Roteiro que mais de 6.000 viajantes seguiram no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa e destino turístico para todo o ano. É conhecida mundialmente por diversos ícones culturais e paisagísticos e está em foco por conta da Olimpíada 2016. São inúmeras atrações! O Rio de Janeiro oferece programação para todos os gostos, todos os públicos, atrações ao ar livre, culturais, noturnas, de ecoturismo e contato com a natureza. Enfim, não falta o que fazer!

 

No entanto, essa diversidade também pode dificultar na hora de montar o seu roteiro. Roteiros dependem da quantidade de dias que você fica na cidade e do ritmo que você prefere para visitar as atrações. Se você está pensando em viajar para o Rio e está com dificuldade de saber o que fazer e onde visitar, separamos para você um roteiro incrível: mais de 6.000 turistas seguiram esse roteiro no Rio de Janeiro!

 

O roteiro “Rio Romântico” para 4 dias é uma ótima opção não só pela quantidade de acessos, mas também porque ele combina atrações de ‘turistas’ e também de ‘cariocas’.  Inicialmente ele foi montado para viagens românticas, mas o aplicativo Nativoo permite que você replaneje um novo roteiro baseado no “Rio Romântico”. Assim, você pode adicionar atrações para a família ou alterar a programação com atrações mais populares ou culturais, por exemplo.

Confira o roteiro “Rio Romântico” para 4 dias:

 

 

Dia 1

Roteiro Rio de Janeiro - Dia 1

 

Praia de Copacabana

Roteiro Rio de Janeiro - Arpoador

 

Com areia clara e fina, Copacabana é uma das mais conhecidas praia do mundo e com seus 4 quilômetros de orla, serve de palco para grandes eventos como campeonatos de futebol de areia e vôlei de praia, além da famosíssima festa de Réveillon, que apresenta um grandioso espectáculo pirotécnico e show gratuitos distribuídos em vários palcos montados exclusivamente para o evento.

A “Princesinha do Mar”, como também é conhecida, tem uma excelente infra-estrutura, com quiosques, patrulhamento, serviço de salva-vidas, duchas, sanitários e ciclovias e sua larga faixa de areia, que estende-se da Avenida Princesa Isabel até ao forte de Copacabana, vive cheia de gente de todas as partes do mundo, a qualquer hora do dia.  (Fonte)

➤ Endereço: Av. Atlântica – Copacabana

 

Estátua Carlos Drummond Andrade

Roteiro Rio de Janeiro - Carlos Drummond Estatua

 

Carlos Drummond de Andrade, foi imortalizado pelas mãos do mineiro Leo Santana, lavrado em bronze, um verdadeiro chamariz de turistas e curiosos. É comum ver filas de pessoas que ao lado dela se sentam para tirar fotos, conversar, ou simplesmente olhar a paisagem fazendo companhia ao taciturno poeta.

A estátua pesa cerca de 150 quilos, foi feita para retratar um momento rotineiro da vida de Drummond, a partir de registro fotográfico feito por Rogério Reis. Sua inauguração se deu em meio às homenagens ao do poeta que, embora mineiro, passou parte significativa de sua vida no Rio de Janeiro. (Fonte)

➤ Endereço: Avenida Atlântica, 4110 – Copacabana

 

Forte de Copacabana

Roteiro Rio de Janeiro - Forte Copacabana

 

O Forte de Copacabana localiza-se na ponta de Copacabana, ao final da praia e bairro de mesmo nome, na cidade do Rio de Janeiro. Oficialmente denominado como Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana constituindo-se em um dos mais belos cartões-postais da cidade. O turista pode escolher entre a visita restrita (apenas às áreas externas) e a completa (incluindo o interior do forte e o Museu histórico-militar). Sugere-se aos casais incluir no passeio uma visita à unidade da Confeitaria Colombo dentro da Fortaleza para um chá da tarde à beira-mar. (Fonte)

➤ Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Copacabana

 

Confeitaria Colombo

Roteiro Rio de Janeiro - Confeitaria Colombo

 

A Confeitaria Colombo foi fundada em 1894 e é patrimônio cultural e artístico da cidade.  O Café francês histórico é decorado com o requinte da época, com vitrais, espelhos, e menu de doces finos e chás. (Fonte)

➤ Endereço: R. Gonçalves Dias, 32 – Centro

 

Praia de Ipanema

Roteiro Rio de Janeiro - Ipanema praia

 

A praia de Ipanema localiza-se no bairro de Ipanema, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Uma das praias mais famosas da cidade, perde em popularidade apenas para a praia de Copacabana, onde é realizado todos os anos o réveillon da cidade. Além de ser um ponto de encontro tradicional para moradores e turistas, a praia é utilizada para a prática de diversos esportes. Entre as atividades favoritas estão o skiboard surf, frescobol, vôlei, futebol, futevôlei. Os principais campeonatos de vôlei de praia são transmitidos para todo o Brasil.

Também é palco de shows ao ar livre, que acontecem à noite perto do canal que divide o bairro do Leblon. Vão desde concertos de música clássica a apresentações de artistas consagrados. (Fonte)

➤ Endereço: Av. Vieira Souto – Ipanema

 

Mirante do Leblon

Roteiro Rio de Janeiro - Mirante Leblon

 

Durante o dia o visual do mirante é lindo, temos a vista de toda a orla do Leblon até Ipanema. Existem no local várias mesas e quiosques. Local muito apreciado por artistas plásticos que se inspiram não só na bela natureza, mas também nas belas pessoas que ali passam. Adeptos noturnos são os pescadores de vara e anzol, que toda noite estão lá. É muito visitado também quando o mar fica de ressaca, se torna um dos melhores locais para se admirar, com certa segurança, as ondas gigantes. Normalmente fica um carro da Policia parado no local para garantir a segurança.

➤ Endereço: Avenida Niemeyer – Leblon

 

Teatro NET Rio

Roteiro Rio de Janeiro - Teatro NET Rio

 

Projetado em 1958 pelo arquiteto Henrique Mindlin, o Teatro Tereza Rachel foi inaugurado em 1971 pela atriz que lhe dá o nome. Em seu palco, em Copacabana, vários sucessos da dramaturgia brasileira e internacional foram apresentados. Em 2004, o teatro foi tombado pela prefeitura do Rio de Janeiro e em 2011, arrendado pelos produtores culturais Frederico Reder e Juliana Reder, da Brainstorming Entretenimento. Tendo a empresa de telecomunicações NET como patrocinadora oficial, passa a se chamar Theatro NET Rio. (Fonte)

➤ Endereço: Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana

 

Botequim Informal (Copacabana)

Roteiro Rio de Janeiro - Botequim Informal

 

O ambiente descontraído do bar é ideal para reunir os amigos que entram noite a dentro para jogar conversa fora e degustar o leve e cremoso Chopp. As comidinhas lembram quitutes do passado que hoje são difíceis de se encontrar. Para o roteiro, sugerimos em Copacabana, mas existem mais vários espalhados pela cidade do Rio.

➤ Endereço: Rua Domingos Ferreira, nº 215 – Copacabana

 

Dia 2

Roteiro Rio de Janeiro - Dia 2

Jardim Botânico

Roteiro Rio de Janeiro - Jardim Botanico

 

O Jardim Botânico é a mais eclética e imponente área verde da cidade. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies, brasileiras e estrangeiras, algumas delas ameaçadas de extinção. O local abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes. É uma opção de lazer ideal para as crianças. Além de terem o privilégio de ter o contato com alguns animais que habitam o parque, e de conhecer as mais diversas plantas, há um espaço exclusivo para elas, um parquinho com banheiro infantil e um quiosque com cardápio próprio para crianças. O Jardim Botânico é na realidade um programa imperdível para toda a família. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pela sua importância histórica, cultural, científica e paisagista. (Fonte)

➤ Endereço: Rua Jardim Botânico, 705 – Jardim Botânico

 

Mamma Jamma

Roteiro Rio de Janeiro - Mamma Jamma

 

Com deque de madeira na varanda e pin-ups nas paredes, serve pizzas de longa fermentação, salgadas e doces. (Fonte)

➤ Endereço: R. Saturnino de Brito, 50 – Lagoa

 

Cristo Redentor

Roteiro Rio de Janeiro - Cristo Redentor

 

O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. Situa-se no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h15min do dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.

Há duas formas de subir o Corcovado:de carro pela Estrada das Paineiras, ou por um trem que parte do Cosme Velho. Uma dica é ir de trem pois o passeio é muito bonito e você já vai desfrutando da paisagem do Rio! Outro detalhe importante é que os ingressos são vendidos somente pela internet, no próprio site do Corcovado, no quiosque na Riotur na Candelária/Centro ou em casas lotéricas. Vá ao Cristo no final do dia e desfrute de um lindo por do sol na cidade maravilhosa! (Fonte)

➤ Endereço: Rua Cosme Velho, 513 – Alto da Boa Vista

 

Lagoa

Roteiro Rio de Janeiro - Lagoa

 

A Lagoa é uma das mais chamativas atrações quando vista do Corcovado e de perto é ainda mais bela. Seu entorno é muito usado pelos moradores da cidade mas os visitantes também podem tirar proveito de seus atrativos. Dar uma volta completa nos 7Km da Lagoa Rodrigo de Freitas é um ótimo programa que pode ser feito a pé ou de bicicleta, enquanto o espelho d’água pode ser usado para um passeio de pedalinho, que divide o espaço harmonicamente com remadores e iatistas. No local existem também quadras de tênis, futebol, basquete e até basebol. Um passeio bastante legal é alugar um pedalinho e curtir a Lagoa de uma forma diferente! (Fonte)

➤ Endereço: Zona Sul do Rio de Janeiro

 

Sushinaka Light

Roteiro Rio de Janeiro - SushiNaka

 

Vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Para o horário de almoço, tem bufê executivo. E, no menu à la carte, há uma tendência à cozinha japonesa contemporânea, já que o sushiman é discípulo do renomado Nao Hara. Os destaques são ceviche de frutos do mar e tartare de salmão com ova de massago.

➤ Endereço: Av. Epitácio Pessoa, s/n – Ipanema

 

Dia 3

Roteiro Rio de Janeiro - Dia 3

 

Museu Nacional de Belas Artes

Roteiro Rio de Janeiro - Museu Nacional Artes

 

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) foi inaugurado no dia 19 de agosto de 1938. O museu é dedicado à aquisição, conservação, pesquisa e divulgação de obras de arte que evidenciem a evolução da produção artística brasileira e estrangeira. Ele está instalado no prédio da Escola Nacional de Belas Artes.

O autor do projeto foi o arquiteto espanhol Adolfo Morales de los Rios, que tomou como modelo o Museu do Louvre, em Paris. O acervo do Museu Nacional de Belas Artes contém as obras trazidas por Dom João VI ao Brasil e mais uma grande quantidade de peças que foram incorporadas ao longo dos séculos XIX e início do XX. São mais de 16 mil peças que incluem pinturas, esculturas, desenhos e gravuras de artistas nacionais e estrangeiros, além de uma coleção de arte decorativa, mobiliário, arte popular e arte africana.

O MNBA possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX. Enriquecida ao longo dos anos com importantes aquisições e doações, atualmente sua coleção abarca pintura, escultura, desenho, gravura de artistas nacionais e estrangeiros, além de significativa coleção de arte popular brasileira, africana, decorativa, medalhas e mobiliário. Do conjunto de obras, 80% é constituído por obras sobre papel. Estão no museu as obras premiadas nas Exposições Gerais de Belas Artes, promovidas pela Academia Imperial, e no Salão Nacional de Belas Artes, realizado pela Escola. Não menos significativo foi o mecenato realizado por ilustres personagens, como os Barões de São Joaquim, Luís Resende, Guilherme Guinle, entre muitos outros que doaram coleções completas de artistas notáveis. (Fonte)

➤ Endereço: Av Rio Branco, 199 – Centro

 

Paço Imperial

Roteiro Rio de Janeiro - Paço Imperial

 

O Paço Imperial é um edifício colonial localizado na atual Praça XV, no centro histórico do Rio de Janeiro. Construído no século XVIII para residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro, passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Atualmente é um centro cultural. Pela sua importância histórica e estética, o Paço Imperial é considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. (Fonte)

➤ Endereço: Praça Quinze, 1 – Centro

 

Da Silva

Roteiro Rio de Janeiro - Da Silva

 

A culinária portuguesa com o complemento de sabores brasileiros em ambientação animada de bate-papo.

➤ Endereço: Av. Graça Aranha, 187 – Centro

 

Shopping Leblon

Roteiro Rio de JAneiro - Shopping Leblon

 

Ao longo de seus cinco anos, o Shopping Leblon tem oferecido tudo que nenhum carioca abre mão – sofisticação, bossa, charme e conforto. Um lugar especial que reúne o que o Rio tem de melhor: diversão, gastronomia, entretenimento, cultura, belezas naturais e, é claro, muita moda. São mais de 200 lojas, onde você encontra as melhores grifes, os mais deliciosos restaurantes, cinemas confortáveis e modernos, além de muitas opções culturais, num espaço integrado à natureza, com direito a uma das vistas mais bonitas da cidade. (Fonte)

➤ Endereço: Av Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon

 

Dia 4

Roteiro Rio de Janeiro - Dia 4

 

Aterro do Flamengo

Roteiro Rio de Janeiro - Aterro Flamengo

 

O Parque do Flamengo, oficialmente Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido popularmente também como Aterro do Flamengo ou Aterro, é um complexo de lazer no Rio de Janeiro. Foi construído sobre aterros sucessivos na Baía de Guanabara. O parque estende-se do Aeroporto Santos-Dumont, no centro da cidade, ao início da Praia de Botafogo, na zona Sul. Entre os elementos do complexo, destacam-se: o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, a Marina da Glória, o Monumento a Estácio de Sá, uma via expressa, áreas destinadas à prática de esportes, um restaurante e duas praias (a da Glória e a do Flamengo). Em sua configuração atual, o parque foi inaugurado em 1965, com 1 200 000 metros quadrados. (Fonte)

➤ Endereço: R. Brg. Eduardo Gomes – Flamengo

 

Palácio do Catete

Roteiro Rio de JAneiro - Palacio Catete

 

O Palácio do Catete localiza-se no bairro do Catete1 , no município do Rio de Janeiro. Foi a sede do poder executivo brasileiro de 1897 a 1960. A partir desse ano, a sede do poder executivo foi transferida para a recém-inaugurada cidade de Brasília. A partir da década de 1970, o palácio passou a abrigar o Museu da República, função que continua exercendo até hoje. Hoje, o Palácio do Catete é um complexo cultural bastante ativo onde se realizam exposições e concertos, além de oferecer cursos e oficinas variadas. Além dessa intensa agenda cultural, o local conta ainda com livraria, teatro e cinema, bar-café, restaurante, loja de variedades e belos jardins. Quartas e domingos a entrada é grátis. (Fonte)

➤ Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete

 

Rotisseria Sírio-Libanesa – Galeria Condor

Roteiro Rio de Janeiro - Rotisseria Sirio Libanesa

 

Especialidades árabes expressas, salgadas e doces, para levar, servidas no balcão ou nas poucas mesas da casa. (Fonte)

➤ Endereço: Galeria do Condor – Largo do Machado, 29 – Catete

 

Pão de Açúcar

Roteiro Rio de Janeiro - Pão de Açúcar

 

O Pão de Açúcar é a segunda atração obrigatória, depois do Cristo Redentor! Primeiro, se você tiver disposição para encarar o bondinho, irá adorar a aventura! É preciso pegar um teleférico que vai do chão até a primeira montanha, e depois pegar outro bondinho até a montanha maior. No início a altura é assustadora mas você esquece quando começa a ver a paisagem. É realmente uma experiência única. Lá de cima tem-se uma vista espetacular de vários pontos da cidade, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon, Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, enseada de Botafogo, centro da Cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói, Ponte Rio-Niterói e, ao fundo, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus. Se você quiser aventura, poderá subir da praia vermelha até o Morro da Urca através de uma trilha ali mesmo na Praia Vermelha. A trilha é bem legal e não é das mais difíceis. Uma dica é verificar o horário do por do sol, e conferir este momento lá de cima. (Fonte)

➤ Endereço: Avenida Pasteur, 520 – Urca

 

O roteiro combina atrações populares com visitas a restaurantes e bares cariocas. Também tem algumas atrações culturais e ao ar livre. Não esqueça que você pode baixar o aplicativo e fazer o seu roteiro baseado no “Rio Romântico”. Vale a pena a visita e confirmar que o Rio de Janeiro continua lindo!

 

Ficou curioso sobre o App Nativoo?

O aplicativo desenvolvido na Singularity University (Vale do Silício) conta com uma tecnologia que permite os usuários a criarem seus próprios roteiros totalmente personalizáveis. Você pode compartilhar seu novo roteiro ou personalizar de acordo com suas preferências. Encontre todas as atrações turísticas da cidade, reserve hotéis e compre passeios pelo aplicativo. Já tem roteiros em mais de 40 cidades!

 

Disponível para Google Play e App Store, e é grátis!

 

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa