Pontos prestes a expirar? Veja o que fazer e quais as melhores opções

É preciso ficar atento à validade dos pontos e milhas para não perder o saldo acumulado do ano inteiro.

 

Os programas de recompensas de companhias aéreas, cartões de crédito e outras instituições que prezam pela fidelidade dos seus clientes são ótimas maneiras de resgatar prêmios e garantir uma boa economia. Seja em voos, hospedagem, aluguel de carros ou produtos, o fato é que esses pontos acumulados são como uma nova moeda, e cada vez mais pessoas percebem seu valor.

 

O que é preciso saber, além das vantagens de resgate de recompensas, é que esses pontos e milhas, na maioria das vezes, possuem uma validade determinada, que variam conforme as regras de cada empresa e de cada programa.

 

Um problema bastante comum no Brasil é que, devido a essas diferentes regras, muitos pontos chegam a expirar sem que o usuário tenha conhecimento que está perdendo suas milhas, causando frustração e prejuízo para quem conta com aquele saldo para organizar a viagem de férias.

 

Para aqueles que estão de olho nas validades, essa é uma preocupação frequente. Por esse motivo, um dos atrativos do aplicativo da Oktoplus é o Alerta de Pontos a Expirar, que avisa aos usuários, através do envio de e-mails, sempre que os pontos estão prestes a vencer. Quem baixa o aplicativo recebe também dicas do que fazer para não perder esses pontos. Veja abaixo algumas delas:

 

1. Vida nova para os pontos

Quando possuir pontos ou milhas a vencer nos cartões de crédito ou nas companhias aéreas, você pode dar uma nova vida aos seus pontos, transferindo seu saldo para parceiros. E como fazer isso? É simples, vamos ver dois caminhos.

 

a) Caso você tenha milhas acumuladas no programa Smiles, da Gol, você pode transferir seus pontos que estão próximos da data de validade para a SBTUR, podendo utilizá-los para resgatar serviços oferecidos pela agência de viagens SBTUR. Dessa forma, você transforma pontos que seriam desperdiçados em economia para sua próxima viagem.

 

b) Outra opção é, se estiver com saldo acumulado e sem uso no programa de fidelidade do seu cartão de crédito, você pode transferi-lo para o programa de uma companhia aérea. Nesse caso, cheque com antecedência quais as parcerias que seu cartão mantém, para mover as milhas para uma companhia aérea que tenha o voo que irá lhe atender no futuro. Com essa transferência, você consegue ganhar um ou dois anos a mais antes das milhas expirarem, tempo suficiente para você juntar mais e aumentar seu saldo para utilizar quando estiver pronto.

 

Em qualquer um desses dois casos, vale ficar atento às regras de transferência de milhas de cada empresa e quais as taxas envolvidas.

 

 

2. Transfira para hotéis

Sim, é possível usar suas milhas para pagar parte ou até toda a sua hospedagem. Transferindo suas milhas Smiles da Gol para a SBTUR, você conta com uma variedade de hotéis parceiros para escolher o que atenda melhor sua família. São diversos destinos, nacionais e internacionais, e estruturas para agradar a todos. Além disso, você conta com agentes de viagem especializados que podem te ajudar a escolher a melhor hospedagem no destino que você deseja!

 

3. Troca por outros produtos

Se você não estiver planejando uma viagem e preferir dar outro destino aos seus pontos, uma alternativa é trocá-los por outros produtos que não estejam relacionados a viagens. Os dois principais programas de fidelidade de companhias aéreas, o Smiles e o Multiplus, oferecem uma sessão conhecida como “Shopping”, onde é possível trocar pontos por produtos de diversas categorias. São brinquedos, eletroportáteis, móveis, itens de decoração, assinatura de revistas, serviços de alimentação, papelaria, vale-presentes e até doações para entidades sem fins lucrativos. Ao optar por esses prêmios, se for algo que você esteja planejando comprar, você estará economizando boas quantias usando seu saldo de pontos.

 

4. Venda de milhas e pontos

Não existe lei, via de regra, que torne ilegal a compra e venda de milhas aéreas. Porém, os termos de uso dos Programas de Fidelidade não permitem esse tipo de operação. Contudo, se seus pontos estiverem próximos a expirar e você não encontrar saída para eles e quiser vendê-los, existe a possibilidade de usar os serviços de sites de compra e venda de milhas aéreas.

 

Essas empresas virtuais funcionam como intermediários entre compradores e vendedores desses pontos, e cobram uma taxa da transação para que ela aconteça. Além disso, você precisará compartilhar, em alguns casos, suas informações de login e senha com o site intermediador. Sendo assim, antes de decidir por essa opção, você pode se informar mais sobre o assunto no nosso post sobre Compra e Venda de Milhas.

 

5. Reative pontos expirados

Se suas milhas vão vencer ou venceram há no máximo 12 meses, existe a possibilidade de você reativá-las para não perder o que foi acumulado durante todo o ano. De maneira simples, porém com pagamento de taxa, o Smiles, da Gol, e o Multiplus, da Latam, permitem que você faça isso rapidamente através dos seus sites.

 

Para reativar suas milhas aéreas e pontos, basta seguir quatro passos: acessar o site das empresas e fazer seu login normalmente; encontrar o menu “Renovar Pontos” ou “Reativar Milhas”; selecionar a quantidade de pontos que deseja reaver; checar a taxa de renovação e realizar o pagamento; e aguardar até que as milhas sejam novamente creditadas.

 

Se optar por essa alternativa, fique atento a promoções. Algumas vezes ao ano, as companhias aéreas oferecem bônus para quem realizar esse tipo de transação, fazendo com que a operação seja ainda mais vantajosa. De toda forma, a melhor maneira de não perder seus pontos é ficar atento a datas e prazos, para não ficar dependendo das companhias aéreas para reativá-los.

As empresas aéreas não costumam informar os usuários quando os pontos estão prestes a vencer, justamente porque elas ganham com as taxas de reativação. Sendo assim, é muito comum o cliente ser surpreendido, um belo dia, com o desaparecimento do seu saldo. Para garantir um melhor gerenciamento, faça uso de ferramentas que tenham esse alerta, como o app da Oktoplus.

 

 

SBTUR - Especial Milhas - Banner Guia

 

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa