6 razões pelas quais todo brasileiro merece viajar

Hoje, 27/09, é comemorado o Dia Mundial do Turismo. Existem muitas razões para você arrumar suas malas agora e sair a viajar pelo mundo. Além da oportunidade de conhecer lugares incríveis, aprender uma nova língua e fazer amigos do mundo inteiro, viajar pode melhorar sua saúde mental e física.

Por isso, separamos algumas razões pelas quais todo brasileiro merece, precisa e deve viajar mais.

1. Autoconhecimento

Quando viajamos, principalmente sozinhos, nos permitimos explorar o desconhecido.

Sempre que vivenciamos novas experiências, aprendemos um pouco mais sobre nós mesmos. Aprendemos a testar nossos limites, inseguranças, paciência, gostos e assim, construímos uma nova parte de nós.

 

Não importa qual seja o destino, sempre que viajamos nos deparamos com algo que não faz parte da nossa rotina e nem nos acolhe em nossa zona de conforto. Por isso, somos desafiados a agir com uma intensidade que não nos é comum. Desta forma, descobrimos algo novo sobre nós.

 

Viajar é a forma mais agradável de conectar-se com o mundo, mas ao mesmo tempo com nós mesmos.

2. O novo é sempre melhor

Essa é uma linha de raciocínio muito comum: o novo é sempre melhor. Apesar de nos sentirmos extremamente confortáveis vivenciando aquilo que já conhecemos, experimentar o diferente sempre será construtivo. Mesmo que sua experiência seja ruim, você aprenderá algo novo em sua vida.

 

Infelizmente a maioria dos brasileiros pensa que ”a grama do vizinho é mais verde”, quando o assunto é a vida em outros países. Porém, nem sempre quando falamos sobre conhecer novos lugares, estamos insinuado que o certo é mudar-se da Bahia ou para o Japão. Às vezes uma viagem que fazemos para o interior do estado, pode nos ensinar algo novo que seja capaz de ampliar a nossa mente.

 

 

3. Conhecer o próprio país é conhecer a sua história

O Brasil é um dos países mais ricos em cultura do mundo todo. Do Norte ao Sul do país, encontramos hábitos, músicas, comidas, sotaques e belezas diferentes. Isso torna o Brasil extremamente fascinante!

Assim como qualquer lugar, nosso país tem erros e acertos. Porém, nada anula a importância de conhecer sobre a terra dourada. Lamentavelmente, ainda há quem critique a diversidade cultural abrigada em nosso território, sendo este um dos nossos principais atrativos e diferenciais.

Se todo brasileiro tivesse a oportunidade de fazer um tour pelo próprio país, saberíamos todos como zelar pela nossa pátria.

4. Conhecer outros países ajuda a ampliar a mente

Conhecer o próprio país pode ser uma experiência surpreendente, mas conhecer outros países também é essencial.

 

Sabemos que viajar para fora nem sempre é viável, porém, existem inúmeras maneiras de viajar por outras culturas. Por meio de livros, filmes, blogs e vários outros canais de acesso, você consegue aprender sobre culturas diferentes da sua.

 

Mas se a oportunidade de conhecer presencialmente outro país for lhe agraciada, agarre com força total! Além de você conhecer um lugar novo, você também terá contato com pessoas que não vivem a sua realidade, podendo assim trocar experiências e aprendizados.

 

Não existe jeito melhor de evoluir a nossa mente, do que aprender a colocar-se no lugar de outras pessoas.

 

5. Aprendemos a valorizar

Quando viajamos, ficamos longe da nossa casa e das pessoas que diariamente nos cercam. Estando distantes, sentimos saudade do que é normalmente nosso e assim damos um valor maior para aquilo que nos faz falta.

 

Mas também aprendemos a valorizar aquilo que não é nosso. Geralmente quando viajamos, buscamos ser mais cautelosos na terra de outras pessoas.

O ideal é que este costume seja inserido em nossa vida, podendo assim aplicar onde você mora. Afinal, o que você não faria em outra cidade, não há razão para fazer na sua.

 

6. Viajar faz bem

Quem diz que viajar faz bem para o corpo e a mente tem toda razão. Afinal, descansar, conhecer pessoas e vivenciar novas experiências proporciona sensação de bem-estar e ainda faz bem à saúde. Independente de ser uma viagem de férias ou de um curto feriado, a experiência sempre trará pontos positivos.

 

Viajar aumenta a criatividade, alivia o estresse, proporciona novas experiências, estimula novas habilidades, incentiva o autoconhecimento, cria vínculos com quem te acompanha, melhora o sono, faz bem à saúde e aumenta a expectativa de do ser humano.

Além disso, ao viajar você acumula uma série de histórias incríveis pra guardar na memória para sempre.

 

O SBTUR acredita que viajar faz bem e que todo brasileiro merece viajar. E você? Viaje todos os anos com o SBTUR!

 


 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa