Cidades que contam a história do Brasil

Cada canto desse país tem um pouco a contar sobre o que nós fomos, o que nós somos e o que seremos no futuro. Em todas as regiões do Brasil existem cidades que são como páginas desse livro de história que conta a nossa trajetória, e nesse texto, vamos mostrar alguns desses destinos. Conheça as cidades que contam a história do Brasil:

 

Cidades que contam a história do Brasil: Nordeste

Não é de se espantar que o Nordeste concentre um grande número de cidades históricas. Afinal, foi lá que a história do nosso país começou. Quando os portugueses chegaram onde hoje é o litoral da Bahia.

A trajetória do descobrimento, do império, da república e dos dias de hoje pode ser conferida em vários pedacinhos dessa região. Confira alguns deles:

 

Cidades que contam a história do Brasil: Santa Cruz Cabrália (BA)

A apenas 23 quilômetros da badalada Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália é uma cidade pacata e tranquila, mas que não deixa a desejar aos turistas. Além das belas praias e belezas naturais, o município “esconde” vários tesouros históricos que contam muito sobre a história do nosso país. Um dos mais emblemáticos é o cenário da primeira missa realizada no Brasil, lá em 1500. O local é marcado por uma cruz simbólica, que fica na praia de Coroa Vermelha.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - Santa Cruz Cabrália (BA)

 

Ao visitar a praia, você pode ter uma ideia de como foi a visão que os portugueses tiveram do nosso país quando chegam aqui – a área conhecida como Costa do Descobrimento.

Mas não é só de elementos do século XVI que vive Santa Cruz Cabrália. Na parte alta da cidade fica a Cidade Histórica, com construções dos séculos XVII e XVIII. Todas tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional. Lá, você pode conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Casa de Câmara e Cadeia.

Além dessas preciosidades da arquitetura, a vista panorâmica da Cidade Alta é de tirar o fôlego.

 

 

Cidades que contam a história do Brasil: Porto Seguro (BA)

Porto Seguro, que fica bem perto de Santa Cruz Cabrália, tem o mesmo poder histórico que a cidade vizinha e também faz parte da chamada “Costa do Descobrimento”. Afinal, o primeiro número habitacional do Brasil se formou em Porto Seguro. E foi em cima desse núcleo que se construiu o, hoje conhecido como, Centro Histórico da cidade – região historicamente valiosa e um passeio turístico imperdível.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - Porto Seguro (BA)

 

Lá, você pode conhecer construções que retratam a arquitetura do país de várias épocas, como o Marco do Descobrimento, que foi trazido de Portugal em 1503; a Igreja Nossa Senhora da Pena; e a Casa de Câmara e Cadeia da cidade. Ela foi totalmente restaurada para abrigar o Museu de Porto Seguro – outro passeio que vale a pena ser feito.

Outra estrutura que impressiona, mas que é mais nova – datada de 1907 – é o Farol de Porto Seguro, que também fica no Centro Histórico da cidade. Lá, é possível acessar um mirante com uma vista incrível do litoral do município, que é um dos mais visitados do nordeste por causa das belezas naturais que abriga.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Ilhéus (BA)

Para os que preferem o neoclássico ao colonial, Ilhéus é uma boa alternativa. O Centro Histórico da cidade está recheado de igrejas, palacetes e casarões nesse estilo. Eles marcam o início do século XX.

Um dos espaços mais procurados pelos turistas é a Casa de Cultura Jorge Amado. Construída pelo pai do autor em 1928, foi lá que o escritor morou e escreveu algumas de suas principais obras. Jorge Amado, inclusive, foi o responsável por divulgar as histórias e belezas da cidade de Ilhéus para todo o mundo. Amantes e não amantes da literatura devem conhecer o espaço, que possui 600 metros quadrados, piso de jacarandá e azulejos ingleses. Lá, estão a Fundação Cultura, a Academia de Letras e o Instituto Histórico de Ilhéus. Na Casa de Cultura é possível ainda conhecer o quarto do escritor e ver de perto alguns de seus objetos pessoais.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - Ilhéus (BA)

 

Ao estar no Centro Histórico de Ilhéus, não deixe de visitar, também, os templos religiosos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus.

Para fechar o passeio com chave de ouro, vá ao Bar Vesúvio – notório pelo romance Gabriela Cravo e Canela de Jorge Amado – e ao Cabaré Bataclan, que hoje é um dos espaços culturais mais visitados de Ilhéus.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Sul

Apesar de não ser muito lembrado pelas cidades históricas, até mesmo por ter sido colonizado mais tarde que as regiões nordeste e sudeste, por exemplo, o sul guarda muitos elementos que ajudam a retratar a história do nosso país. E alguns desses elementos estão nas cidades a seguir:

 

Florianópolis (SC)

As cidades litorâneas brasileiras foram as primeiras colonizadas no país devido à proximidade com o mar. Com Florianópolis não foi diferente. A capital catarinense carrega várias características do período colonial e imperial do Brasil e oferece um roteiro histórico e cultural muito rico para os visitantes que buscam um pouco mais além das praias. Os museus são algumas dessas opções.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - Florianópolis (SC)

 

Com elementos históricos fortes, principalmente de Açores e Portugal, os museus e o centrinho histórico da cidade são muito visitados, principalmente pelos amantes da história colonial do Brasil. Tem o Museu Histórico de Santa Catarina Plácio Cruz e Sousa, Museu de Armas Major Lara Ribas, Museu do Judiciário Catarinense, Museu Etnográfico Casa dos Açores, para falar os mais visitados. Em todos eles você pode conferir um pouco não apenas da história da capital catarinense, como de todo o país.

Porém, a parte histórica de Santa Catarina não fica restrita ao centrinho histórico. As praias de Santo Antônio de Lisboa e a Praia do Forte abrigam fortalezas construídas no século XVIII para proteger a ilha de invasões. Vale a pena  investir em passeios de barco que passam pela fortalezas e ensinam a história de Santa Catarina.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Lapa (PR)

É em Lapa que fica o maior conjunto arquitetônico preservado do Estado do Paraná. Por aí já dá para perceber a importância histórica que essa pequena cidade, a 65 km da capital Curitiba, tem. Ao todo, são 14 quarteirões com 258 construções tombadas pelo patrimônio nacional. Em toda essa extensão, é possível conhecer um pouco da vida e dos combates que aconteceram no século XIX na região.

Lapa foi fundada em 1769 por tropeiros da região sul do país. A história da cidade teve um marco importante apenas em 1894, com o Cerco da Lapa. O Cerco da Lapa foi uma sangrenta batalha militar que impediu o avanço de tropas contrárias à proclamação da República. A cidade foi muito importante nesse período de Revolução Federalista e o turismo histórico está aí para provar para nós. Um dos lugares que retrata esse período é o Museu das Armas, por exemplo.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - Lapa (PR)

 

Aliás, o Centro Histórico de Lapa é cheio de pequenos museus. Existe, inclusive, um passe livre de visitação para três deles: Theatro São João, Museu Histórico e o próprio Museu das Armas. Não deixe de visitá-los!

E, ao visitar a cidade, você também pode voltar mais ao tempo e conhecer o caminho que os tropeiros fizeram para fundar Lapa. Afinal, ao entrar no município, você faz o mesmo caminho que os tropeiros faziam, pela Avenida Dr. Manoel Pedro.

Ao início dela, no trevo da BR 476, inclusive, você encontra o Monumento ao Tropeiro – um painel do artista Poty Lazzarotto que retrata o ponto de parada (Lapa) escolhido pelos tropeiros que faziam o trajeto Viamão (RS) e Sorocaba (SP).

 

São Francisco do Sul (SC)

São Francisco do Sul não apenas abriga algumas das praias mais bonitas de Santa Catarina. A cidade é também uma das vilas mais antigas do Brasil. Ela foi fundada em 1504 e carrega muito conteúdo histórico para os turistas.

 

 

Cidades que contam a história do Brasil! - São Francisco do Sul (SC)

 

O casario colonial à beira da Baía da Babitonga, por exemplo, é um dos últimos núcleos açorianos do Brasil. É nessa área que fica o Centro Histórico da cidade que foi colonizada majoritariamente por portugueses. Todos os 150 edifícios tombados pelo patrimônio nacional possuem características muito fortes da arquitetura açoriana. Entre as construções que mais chamam a atenção está a Igreja Nossa Senhora da Graça, que foi erguida no ano de 1699.

 

Cidades que contam a história do Brasil: São Miguel das Missões (RS)

São Miguel das Missões é uma pequena cidade a 470 km da capital Porto Alegre.

Apesar do tamanho, o município tem muita história para contar: ele preserva mais de quatro séculos de história e é considerado Patrimônio Histórico da Missão Jesuítica no Brasil. A maior expressão dessa história são as Ruínas de São Miguel, heranças deixadas pelos jesuítas no século XVII.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - São Miguel das Missões (RS)

 

Para celebrar esse patrimônio histórico, todos os dias depois de escurecer, o espetáculo Som e Luz é apresentado, com o objetivo de narrar a história do lugar aos turistas. Não deixe de ver! E também não deixe de explorar o local durante o dia. Lá, é possível conhecer o que restou da Catedral de São Miguel Arcanjo, que começou a ser construída em 1735.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Centro-Oeste

 O Centro-Oeste pode ter tido uma colonização mais recente, mas não deixa de ser uma região importante para a história do Brasil.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Brasília

Apesar de ser uma jovem cidade, Brasília tem muito a contar sobre a história do nosso país, afinal, ela foi construída e planejada para ser nossa capital federal.

 

Cidades que contam a história doBrasil! - Brasília

 

É em Brasília que está todo o poder legislativo, executivo e judiciário do nosso país. E o passeio pela cidade é ideal para aqueles que tem pouco tempo de viagem, como para aqueles que tem bastante. Um exemplo: em apenas uma tarde, é possível conhecer todo o Eixo Monumental. É lá que estão o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana, o Palácio do Planalto, o Museu da República e o Memorial JK.

Mas para conhecer os verdadeiros encantos da capital nacional, é preciso entrar em todos esses prédios. Visitar com calma e observar as páginas da história do país em cada canto dessas estruturas.

E Brasília também tem muito museu. Alguns dos principais são o Museu de Valores do Banco Central e o Museu do Catetinho.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Pirenópolis e Cidade de Goiás (GO)

Pirenópolis é uma pequena cidade a 150 km de Brasília que guarda muitos elementos históricos. O município, aliás, é Patrimônio Histórico Nacional e disponibiliza aos turistas várias construções e fazendas coloniais para visitação.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - Pirenópolis (GO)

 

Sabendo de seu potencial histórico, cultural e turístico, a cidade investe em eventos tradicionais para mostrá-lo a todos que o visitam.

No mesmo estado fica a cidade homônima de Goiás, que pelos últimos três séculos é a representação do que há de melhor da arquitetura bandeirantista com elementos do barroco. Goiás também é famosa por sua agenda cultural. Diversas celebrações religiosas, feiras de artesanatos e danças típicas da região.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Norte

 Em meio às belezas amazônicas, a região norte do país tem muita história para contar. As capitais Manaus e Belém são algumas das cidades com os roteiros turísticos históricos mais ricos do país.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Manaus

Manaus foi fundada no século XVII pelos portugueses e carrega muitas características da arquitetura do país europeu.

O centro histórico da capital do Amazonas é um dos mais célebres do país e possui as construções históricas mais famosas daqui.

Um exemplo é o Teatro Amazonas, uma mistura de Renascentismo ou o Art Nouveau do fim do século XIX.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - Manaus

 

O Largo São Sebastião também faz parte do Centro Histórico da Capital. O chão do largo é pintado com ondas pretas e brancas que representam o encontro das águas – acredita-se, inclusive, que essa padronagem serviu de inspiração para o célebre Calçadão de Copacabana.

Outros destaques são a Igreja de São Sebastião e o casario histórico. Restaurados, agora abrigam diversos comércios, sem deixar de exibir o charme dos séculos passados.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Belém

O estilo arquitetônico neoclássico está por toda Belém.

Viajar pela capital do Pará é descobrir, em cada cantinho. Como é e como foi a história do Brasil Amazônico até aqui.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - Belém

 

As primeiras ruas construídas da cidade ainda preservam construções tipicamente portuguesas dos séculos XVII e XIII. Lá, também existe o Complexo Feliz Lusitânia, a região portuária da cidade. Marco da chegada dos portugueses no Norte do país em 1616. Fazem parte do complexo a Igreja de Santo Alexandre e o Museu de Arte Sacra. Passeios obrigatórios.

Belém ainda tem seu Centro Histórico, chamado de Cidade Velha. Lá, os turistas podem conferir o casario, a Catedral Metropolitana de Belém, a Igreja São João Batista, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e o Museu do Estado do Pará.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Sudeste

A região mais populosa do país é também uma das mais importantes na história da colonização de todo o país. Confira algumas das cidades com o acervo histórico riquíssimo que só está esperando pela sua visita.

 

Cidades que contam a história do Brasil: Paraty (RJ)

As ruazinhas coloniais de Paraty são encantadoras e atraem turistas de todo o mundo. São 33 quarteirões de história e uma arquitetura que carrega muita influência maçônica. Sociedade que esteve muito presente na história da cidade.

Prepare-se para colocar um tênis confortável. A preservação dessa área da cidade é tão grande que o trânsito de carros não é permitido.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - Paraty (RJ)

 

Entre esses 33 quarteirões, você vai encontrar muita igreja barroca, lojinhas de artesanato em casarios coloniais, restaurantes, cafés e casas de artistas que escolheram esse cenário histórico como inspiração para seus trabalhos.

 

Cidades que contam a história do Brasil: São Vicente (SP)

A relevância histórica de São Vicente é enorme. Fundada em 1532, ela foi a primeira vila do país. Lado a lado, o município oferece um rico acervo histórico e uma beleza natural encantadora aos turistas.

A Casa Martim Afonso é um dos passeios turísticos mais procurados da cidade. O fundador da cidade por lá por um ano e, agora, o local serve como museu para os vestígios arqueológicos da civilização do litoral há mais de dois mil anos.

 

Cidades que contam a história do Brasil! - São Vicente (SP)

 

Outro prédio que chama a atenção é a Igreja Matriz, de 1532 e reconstruída em 1757. É possível conferir artigos de decoração e arquitetônicos de séculos passados.

 

Essas são apenas algumas sugestões de cidades que contam a história desse nosso Brasil tão grande. As cinco regiões guardam muitos tesouros. Em quais desses destinos você já foi? E quais você gostaria de ver em uma próxima lista? Comente!

 

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa