Turismo de Experiência: roteiros surpreendentes em Gramado

 

Se você leu nosso artigo sobre turismo de experiência já sabe que vários destinos do Brasil contam com roteiros diferenciados para quem busca uma nova forma de viajar. Um desses destinos é a região de Gramado, que além de ser conhecida por eventos famosos como o Festival de Cinema e o Natal Luz, ainda conta com opções de roteiros para quem gosta de saber mais sobre a história e vivenciar de perto os costumes locais.

 

Separamos nesse artigo algumas opções de roteiro para quem quer fugir dos pontos turísticos comuns e realizar um turismo de experiência pela região. Acompanhe!

 

Experiências Gastronômicas

A região sul do país recebeu diversos imigrantes europeus. A influência cultural desses povos também pode ser vista em Gramado, tanto na arquitetura da cidade, quanto na culinária.

 

Quem gosta de experiências gastronômicas encontrará uma diversidade de opções por lá, um exemplo disso, são as cantinas e restaurantes que oferecem comida típica.

 

Algumas das opções que agradam aos turistas são: Nonno Mio; Cantina Pastasciutta e Casa Di Paollo. Já quem prefere apreciar a culinária alemã, pode encontrar bons pratos no Restaurante Höppner e no pequeno restaurante familiar Schnitzelstubb, localizado em Canela, cidade vizinha que fica a menos de 10 km de Gramado.

 

SBTUR - Gramado - Hoppner

Restaurante Höppner

 

Passeios pela área rural

Se você tiver interesse em saber mais sobre como viveram os imigrantes europeus que colonizaram a região, deve optar pelo roteiro de agroturismo.

 

Nessa experiência, o turista tem a oportunidade de conhecer propriedades rurais, saber mais sobre a agricultura da região, acompanhar a produção de bebidas como o vinho e a cachaça de alambique e desfrutar de um típico café colonial, além de apreciar a natureza da região.

 

Há algumas opções de roteiros, entre eles está o roteiro Raízes Coloniais, no qual o turista visita, entre outras atrações, a Ervateira Marcon. Ali, a própria família Marcon explica sobre o processo de fabricação da erva-mate, elemento principal do chimarrão.

 

Outra opção de passeio é o roteiro “O Quatrilho” onde famílias italianas e alemãs explicam sobre a produção do vinho colonial e da graspa, bebida de origem italiana.

 

Os passeios são feitos em ônibus que partem da Praça das Etnias ao lado da rodoviária de Gramado.

 

SBTUR - Gramado - Praca das Etnias

Praça das Etnias

 

 

Visita a cervejarias

Quem gosta da bebida pode ter uma experiência completa ao visitar as cervejarias da região. Ao fazer a visita guiada o turista conhece mais sobre o processo de fabricação das cervejas artesanais, além de realizar uma degustação ao fim do passeio.

 

As cervejarias GramBier e RasenBier ficam localizadas em Gramado, já em Canela é possível visitar a Cervejaria do Farol.

 

SBTUR - Gramado -Cervejaria do Farol

Cervejaria do Farol 

 

Produção de peças artesanais

Em Canela, os turistas que gostam de trabalho artesanal, além de comprarem lembranças da viagem, podem ver a produção de algumas peças.

 

Uma das atrações é o Barroco Atelier. Ali, o visitante acompanha o processo de produção de objetos em vidro soprado, que são modelados manualmente com o auxilio de um maçarico.  Na cidade também é possível visitar a pequena fábrica Flâmmi Mundo Velas e ver as peças serem confeccionadas na hora.

 

SBTUR - Gramado - Barroco Atelier

Barroco Atelier

 

Roteiros em cidades vizinhas

Quem se hospeda em Gramado e Canela, além das atrações nas duas cidades, conta ainda com opções de passeios por outros municípios da região. Algumas agências de turismo organizam roteiros saindo das duas cidades com destino à Bento Gonçalves, onde é possível fazer turismo de experiência pelas vinícolas da região. Além da visita aos estabelecimentos, pode-se fazer degustação da bebida e um passeio de maria-fumaça.

 

O turismo de experiência chama atenção dos viajantes por se tratar de uma nova forma de conhecer o local da viagem. Gramado é um excelente destino para quem quer vivenciar esse tipo de turismo. Os roteiros agregam aprendizado e lazer e proporcionam diferentes sensações aos turistas.
Gostou das opções de roteiro? Fique atento pois vamos publicar mais destinos com atividades alternativas.

 

Quer saber mais sobre turismo de experiência? Clique aqui.

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa