Viajar com pet: confira essas dicas – Bônus: Lista de Hotéis!

Quem tem animal de estimação dificilmente consegue ficar longe deles por muito tempo. E sofre quando precisa viajar e não pode levá-lo junto. Mas, se você quiser levar seu bichinho nas férias, saiba que é possível viajar com pet!

 

É preciso planejamento e pesquisa, pois há hotéis que não aceitam animais. Se a viagem for internacional, os procedimentos para a entrada do pet em outro país são maiores, mas cumprindo todas as obrigações você conseguirá levá-lo.

 

Acompanhe o post e fique sabendo como viajar com seu pet.

 

Leve seu animal de estimação ao veterinário

Independente do tipo de viagem, de avião ou carro, é preciso levar seu bichinho ao veterinário para verificar a saúde dele e atualizar as vacinas caso seja necessário.

 

Fique atento a vacina antirrábica, ela deve ser aplicada pelo menos 30 dias antes do passeio e não se esqueça de levar a carteira de vacinação na viagem.

 

Viajar com pet: Viagem de Carro

Se você irá levar seu animal de estimação em uma viagem de carro, primeiramente é preciso acostumá-lo ao veículo, por isso faça passeios curtos com ele antes da viagem.

 

Para evitar enjoos dê uma refeição leve ao animal 3 horas antes e ofereça água para mantê-lo hidratado durante o percurso. Também é importante fazer paradas a cada 2 horas para passear com animal, dar água e para que ele faça as necessidades fisiológicas.

 

O pet não pode ficar solto dentro do carro, sendo assim ele deve ser colocado em uma caixa de transporte adequado para seu tamanho.

 

 

 

Viajar com pet: Viagem em voos domésticos

Para levar cães e gatos em voos pelo país é preciso apresentar:

  • Comprovante de vacinação antirrábica que deve ser aplicada de 30 dias a um ano antes do embarque;
  • Atestado de saúde do animal;
  • Providenciar caixa de transporte adequada.

 

Se o pet tiver mais de 4 meses e até 10 kg ele poderá ir com você na cabine, mas as companhias áreas limitam o número de animais. Geralmente são 3 por voo, por isso é importante avisar a empresa com antecedência.

 

Além disso, há uma taxa a ser paga que varia entre as companhias. Se o animal for de grande porte ele deverá ser despachado e será transportado no porão do avião. Nesse caso pode ser administrado sedativo, mas é preciso orientação do veterinário.

 

Viajar com pet: Viagens Internacionais

Para viagens internacionais, além dos procedimentos para o voo, também será necessário  atender as condições exigidas pelo país de destino. Portanto, procure a embaixada ou consulado do país para se informar sobre as obrigações.

 

Além disso, é preciso implantar um microchip subcutâneo no animal que servirá como identificação e obter o Certificado Veterinário Internacional (CVI) que é obrigatório para o trânsito de animais.

 

Você pode acessar o site do Ministério da Agricultura para verificar quais documentos são necessários e vá até uma das unidades para solicitar o documento. Alguns países aceitam o passaporte do animal de estimação em substituição do CVI. Verifique com o consulado do país de destino se o documento é aceito. Por fim, para emiti-lo, vá até uma unidade do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) que fica localizada nos aeroportos.

 

SBTUR-Animais de Estimação - Pet - Cachorro e Gato

Foto por Flickr Yukariryu

 

Escolha hotéis adequados

Hoje em dia muitos hotéis recebem animais. No entanto, é preciso analisar quais as condições para que o seu animal de estimação seja aceito. Por exemplo, pergunte se aceitam o porte do seu cão, se há uma área especial para pets. Ou se ele poderá ficar no quarto, se poderá circular pelas áreas comuns e se há taxas extras.

 

Outro ponto importante é a bagagem do animal. Não se esqueça de levar kit para higiene, reservatório de comida e água, guia e coleira, cama, entre outros acessórios para que a viagem seja confortável para o seu bichinho.

 

Você sabia que a SBTUR disponibiliza em sua Coleção de Hotéis uma lista dos hotéis parceiros que aceitam animais de estimação?

 

>> Clique aqui para baixar a Coleção de Hotéis SBTUR <<

 

E se você, apesar das nossas dicas, preferir deixar seu pet em hotéis para animais de estimação, existe uma alternativa diferente: o Dog Hero, “Airbnb para cachorros”. Saiba mais sobre essa novidade aqui.

E se você ainda não conhece o Airbnb, clique aqui onde falamos mais sobre a nova alternativa de hospedagem nas cidades.

 

Você costuma viajar com seu animal de estimação? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

 

Foto de Capa por Flickr Raneko

 

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa