Conheça 5 cidades que contam a história do nosso Brasil

Sabe aquelas aulas de história que você tinha na escola? Imagine poder vivenciar muitos dos cenários marcantes no Brasil bem de perto! O Brasil tem diversas cidades históricas com uma rica cultura que fazem você viajar no tempo e conhecer alguns detalhes dos momentos marcantes da nossa colonização. Redescobri-los é algo incrível e pode ser uma viagem de preços baixos.

 

Preparamos uma lista de cinco destinos que preservam a arquitetura colonial, obras de arte e o legado de um rico passado. Nestas cidades você encontra atrações como museus, trilhas ecológicas, festas populares e belas paisagens que encantaram os portugueses e outros imigrantes que ali deixaram suas marcas. Você não pode deixar de conhecer:

 

Olinda

SBTUR-Historia-Olinda

Olinda/PE // Flickr Prefeitura de Olinda

 

Carinhosamente conhecida como a “Ouro Preto com vista para o mar”, a cidade de Olinda carrega em sua cultura muitos lugares importantes na história do Brasil, cercada por uma arquitetura impressionante. A região sofreu invasões holandesas e tem uma cultura consideravelmente rica e plural.

 

O Mosteiro de São Bento e a sua igreja, por exemplo, traduzem com perfeição e riqueza os primeiros momentos da colonização portuguesa no Brasil. Presente no cenário de diversos conflitos da época, como o incêndio provocado pelos holandeses no ano de 1632, o Mosteiro de São Bento ser restaurado em e, hoje, é considerado Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO.

 

O acesso é feito pelo aeroporto de Recife, com isso fica a oportunidade de conhecer um pouco das duas cidades. E, mesmo que Olinda não seja propriamente seu destino, se você estiver em alguma cidade próxima, vale a pena dar uma passada para conhecer seus principais pontos turísticos.

 

 

Salvador

SBTUR-Historia-Salvador

Flickr Salvador/BA // Flickr Leandro Ciuffo

 

Em Salvador, é possível sentir toda a essência de ser brasileiro! A cidade, que foi primeira capital do Brasil, carrega sua história em cada esquina.

 

No Forte de Santo Antônio, construído para proteger a Baía de Todos os Santos, está o famoso Farol da Barra que serviu para proteger a cidade das invasões holandesas e orientar as embarcações que entravam no período da Colônia – missão que é cumprida até hoje. Atualmente, o espaço também abriga o Museu Náutico da Bahia, que oferece visitas monitoradas e leva os visitantes de volta ao descobrimento do Brasil.

 

Para quem quer mais cultura histórica, vale uma passada no Museu Eugênio Teixeira Leal para acompanhar a evolução da moeda do país. E, claro, uma visita ao Pelourinho é obrigatória para qualquer um que se interesse pela história nacional.

 

E não se trata somente da história na época do descobrimento e no início do Brasil Colônia não. Na história recente da cultura nacional, Salvador tem uma importância enorme com nomes de peso na música, teatro e capoeira que surgiram em suas ruas.

 

Rio de Janeiro

SBTUR-Historia-RJ

Rio de Janeiro/RJ // Flickr Cyro Silva

 

A segunda capital do Brasil tem um centro histórico que traz à tona momentos importantes da história nacional – a praça XV de Novembro, por exemplo, é história viva! O local já foi um dos portos mais importantes do país e ao seu redor existem vários prédios da época colonial.

 

O Paço Imperial, por exemplo, foi construído no século XVIII para ser residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e por volta de 1808 passou ser a casa dos imperadores do Brasil. O local sediou importantes acontecimentos, como a coroação dos imperadores D. Pedro I e Dom Pedro II, o Dia do Fico e a assinatura da Lei Áurea. Atualmente, abriga um centro cultural com programações abertas ao público.

 

Ainda no centro, a Cinelândia é outra praça importante no Rio de Janeiro. Foi ali que aconteceu a passeata dos Cem Mil contra a ditadura militar e onde ainda se concentram as passeatas contra o governo.

O Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Jardim Botânico e o Parque Lage também são obras feitas no período em que o Rio e toda a sua beleza natural foram sede da Coroa Portuguesa.

 

Ouro Preto e Tiradentes

SBTUR-Historia-OuroPreto

Ouro Preto/MG // Flickr Leandro Ciuffo

 

Definitivamente não tem como falar em história do Brasil sem citar as cidades históricas de Minas Gerais, que reúnem um roteiro requintado de construções que marcam o período do barroco brasileiro.

 

Em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira – movimento pela Independência do Brasil. Com o uso do ouro em larga escala, as igrejas refletem toda a importância que a cidade teve no período da mineração, que prosperou na região no século XVIII. As construções também oferecem um rico painel da sociedade e da cultura mineira, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho.

 

Bem próximo a Ouro Preto (pouco mais de 100 km de distância), as ruas de Tiradentes são como uma viagem ao século XVIII. A começar pelo nome, uma homenagem ao grande herói da Inconfidência Mineira. A Matriz de Santo Antônio é parada obrigatória para quem visita a região. Além de ser uma das poucas igrejas cobertas de ouro de todo o país, ela se apresenta em uma beleza monumental e imprime vários traços de Aleijadinho, importante artista do barroco nacional.

 

Petrópolis

SBTUR-Historia-Petropolis

Petrópolis/RJ // Flickr Leonardo Shinagawa

 

Enquanto governou o Brasil, o imperador Dom Pedro II mudava-se com a sua corte para desfrutar de seu palácio em Petrópolis, em quase todos os verões. A cidade que encantou a família real, também foi endereço de veraneio de Barão de Mauá, Joaquim Nabuco, Santos Dumont e Ruy Barbosa, personagens importantes na história brasileira.

 

Atualmente, o palácio de Dom Pedro II abriga o Museu Imperial, que conta com um amplo acervo sobre a monarquia brasileira, com preciosidades como a coroa e o trono de Dom Pedro II e a pena que Princesa Isabel usou para assinar a lei áurea,. Na frente do museu, saem os tradicionais passeios de charrete que fazem um pequeno tour pelo centro histórico de Petrópolis.

 

A cidade ainda possui outras construções históricas, que valem, no mínimo, uma foto:

  • Palácio de Cristal – o palacete com armações de metal e paredes de vidro foi trazido da frança por Conde d’Eu e a Princesa Isabel.
  • Palácio Quitandinha – o maior palácio do Brasil, construído para ser um cassino.
  • Casa da Ipiranga – apelidada de “Casa dos Sete Erros” por ter diferenças entre as fachadas do lado esquerdo e direito.
  • Casa de Santos Dumont – construída na encosta do antigo morro do Encanto e apelidada de “A Encantada”.

 

Aqui listamos apenas cinco destinos para você conhecer de perto a história do Brasil. Pelo país, existem muitas outras cidades que, ao visitá-las, é quase como entrar em um filme de época e entender melhor tanto o que se passou quanto seus reflexos nos dias de hoje.

Vale a pena encarar uma aventura histórica nessas cidades!

 

Foto de capa: Ouro Preto/MG // Flickr Leandro Ciuffo

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

  • TripEconomy Hotéis

    Muito bom artigo

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa