Viagem de negócios: dicas de como organizar-se para viajar a trabalho

Viagem de negócios e viagem de turismo são duas coisas completamente diferentes. Você pode ter na ponta da língua todas as dicas para uma viagem de lazer, mas nenhuma delas vai te salvar quando você estiver longe de casa a trabalho.

Para ajudar você, profissional que está sempre na estrada por conta do seu emprego, é que separamos algumas dicas essenciais para você se organizar melhor e sempre manter a produtividade em alta.

Vamos conferi-las?

 

1. Crie uma estratégia para fazer as malas

Crie uma estratégia para fazer as malas

Na viagem de negócios você precisa ser prático. Coloque na mala, por exemplo, peças essenciais que podem ser facilmente combinadas entre elas, como sapatos, meias, calças e camisas. Em viagens curtas, leve apenas roupas que podem ser usadas com um ou dois pares de sapato.

Também é importante levar qualquer coisa que possa fazer com que o seu sono seja mais tranquilo, como seu travesseiro ou cobertor preferidos. Dormir fora de casa pode ser cansativo, mas em uma viagem de trabalho, descansar é essencial.

 

2. Faça uma checklist antes de partir

Faça uma checklist antes de partir

Se preparar com antecedência para uma viagem é sempre fundamental. E esse passo se torna ainda mais importante em uma viagem de negócios. Afinal, qualquer imprevisto como esquecer o passaporte ou o notebook em uma viagem de trabalho pode ser desastroso.

Para evitar qualquer esquecimento, faça uma checklist antes de sair de casa e confira se você tem tudo o que precisa em mãos, como documentação pessoal e de saúde. Além disso, cheque se todos os processos burocráticos estão em dia. Também não se esqueça do material necessário para você exercer sua função fora de casa, como notebook, celular e tablet.

 

 

3. Recarregue todos os eletrônicos antes de viajar

Computador, celular, tablet… Recarregue tudo o que você for precisar na noite anterior à viagem e coloque esses itens perto da sua carteira ou das chaves para que você não se esqueça de levá-los na bagagem de mão. Nunca se sabe quando o trabalho pode chamar.

 

4. Tenha foco no objetivo de sua viagem

Viajar a negócio não é a mesma coisa que viajar a turismo, como citamos no começo. Por isso, é importante ter em mente que você não está viajando para ficar passeando, conhecendo novos lugares, ou descansando. Apesar de sair da rotina em um lugar diferente, o que você vai fazer nessa viagem é negócio, trabalho. Por isso, é importante que o profissional em viagem tenha foco e seja dedicado na missão a qual ele foi enviado.

Isso, no entanto, não quer dizer que os passeios e o lazer estão proibidos. Só é importante lembrar, é claro, que a diversão deve acontecer fora do horário de trabalho.

 

5. Mantenha a postura profissional em todos os sentidos na sua viagem de negócios

Mantenha a postura profissional em todos os sentidos na sua viagem de negócios

Em uma viagem de negócios, é importante lembrar que você precisa estar disponível para a sua empresa sempre que precisarem. Por isso, se você separou um tempo do seu dia depois do horário de trabalho para conhecer as atrações da cidade em que você foi enviado, lembre-se sempre de manter o celular ligado e o notebook disponível para caso precisem de você em algum momento.

Justamente por ter de ficar alerta, é importante não consumir bebidas alcoólicas e estar sempre vestido adequadamente, de acordo com os costumes locais e, claro, de acordo com o cargo que exerce.

 

6. Faça contatos profissionais

Estar em um ambiente diferente, com pessoas diferentes, pode ser uma ótima oportunidade para você criar contatos profissionais. Aproveite o tempo que você terá em sua viagem de trabalho para apresentar o que você tem a oferecer a pessoas influentes e criar oportunidades para o futuro.

 

 7. Mantenha sempre contato com a família

Mantenha sempre contato com a família

Essa dica é especialmente importante para aqueles trabalhadores que viajam muito a negócios e passam pouco tempo em casa.

Conhecer novos lugares a trabalho constantemente parece divertido e interessante, mas é muito comum que profissionais que estão sempre na estrada se sintam solitários.

Apesar de ser bom para a carreira, crescimento pessoal e profissional, conhecer novos lugares e pessoas também causa esse gosto amargo de não ter quem a gente ama do nosso lado e esse sentimento pode facilmente atrapalhar o profissionalismo. Por isso, para se sentir melhor e sempre acolhido, nunca se esqueça de ligar para casa antes de dormir nessas viagens.

 

Tem viagens de negócios planejadas para os próximos meses? Então anote todas essas dicas e o sucesso será garantido.

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa