais próximas. E é onde o roteiro termina! Lá você poderá passar um pouco do seu dia passeando pela cidade antes de finalizar sua viagem de vez e seguir para o aeroporto. Lembrando novamente que também é possível fazer o sentido inverso, começando o roteiro por Fortaleza e terminando em São Luís.

 

Confira: opções de hospedagem no Ceará

 

Viajar pelo Nordeste é uma boa oportunidade para alternar entre litoral e interior. E uma viagem em família pelo Nordeste é uma boa oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis ao lado de quem você tanto ama. Aproveite e faça a sua viagem pelo nordeste com o SBTUR, um jeito fácil de viajar sempre.

 

Tags

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa