Programas de Fidelidade: tudo que você precisa saber sobre

Você tem certeza que vai deixar aquela tão sonhada viagem com sua família para depois porque o orçamento está apertado? Saiba que as milhas e os pontos de programas de fidelidade para viagens podem te ajudar. Com esses prêmios, você pode garantir passagem aérea, aluguel de carro, diárias em hotéis e até ingressos para planejar sua viagem da melhor forma. Nesse texto, você vai descobrir tudo o que precisa saber para tirar o máximo das milhas aéreas e programas de fidelidade para viagens.

 

O acúmulo de milhas aéreas e os benefícios dos Programas de Fidelidade ainda são pontos desconhecidos pela maioria da população brasileira, ainda que a quantidade de famílias viajantes e produtos trocados tenha crescido bastante nos últimos tempos. Atualmente, apenas pouco mais de 8% dos brasileiros possuem algum cadastro em Programas de Fidelidade, seja ele de companhias aéreas, hotéis ou empresas que, através de parcerias com outras companhias, fornecem pontos em troca de produtos. Esta estatística deixa o Brasil bem abaixo dos números de países como os Estados Unidos, Reino Unido e Chile, por exemplo. Felizmente, com a quantidade de informação disponível, cada vez mais pessoas estão descobrindo o valor de acumular pontos e milhas.

 

Em momentos como o atual, de organização do orçamento, é essencial saber otimizar seus gastos e fazer com que eles tragam ainda mais benefícios. Afinal, se você vai gastar dinheiro com uma compra, por que não usar o seu cartão de crédito que oferece recompensas e escolher estabelecimentos que tenham Programas de Fidelidade? Se você é assinante de um Plano de Viagens e não vai usar todas as suas diárias, não seria uma boa ideia trocar as demais por milhas e garantir sua passagem aérea, aluguel de carro ou outros serviços?

 

Pensando por esse lado, você será capaz de acumular pontos, que não deixam de ser uma forma de dinheiro atualmente, e trocá-los por ainda mais viagens, serviços ou outros produtos de utilidade ou lazer.

 

Para auxiliar você nesse processo e explicar, de maneira simplificada, como você pode  acumular pontos sem esforço e usufruir desses benefícios, preparamos uma série de artigos sobre o tema, que você poderá conferir aqui no nosso blog!

 

Com essa série, elaborada em parceria com a Oktoplus, startup de gerenciamento de pontos de programas de fidelidade, queremos mostrar aos nossos clientes que, através do acúmulo e uso dos pontos, é possível tornar aquela viagem de férias ainda mais completa.

 

 

O que nunca te contaram:

 

  1. Milhas e pontos podem ser acumulados sem que você faça nenhum esforço.

Sem saber, em seu dia a dia, você poderia estar acumulando milhas e pontos em programas de fidelidade. Dos gastos com supermercado, compras em lojas online, combustível do carro, farmácia, e até aquele cafezinho que você toma diariamente, praticamente tudo, hoje em dia, pode se transformar em milhas aéreas. Isso acontece porque 80% dos pontos circulando no mercado são adquiridos através dos cartões de crédito, facilidade que você e sua família usam praticamente todos os dias. Além disso, os próprios estabelecimentos possuem parceria com empresas de milhagens, fazendo com que seja possível que você acumule duas vezes!

Dica:

Quer um exemplo? Ao pagar suas compras com um cartão de crédito Bradesco, por exemplo, você acumula pontos no programa de fidelidade da empresa bancária, e pode transferir esses pontos para resgatar em milhas em uma companhia aérea. 

 

Essas são apenas duas das várias maneiras. Para aumentar seu saldo, esteja atento a essas combinações. Além de acumular pontos na hora da compra, opte por estabelecimentos que darão a você pontos também em seus Programas de Fidelidade ou parcerias.

 

  1. É simples acompanhar seus pontos acumulados

Você pode achar um pouco complicado gerenciar seus pontos e suas contas em tantos programas de fidelidade. E essa sensação não é à toa. Com tantas opções e vantagens, é natural e recomendado se inscrever em mais de um desses programas em nichos diferentes para acumular mais e usufruir de benefícios diferentes em cada empresa. O problema, agora resolvido, é que cada um deles possui uma forma de cadastro diferente. Alguns são pelo CPF, outros por código, e outros tantos tipos de senha. Com isso, o que acontece é que muita gente acaba perdendo as milhas acumuladas, por conta da validade, o que significa perder dinheiro.

 

Com cada vez mais famílias viajando e querendo economizar, começaram a surgir soluções simples para controlar todos os pontos dos Programas de Fidelidade em um único lugar. Entre elas a Oktoplus, fundada por pessoas que sentiam falta de um sistema onde fosse possível acompanhar tudo em tempo real. Para controlar seus pontos de maneira simples e segura, basta baixar gratuitamente o aplicativo no seu smartphone ou tablet. A ferramenta ainda avisa quando seus pontos estiverem próximos de expirar. Simples assim.

 

  1. Sim, dá para fazer aquela viagem ou comprar um produto legal com milhas

Muita gente ainda não dá o devido valor às milhas e aos pontos de fidelidade. Uma parte disso se deve também ao fato que, antigamente, só era possível trocar pontos de qualquer natureza por prêmios considerados bobos, então muita gente acreditava que a recompensa não valia o esforço. Essa percepção ainda acompanha os brasileiros, mas a boa notícia é que isso mudou. Hoje em dia, é possível resgatar ótimos prêmios com seus pontos.

 

Com um saldo de 6mil milhas, você pode emitir uma passagem aérea pelo Brasil. Se seu destino dos sonhos é o Caribe, na América Central, é possível realizar esse desejo a partir de 10mil milhas. Há ainda diversas outras trocas bacanas para você e sua família aproveitarem durante uma viagem. Aluguel de carro por pouco mais de 4mil milhas, ingressos para shows e eventos, ofertas de alimentação, entre outros itens. Se você não está planejando viajar em breve e seus pontos estiverem prestes a expirar, há ainda opções de assinatura de revistas, brinquedos, eletrodomésticos, itens de beleza e muito mais.

 

E a boa notícia: se você usa cartão de crédito ou faz compras online, não é difícil acumular um saldo com milhares de pontos. Não perca a chance de aproveitar todos esses benefícios!

 

  1. Muitas milhas são perdidas diariamente no Brasil.

Você acredita que, de acordo com a média dos últimos anos, cerca de 17% das milhas acumuladas por aqui são perdidas? A maior quantidade de pontos desperdiçados são de programas como o Ponto Pra Você, do Banco do Brasil, e outros de operadoras de crédito. Só em 2014, 53,5 bilhões de pontos expiraram sem serem resgatados no Brasil, de acordo com levantamento feito pelo Banco Central junto às operadoras de cartões de crédito, o equivalente a 24% do montante conquistado naquele ano. E isso vale apenas para os pontos de recompensa de cartões e bancos. Se o levantamento for feito para prêmios com viagens e companhia aéreas, como Smiles e Multiplus, e com outros programas independentes, como o Dotz, esse número provavelmente seria bem maior. Ou seja: ignorar esse benefício é o mesmo que perder dinheiro ou deixar de aproveitar as diversas vantagens que falamos acima.

A maioria desses casos acontece por falta de informação ou rotina corrida. Não saber que seu cartão está vinculado a um programa de recompensas, em quais locais comprar para acumular pontos, a quantidade acumulada, lembrar das milhas que estão próximas de perder a validade nos vários programas e desconhecer a quantidade de pontos necessária para resgatar produtos são alguns dos fatores que acabam desestimulando os usuários a prestarem mais atenção a essa facilidade.

Além disso, após uma rotina cheia do dia a dia, é difícil sentar na frente do computador para tentar acompanhar os pontos em diversos programas. Não é à toa que a principal reclamação dos usuários é sobre a falta de informação do período de expiração dos pontos. Para resolver esse problema, o aplicativo da Oktoplus será seu aliado, já que com ele você não perderá os prazos.

 

  1. A informação fará você economizar bastante.

Saber o que são esses pontos e milhas e como você pode acumulá-los e utilizá-los são os  primeiros passos para tornar os momentos de lazer da sua família mais frequentes e com menos peso no seu orçamento. Nesta série de artigos aqui no blog do SBTUR, vamos abordar também outros pontos a respeito desse assunto, entre eles:

 

  • Como acumular mais pontos nos principais programas
  • Qual o melhor programa de recompensa para você e sua família
  • Quais benefícios você pode conseguir com seus pontos
  • Como organizar e acompanhar sua pontuação
  • Como comprar milhas para ter o saldo que você precisa
  • Descobrir quando você precisa gastar para acumular um saldo bacana para as férias
  • O que fazer quando seus pontos estiverem próximo de expirar
  • Quais as empresas possuem os melhores programas de recompensa do Brasil

 

Muito conteúdo legal, né? Como você já sabe, aqui na SBTUR temos o compromisso de fazer seus sonhos se tornarem realidade! Nós não só organizamos pacotes turísticos e experiências, mas acreditamos que compartilhar informações sobre esse universo deixará você e sua família mais perto de conquistar aquelas férias dos sonhos, com planejamento, organização e da melhor forma para o seu jeito.

 

Com nossos parceiros, trabalhamos para que você tenha os melhores benefícios e maior quantidade de alternativas para escolher. Neste especial sobre milhas, mostraremos um novo mundo de possibilidades. Fique com a gente!

 

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa