Alta temporada: como fugir dos altos preços nas férias

Para a maioria das famílias, alta temporada é sinônimo de muitos gastos. Com as férias escolares e as festas de fim de ano, muitas pessoas se programam para colocar o pé na estrada e curtir o merecido descanso, fazendo com que, geralmente, os lugares mais procurados fiquem superlotados e os preços sofram aumento.

 

Contudo, caso você não tenha flexibilidade para curtir as férias em períodos alternativos, saiba que existem destinos baratos na alta temporada e que, com planejamento, é possível fazer a viagem dos sonhos sem sabotar a sua poupança de viagem.

 

Para garantir tal economia, é preciso pesquisa. Conhecer os destinos que você pretende visitar é o primeiro passo para entender a demanda do local. Geralmente, dois fatores principais definem quais locais estão vivendo sua alta temporada nos períodos de férias, que são geralmente janeiro e julho:

  • Clima: alguns destinos atraem pelo tempo frio do inverno, enquanto o Nordeste brasileiro é o preferido no verão.
  • Festas tradicionais: Natal em Gramado, Réveillon nas praias e Carnaval em Salvador são garantia de preços altos.

 

A partir da identificação dos períodos e locais que atraem mais turistas, é possível adquirir pacotes antecipados – organizando uma poupança de viagens, parcelando e pagando as mensalidades dos pacotes com antecedência -,  ou traçar rotas que fujam da lotação temporária e conhecer destinos incríveis e não tão explorados. Se você não abre mão de curtir a cidade na alta temporada, outra alternativa é optar por se hospedar em cidades vizinhas e que possuem fácil acesso às atrações mais disputadas.

 

Confira abaixo algumas alternativas de destinos para viajar bem e barato no período de férias.

 

Visite cidades próximas

Economizar com passagem aérea na alta temporada é uma ótima opção para quem está com orçamento apertado. Viajar de carro também é muito bacana e você entra em contato com o percurso como um todo, podendo parar em lugares incríveis no meio do caminho. Olhe ao redor da sua cidade e pesquise sobre cachoeiras, trilhas, praias e até lagos que podem ser um bom refúgio para você e sua família. Conheça alternativas pouco exploradas e conecte-se com suas raízes viajando para lugares inéditos e incríveis. Já pensou em se hospedar em um hotel colonial na serra e desfrutar de um café da manhã delicioso?

 

 

 

 

Destinos de inverno no verão

Alta Temporada Destino inverno no verao Glaciares-National-Park-Argentina

Chile e Argentina são muito procurados no inverno por conta das estações de ski e do tempo frio, mas também são ótimos destinos para curtir no verão, pois os preços são amigáveis. Muitas vezes, planejar uma viagem para esses destinos é mais barato do que investir em roteiros nacionais, pois a moeda é mais atrativa para o real brasileiro e a oferta de voos é grande.

 

Sol o ano inteiro

Alta temporada Sol ano inteiro Recife

 

No litoral nordestino, é possível pegar sol praticamente o ano todo. Viajar em julho e agosto é uma alternativa mais barata. Se você prefere curtir as praias em janeiro e fevereiro, vale optar por hospedagem e alimentação em cidades vizinhas às mais agitadas. Maracaípe, ao lado de Porto de Galinhas (PE), é bastante atraente, assim como a praia de Barra Grande pode ser uma alternativa aos altos preços de Maragogi (AL). Na Bahia, é possível driblar os preços optando por uma das várias praias nos arredores da capital.

 

Férias internacionais

Alta Temporada Destino internacional Peru

 

Se deseja sair do Brasil, fuja da alta do dólar e opte por lugares onde a moeda é favorável. Colômbia, com suas ilhas caribenhas, Bolívia, Peru e México são destinos belíssimos e muito ricos culturalmente. Para fugir dos preços altos dos resorts de Cancún, opte pela vizinha Playa Del Carmen, encantadora e reduto de famílias e casais aposentados.

 

Seguindo essas dicas e pesquisando destinos alternativos, é possível viajar de forma planejada e barata. Fugir da lotação dos lugares mais visitados é uma forma de garantir, além de economia para o bolso, o merecido descanso das férias.

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa