Viajar no inverno: 5 destinos aconchegantes para visitar

O inverno, a estação mais charmosa do ano, é um convite aos viajantes que querem aproveitar os destinos para viajar no inverno de forma econômica. A temperatura mais fria, característica da estação, demorou a chegar, mas agora parece que veio com mais cara de inverno do que de outono de fato.

 

O período coincide com a baixa temporada que vai de Março a Junho, o que favorece a procura por hotéis e pacotes turísticos a valores mais atrativos.

 

Deste modo, quem quer contemplar a natureza com um clima agradável e fugir dos preços e lotação do inverno deve aproveitar essa época para planejar a próxima viagem, mesmo que seja apenas por um fim de semana.

 

Por isso, aproveite o restante do outono e o frio que chegou! Veja aqui cinco destinos aconchegantes para curtir a baixa temperatura:

 

Viajar no inverno: Curitiba, PR

SBTUR - Curitiba - Museu Olho

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, PR // Flickr Marcelo Pereto

 

O frio já começa a chegar à capital paranaense. Com belos parques e médias de temperatura que variam entre 10 e 22 graus, Curitiba é um convite aos amantes da natureza e às famílias com crianças, que podem passar horas em um piquenique agradável curtindo o clima e paisagens exuberantes e coloridas.

 

Nos meses de Abril a Junho (baixa temporada) é possível sentar-se nos parques sem maiores problemas de espaço e visitar pontos turísticos famosos como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame com mais tranquilidade.

 

Para entreter as crianças, a dica é a visita ao Bosque do Alemão que conta com uma trilha onde se acompanha a história do clássico infantil João e Maria. Durante o passeio também é possível visitar a Casa da Bruxa, local que abriga uma biblioteca infantil e espaço para contação de histórias.

 

Além das diversas atrações culturais, como o Museu Oscar Niemeyer e parques como o Parque Tanguá e o Parque Barigui, o viajante ainda pode saborear as inúmeras opções de cafés coloniais deliciosos e restaurantes de fondue pela cidade. Para casais, a estação do ano favorece uma viagem super romântica com clima europeu.

 

Quem gosta de história encontra em Curitiba diversas opções de passeio. A cidade recebeu inúmeros imigrantes e guarda entre suas atrações turística um pouca da história desses povos. Ali fica localizado o Museu do Holocausto, o Memorial da Imigração Polonesa e o Memorial da Imigração Ucraniana.

 

Veja aqui Hotéis em Curitiba.

 

 

Viajar no inverno: Mendonza, Argentina

SBTUR - Argentina - Mendonza

Mendonza, Argentina // Flickr Toney Balley

 

Céu claro e temperaturas que ficam entre 18 e 20 graus podem ser esperados nessa cidade argentina durante o outono, que presenteia o turista com tempo fresco e um friozinho que começa a tomar a noite, ao contrário das altas temperaturas do verão.

 

A época é ideal para contemplar a paisagem local, quando a natureza é tomada por tons de amarelo ocre e as árvores e folhas ficam deslumbrantes.

 

A região é considerada uma das maiores produtoras de vinho do mundo e é responsável por cerca de 80% de toda a produção argentina. Nos meses de Abril e Maio muitas vinícolas estão em época de finalização da colheita e início da vinificação, quando o turista pode saborear uvas doces e se envolver na fabricação do vinho.

 

Há inúmeras vinícolas abertas à visitação e mesmo quem não gosta muito da bebida deveria conhecer pelo menos uma delas. Entre as principais vinícolas da região estão:  Catena Zapata, uma das mais visitada pelos turistas; Bodegas Chandon, especializada na produção de espumante e a vinícola da Família Zuccardi, uma das mais tradicionais e que oferece ainda opções de turismo de experiência como picnic nos jardins, tarde de chá, curso de degustação, entre outras atividades disponíveis na Casa do Visitante.

 

Outra atração imperdível no outono é tomar banho e relaxar nas águas termais situadas em parques nas Cordilheiras dos Andes, sendo o mais famoso deles o Termas de Cacheuta. São piscinas naturais e águas com temperatura que variam entre 45 e 23 graus, consideradas adequadas para relaxamento e tratamento de enfermidades.

 

Não deixe de conhecer as belezas do país vizinho e inclua esse destino em seu próximo roteiro de viagem. Vale lembrar que turistas brasileiros podem entrar na região portando apenas documento de identidade, contanto que ele esteja em bom estado e tenha sido expedido a menos de 10 anos.

 

Veja aqui Hotéis em Mendonza

 

Viajar no inverno: Pantanal, MT e MS

SBTUR - Pantanal

Pantanal // Flickr Nori Almeida

 

O outono é a melhor época para visitar esse paraíso ecológico chamado Pantanal. Com a estiagem e o início do período de seca, a maior planície alagável do planeta começa a dar espaço para a observação dos animais pantaneiros.

 

A partir de Abril e Maio é possível fazer safáris fotográficos, passeios de barco, pesca recreativa e esportiva, além de observar a vida noturna dos animais e fazer caminhadas ecológicas em busca de contato direto com a natureza, contemplando a vida no campo e as flores de ipê roxo, símbolo da região.

 

Outra opção é o passeio de canoa organizado pela Fazenda San Francisco onde é possível avistar jacarés, capivaras e aves. Ali também é possível contratar passeios a cavalo para conhecer a região de uma nova forma. Já o Refúgio Ecológico Caiman, oferece passeios de canoa canadense e o Jeep Safari em veículo 4×4.

 

A vegetação baixa facilita a observação das inúmeras espécies de animais, que nessa época fazem festa com a água restante na planície, não sendo muito difícil encontrar crocodilos e onças em seu habitat natural.

 

Devido a toda sua riqueza e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, fazendo com que ele seja um dos destinos mais belos para se visitar no Brasil. Por lá, o barulho fica por conta do canto dos pássaros e dos rituais dos animais selvagens.

 

Veja aqui Hotéis no Pantanal

 

Viajar no inverno: Campos do Jordão, SP

SBTUR - Campos Jordao

Campos do Jordão, SP // Flickr Rodrigo Soldon

 

Conhecida como a Suíça Brasileira, esse é um dos destinos mais visitado no inverno. Campos do Jordão fica localizada na Serra da Mantiqueira a 1,7 mil metros de altitude e atrai viajantes de diversos locais em busca do clima frio e da arquitetura europeia, característica da cidade.

 

Durante a alta temporada, que vai de meados de Maio a Agosto, a cidade recebe cerca de 1 milhão de turistas que chegam para curtir a agitação dos bares e restaurantes localizados no Capivari, centro turístico da cidade, e prestigiar as apresentações do Festival de Inverno que acontece de Julho a Agosto.

 

Quem quer visitar a cidade, mas quer fugir da lotação e a das altas tarifas do inverno, pode aproveitar a chegada do frio para isso.  Os pontos turísticos ficam abertos durante o ano todo, mas o outono e a queda na temperatura deixam a paisagem e o passeio ainda mais prazeroso, sem dúvida, o destino ideal para uma viagem romântica.

 

Entre as atrações imperdíveis estão a visita à fábrica da Cervejaria Baden Baden; ao Parque Amantikir que reúne jardins inspirados em diversos países; o passeio de teleférico e de bondinho e a visita ao Morro do Elefante para ter uma vista panorâmica da cidade e tirar belas fotos.

 

A cidade conta uma grande rede hoteleira que varia desde pousadas simples a hotéis requintados. Durante a alta temporada os hotéis atingem sua ocupação máxima e é preciso reservar com antecedência. Já quem chega à cidade na baixa temporada encontra inúmeras opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos.

 

Veja aqui Hotéis em Campos do Jordão

 

Viajar no inverno: Gramado, RS

SBTUR - GRAMADO - Lago Negro

Lago Negro em Gramado, RS // Flickr Serras Gaúchas

 

Outro destino de viagem que recebe inúmeros turistas no inverno é a cidade de Gramado. As temperaturas durante essa estação costumam ser bem baixas, podendo chegar inclusive próximo a temperaturas negativas, além disso, o clima fica úmido e pode chover.

 

Para aproveitar as belezas e os atrativos turísticos da cidade a dica é visitar a região  no outono, quando as temperaturas estão mais baixas, porém agradáveis, o que contribui para passeios ao ar livre, como a visita ao Lago Negro para andar de pedalinho, a Igreja do Relógio, um dos cartões postais da cidade e para vivenciar o Agroturismo e conhecer mais sobre o turismo de experiência da região.

 

A temperatura fria e a culinária diversificada que inclui cantinas e restaurante de foundue são um convite para uma viagem romântica. No entanto, a cidade possui atrações turísticas para toda a família e quem viaja com crianças pode se divertir na Aldeia do Papai Noel, no Parque Snowloand e no Gramado Zoo.

 

Se você tiver tempo pode incluir no roteiro a visita a Canela, que fica muito próxima de Gramado e é conhecida por sua Catedral de Pedra, um de seus cartões postais. A cidade conta com atrações que agradam toda a família, principalmente as crianças, já que ali fica localizado o Parque Terra Mágica Florybal e o Alpen Park.

 

Veja aqui Hotéis em Gramado

 

Com a chegada do frio, os destinos de inverno chamam a atenção dos turistas. Deste modo, aproveite a temperatura mais amena e o período de baixa temporada  do outono para visitar essas localidades a valores mais convidativos e com mais tranquilidade.

 

E você, já escolheu seu destino de viagem para aproveitar o frio? Conte pra gente qual o seu preferido!

 

Foto de capa: Campos do Jordão, SP // Flickr Ana Paula Hirama

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa