Início do Inverno – 10 destinos para curtir a baixa temperatura

O inverno é a estação mais charmosa do ano, e muitas pessoas gostam de aproveitar a temperatura baixa em cidades de serra para poder curtir ainda mais o frio.

 

Mesmo antes do início da estação inúmeros turistas já aproveitaram os atrativos desses destinos. O frio intenso que ocorreu ainda no outono, devido a uma massa polar que atingiu a região sul e sudeste do país, deixou diversas cidades com o clima bastante gelado, em algumas os termômetros chegaram a marcar temperaturas negativas e outras inclusive tiveram quedas de flocos de neve.

 

Se você gosta do inverno e quer aproveitá-lo em uma viagem listamos abaixo algumas cidades que geralmente possuem temperaturas baixas durante a estação. Portanto, separe roupas de frio, e inclua o destino em seu passeio, quem sabe você ainda não tem a oportunidade de ver a neve!

 

Campos do Jordão – SP

SBTUR-Inverno-CAMPOS DO JORDAO

 

Campos do Jordão talvez seja um dos destinos de inverno mais famoso do país. Na alta temporada recebe milhares turistas em busca da agitação dos bares e restaurantes e do clima frio característico da cidade.

Localizada no alto da Serra da Mantiqueira a cidade tem clima gelado durante o inverno, podendo chegar a temperaturas negativas ou próximas a 0 º.

O clima é ótimo para consumir chocolate quente e vale a visita à Fábrica de chocolate Araucária para conhecer mais sobre a produção do alimento.

No entanto, quem quiser curtir o frio na cidade precisa se planejar, já que no período de alta temporada os hotéis costumam ficar lotados e é necessário reservar com antecedência.

Veja aqui opções de hospedagem pela cidade.

 

Urupema – SC

SBTUR-Inverno-URUPEMA

 

A cidade catarinense de Urupema registrou em junho a temperatura mais baixa do país esse ano, com 8,5 graus negativos e sensação térmica de -25°. A sensação térmica é medida a partir da relação entre a temperatura do corpo, do ar e a velocidade do vento.

Urupema está localizada em um dos pontos mais alto do estado, na Serra Catarinense a 1300 metros de altura.

É um destino turístico conhecido pelo clima frio, especialmente no inverno, quando a temperatura baixa e a geada da estação favorecem a formação de neve pela cidade, deixando a paisagem ainda mais bonita.

O destaque fica para as cachoeiras localizadas no Morro das Torres a 1700 metros de altura que congelam com o frio intenso.

Para quem gosta de frio e quer ver paisagens diferentes com árvores e cachoeiras congeladas, essa é a época ideal para visitar a cidade.

Urupema fica a 56 km de Lages que conta com boas opções de hotéis para quem quer conhecer esse destino de inverno. Veja aqui opções de hospedagem na cidade.

 

Urubici – SC

SBTUR-Inverno-URUBICI

 

A cidade é conhecida por ser uma das mais frias do país durante o inverno chegando a temperaturas negativas e com possibilidade de neve. No entanto, como o frio esse ano chegou antes da estação, a região já teve clima gelado mesmo durante o outono, quando os termômetros marcaram -6º.

A baixa temperatura atrai inúmeros turistas em busca da neve que cobre os campos e deixa a paisagem ainda mais bonita.

O município tem natureza exuberante e opções de roteiro de aventura, contudo o clima frio pode ser um empecilho para essas atividades. O ideal é curtir a temperatura baixa em hotéis e pousadas da região, e aproveitar a gastronomia em um dos restaurantes da cidade.

Veja aqui opções de hospedagem pela cidade.

 

São Joaquim – SC

SBTUR-Inverno-SAO JOAQUIM

 

São Joaquim é outro destino conhecido pelo frio intenso e a possibilidade de neve atrai diversos turistas para a região durante o inverno.

A temperatura baixa do outono também atingiu a cidade, por lá os termômetros marcaram –4,5° e o lago da Praça João Ribeiro amanheceu congelado, além dele o gelo em algumas árvores também modificou a paisagem.

A neve, tão esperada pelos turistas, foi vista rapidamente, quando alguns poucos flocos de neve caíram pela região.

A cidade está a cerca de 1 hora de Urubici, outro destino de inverno na Serra Catarinense.

Veja aqui opções de hospedagem na região.

 

Canela – RS

SBTUR-Inverno-CANELA

 

Canela é um dos principais destinos de inverno para família no sul do país. A região, que conta ainda com a cidade vizinha Gramado atrai inúmeros turistas nessa época do ano em busca de diversão, gastronomia e clima frio.

Mesmo antes do inverno a cidade já apresentou frio intenso, quando os termômetros registraram temperaturas negativas, inclusive houve queda de pequenos flocos de neve na região fazendo a alegria dos turistas.

O clima é ideal para um bom café colonial e quem visitar esse destino pode apreciar a culinária italiana e alemã no Gramado Café Colonial que fica na estrada Gramado-Canela.

Veja aqui opções de hospedagem pela cidade.

 

Curitiba – PR

SBTUR-Inverno-CURITIBA

 

A capital do Paraná também registrou recorde de frio no outono. A temperatura mínima foi de 0,8° negativos, e além do frio a geada por dias consecutivos deixou a paisagem com pontos de gelo.

A cidade já é um destino conhecido de muitos turistas visto que conta com inúmeros pontos turísticos como o Teatro Ópera de Arame e o Jardim Botânico.

Alguns deles são ao ar livre e para aproveitar o passeio durante o inverno será necessário se agasalhar bem. No entanto, quem não quiser enfrentar as baixas temperaturas ao ar livre pode optar por passeios em museus, como o Museu Oscar Niemeyer.

A gastronomia da cidade também é um convite para quem curte o frio, por lá é possível se esquentar em restaurantes que servem foundue como o Restaurante Château de Gazon e Le Réchaud.

Veja aqui opções de hotéis em Curitiba.

 

Petrópolis – RJ

SBTUR-Inverno-PETROPOLIS

 

A cidade fica localizada na região serrana do Rio de Janeiro e está a 65 km da capital carioca.  No inverno, as temperaturas baixas atraem diversos turistas que lotam os hotéis da região.

Os atrativos turísticos são inúmeros, o município é conhecido por sua importância histórica já que ali ficava a casa de verão de família imperial. Sendo assim, vale a visita ao Palácio de Cristal, um dos cartões postais da cidade, e ao Museu Imperial.

Quem gosta de história também não pode deixar de visitar o Museu Casa de Santos Dumont, para conhecer mais sobre a vida do famoso aviador.

Quem não se incomodar com o frio do inverno e quiser fazer passeios ao ar livre pode incluir no roteiro a visita ao Parque Nacional Serra dos Órgãos que possui trilhas, cachoeiras e áreas para piquenique.

Veja aqui opções de hospedagem pela cidade.

 

Monte Verde – MG

SBTUR-Inverno-MONTE VERDE

 

A cidade fica localizada no sul de minas a mais de 1500 metros de altitude, e é boa opção de viagem para quem gosta de destinos de inverno. Assim como Campos do Jordão, nessa época do ano o município recebe inúmeros turistas de regiões vizinhas.

A onda de frio da última semana também marcou presença por lá, os termômetros registraram cerca de 3° negativos durante a madrugada.

A cidade conta com passeios ao ar livre como tirolesa, trekking, passeio de jipe e quadrículo, entre outras atrações. No entanto, nessa época do ano os restaurantes,  hotéis com lareiras e a arquitetura estilo europeia são os pontos alto da região e atraem diversos turistas.

Sem dúvida, a cidade é uma ótima escolha para quem quer aproveitar o frio e fazer um passeio romântico.

Veja aqui opções de hospedagem em Monte Verde.

 

Cunha – SP

SBTUR-Inverno-SERRA MANTIQUEIRA

 

A tranquilidade e a natureza privilegiada são um dos atrativos da cidade de Cunha que fica localizada a cerca de 240 km da capital paulista.

Para quem gosta de atividades ao ar livre, a região conta com trilhas e cachoeiras, o destaque fica para o Pico da Macela, mirante a cerca de 1800 metros de altitude de onde é possível ter um vista panorâmica da Serra da Mantiqueira e de cidades do entorno como Paraty e Angra dos Reis.

Durante o inverno a boa infraestrutura dos hotéis e pousadas, e a gastronomia diversificada da cidade agrada aos turistas. Entre as dicas de passeio para essa época do ano, está a visita aos famosos ateliês de cerâmica – produto característico da cidade – e o festival de inverno que acontece em julho.

Veja aqui opções de hospedagem pela cidade.

 

 Serra Negra – SP

SBTUR-Inverno-SERRA NEGRA

 

A cidade, localizada a 100 km da capital, atrai turistas durante o ano todo que aproveitam o clima do interior para descansar e passear pela região.

A principal atração turística é o teleférico e a visita à estátua do Cristo Redentor instalado em um ponto alto da cidade.

Além dessas atrações você pode incluir no roteiro a visita ao Museu do Café, ao Parque dos Macaquinhos, ao Parque e Represa Dr. Jovino Silveira e a visita ao Alto da Serra, localizada a mais de 1300 metros de altura de onde é possível ter uma bela vista panorâmica das cidades da região.

Durante o inverno a diversidade de lojas e fábricas que vendem roupas de couro e lã agita a cidade, lotando hotéis e restaurantes da região.

Veja aqui opções de hospedagem em Serra Negra.

 

Se você gosta de frio e quer aproveitar a época para conhecer destinos diferentes e quem sabe ver a neve nas serras catarinense, as cidades que listamos acima são uma boa opção.

 

Esses destinos turísticos recebem inúmeros viajantes durante a temporada de inverno, por isso é preciso se planejar com antecedência. Aproveite o início da estação para definir o próximo destino e não se esqueça de colocar roupas de frio na mala para aproveitar bem a viagem!

 

E você, gosta de viajar no inverno? Já visitou alguns dos destinos acima?

Conte pra gente nos comentários!

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa