11 Coisas para uma viagem em família ficar na memória

Reunimos nesse post 11 dicas a fim de ajudar você no seu planejamento para que sua próxima viagem em família seja inesquecível!

 

Documento de viagem

Antes de começar sua viagem em família, verifique os documentos na hora de viajar. Crianças viajando sem os pais precisam de autorização. Se a viagem for internacional, a autorização do pai é exigida caso a criança esteja viajando com a mãe e vice-versa.

Se sua viagem for nacional, um documento com foto é exigido para todos os membros da família. Caso a criança ainda não possua RG ou passaporte, a certidão de nascimento é de apresentação obrigatória.

Para as viagens internacionais, o passaporte, como regra, é obrigatório. A exceção são alguns países que, em razão de acordo com o Brasil, não exigem dos brasileiros a apresentação de passaporte. São eles: Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia.  No caso da crianças, como os passaportes mais antigos não possuem filiação, é recomendável levar também a certidão de nascimento ou RG para o check-in.

 

Lanche

 

Lanche

Durante as viagens, principalmente as de muitas horas, a família naturalmente irá ficar com fome e dar uma pausa para esticar as pernas e ir ao banheiro. No caso de quem está viajando de carro é indispensável.

Para estes casos, levar como lanche algumas frutas de casa, além de fazer com que sua família economize um bom dinheiro, faz com que se alimentem de forma mais saudável e não comam besteiras no meio do caminho.

 

 

Aplicativos

Alguns aplicativos são indispensáveis na hora de viajar, fazem com que você tome decisões de caminhos por exemplo, de forma mais assertiva, além de facilitarem seu planejamento durante todo o percurso, escrevemos um post mais detalhado, falando de alguns aplicativos que você pode acessar aqui.

Vale muito a pena você baixar!

 

Saúde

É sempre bom verificar se seu plano de saúde tem cobertura nacional para viagem em família. Caso a cobertura seja local, faça um seguro-viagem.

Algumas seguradoras possuem planos nacionais com bons preços, como a Ita TravelCard, Mondial e Assist-card. Uma dica é usar o site da Real Seguro Viagem. Nele você consegue comparar até dez seguradoras e ver qual é a que tem melhor custo-benefício para você e sua família. Para viagens internacionais o seguro é muito importante, sendo obrigatório para alguns países. Não economize nesse item pois este é um dos mais importantes para que seu planejamento de viagem dê certo e tudo ocorra bem.

 

Voos

Alguns voos podem ser longos. Brinquedos, filmes e livros são um ótimo passatempo para as crianças. Algumas companhias disponibilizam kits com revista e lápis de cor para os pequenos. A TAM, por exemplo, possui um site especialmente desenvolvido para as crianças, o TAM Kids. Além do site, a criança associada ainda tem alguns privilégios como receber um crachá com seu nome e até uma cabine virtual.

Mas fique tranquilo. Caso você esqueça seu kit em casa, há livrarias espalhadas em quase todos os aeroportos. Lá você consegue comprar revistas de colorir e livros de histórias. A oferta é bem completa.

Nessa agitação de aeroporto acabamos nos enrolando e esquecemos que as crianças possuem uma necessidade maior de se alimentar. Programe-se para chegar mais cedo e faça um lanche no aeroporto. As crianças vão adorar!

 

Check-in

Check-in

Em viagens com crianças, normalmente tudo fica mais lento. É recomendável chegar com mais antecedência, para fazer seu check-in e todo o procedimento de segurança com calma. Que tal na sua próxima viagem chegar duas horas antes do embarque ao invés de apenas uma? 😉

 

Medicamentos

Separe os medicamentos mais utilizados pela família e faça uma farmacinha de viagem. Não esqueça dos remédios de utilização frequente e daqueles necessários para tratar ocorrências mais comuns, como dor de cabeça, febre ou dor de barriga. Vale levar um kit de primeiros socorros com curativos e antissépticos.

Importante: em vôos internacionais só é permitido levar na bagagem de mão frascos com até 100ml. Fique atento a essa regra, pois se não você terá que descartar seu líquido na hora da inspeção de segurança.

 

Hotéis

Hotéis

Hotéis bem localizados e confortáveis podem fazer a diferença na sua viagem. Um hotel em uma região mais central pode garantir um soninho da tarde mais gostoso para o seu pequeno. Um hotel confortável também vai garantir um descanso melhor para a criançada, fazendo com que eles possam aproveitar mais os passeios.

 

Roteiro de viagem em família

Ter um roteiro flexível e bem leve é essencial em uma viagem em família. Nem sempre vai ser possível cumprir todo o seu planejamento de viagem, seja por causa de um imprevisto, ou seja porque a criança está indisposta. Deixe então um espaço no roteiro. Não se esqueça de incluir atrações para os menores. Um aplicativo que te ajuda na hora de fazer os roteiros é o Nativoo (IOS e Android). Ele otimiza as atrações escolhidas, com o tempo de permanência e distância das atrações. Facilita bastante.

 

Pontos de parada

Pontos de Parada

Conhecer os pontos de parada durante o trajeto de viagem, no caso dos viajantes de carro, é uma ótima estratégia para saber onde é possível comer melhor, utilizar o banheiro ou mesmo abastecer o seu carro. Sempre que for possível, utilize serviços como Google Maps ou aplicativos de viagem que mapeiem rotas e os comércios que existem nela para se planejar e descansar em locais confiáveis. Essa dica é válida também para aqueles que por algum imprevisto precisarão se hospedar para descansar em alguma cidade antes de chegar ao seu destino final.

Estratégias de distração

Distração

Para o caso de quem não vai viajar dirigindo, é sempre muito bom conseguir organizar em meio a bagagem, alguns itens de entretenimento ou ainda conhecer novas brincadeiras para entreter a família para durante a viagem. Normalmente alguns imprevistos podem ocorrer durante o percurso e ficar horas trancado dentro do carro ou ônibus é inevitável.
Por isso, não esqueça de sempre ter a mão um bom livro, seu notebook, ou mesmo tablets para acessar as séries favoritas da família.

Quer uma ajuda para começar?

Clique aqui para baixar a nossa Checklist e faça as malas!

 

 

Continue a leitura

  • Muito bom artigo. Interessante.

    • SBTUR Viagens

      Obrigado David.
      Continue acompanhando nossas publicações. Tem muita coisa boa vindo por aí!

      • luiz carlos menegotto

        esperarei as pblicaçôes

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa