Como planejar uma viagem internacional com os amigos?

Viajar com os amigos soa como uma boa oportunidade para viver experiências incríveis. Mas organizar uma viagem com a galera requer alguns cuidados muito importantes. Principalmente tratando-se do planejamento de uma viagem internacional. Aprenda neste post a planejar a sua viagem pro exterior com seus amigos.

Viajar para o exterior não é algo tão simples como cruzar o Brasil. Há diversos cuidados a serem tomados para garantir a segurança e evitar problemas no território estrangeiro.

 

Quem? Onde? Quando? Como?

 

Destinos para viagem internacional
Destinos para viagem internacional

 

Claro que todos gostam de pensar em viajar pelo mundo, mas não comece a planejar até que o básico esteja decidido e todos estejam comprometidos. Não é preciso que seja exato. Por exemplo, você pode decidir em que nas férias de julho 6 adultos estarão disponíveis para viajar de avião para algum lugar dos Estados Unidos durante duas semanas.

Já é um bom começo!

Saber quem realmente está comprometido é ideal para que a divisão de despesas comece. Decidir o destino juntos é fundamental para que todos estejam de acordo com o roteiro da viagem. Optar pelo melhor momento para viajar é uma tarefa que precisará de mais cuidado para alinhar datas disponíveis para todos. E como vocês viajarão dependerá da escolha do destino e do trajeto a ser feito.

 

Passaporte e visto

Nem todos os países do mundo exigem visto, porém o passaporte é requisito básico para o viajante sair do país. Cada nação adota critérios próprios para liberar o acesso e permanência de estrangeiros e quem viaja deve necessariamente se inteirar destas particularidades. Para os turistas, as regras costumam ser mais flexíveis. Confirmada a necessidade de tirar o visto, procure a Embaixada ou Consulado do país específico para providenciar a emissão do documento.

Já o passaporte é item obrigatório para realizar uma viagem internacional. Ele identifica a nacionalidade do portador e assegura reconhecimento legal em qualquer lugar do mundo. Para tirá-lo, é preciso preencher um formulário no site da Polícia Federal e pagar uma determinada taxa. Em seguida, o requerente deve levar uma série de documentos à unidade da PF indicada no cadastro, o que pode inclusive exigir agendamento prévio. A partir daí é só aguardar o prazo final para retirá-lo.

 

Vacinas

 

vacina para viagem internacional
Dependendo do destino, é necessário vacinar-se para realizar uma viagem internacional

 

Existem alguns países em que os estrangeiros precisam tomar vacinas para desembarcar, e se você não estiver com seu cartão em dia, sua entrada é simplesmente negada no momento de sua chegada.

Por isso, certifique-se de tomar todas as vacinas solicitadas, tanto para garantir sua própria saúde como para não espalhar vírus de seu país de origem por outros lugares. É importante não deixar essa tarefa para a última hora, pois as vacinas podem causar alguns efeitos colaterais, além de possuírem prazos para a garantia de que o indivíduo esteja 100% imune.

Para saber quais países exigem e quais vacinas tomar o ideal é sempre consultar o site da Anvisa.

 

Planejamento financeiro para viagem internacional

Não definir um orçamento é a maneira perfeita para começar uma discussão durante as férias. É importante lembrar que tratando-se de uma viagem internacional é necessário prestar atenção em relação a moeda do destino a ser visitado. Sempre há dúvidas sobre a moeda que devemos levar. A resposta é que não importa para onde você vá: é sempre bom ter um pouco de dinheiro vivo e levar o cartão de crédito também.

Se possível, saia do Brasil com a moeda já trocada para pagar apenas uma taxa de câmbio. Comprando dólares e fazendo a conversão pela moeda corrente do país de destino, você vai pagar o lucro de outra agência de câmbio e correrá o risco de receber notas falsas. Caso precise fazer a operação lá fora, opte pelos bancos estrangeiros.

Planejar financeiramente uma viagem é uma tarefa que parece árdua. Mas existem inúmeros meios de tornar essa missão mais fácil.

 

 

O planejamento é essencial para conseguir viajar sem ter muito dinheiro no bolso e na conta. Viajar não é de graça, nós sabemos. Mas isso também não quer dizer que seja impossível conseguir os recursos necessários para fazer aquela tão sonhada viagem!

 

Como guardar dinheiro para uma viagem internacional?

 

Planejamento financeiro para viagem internacional
Planejamento financeiro para viagem internacional

 

Sabe quando o principal obstáculo para viajar é a falta de dinheiro? Então, este problema é mais fácil de solucionar do que parece. Economizar para viajar requer muita disciplina e organização. É preciso pensar que todos os cortes e esforços que você está fazendo agora se tornarão lindos dias de viagem!

Não deixe que a falta de dinheiro ou de planejamento adie a viagem dos seus sonhos. Viajar faz bem e todo brasileiro merece viajar, principalmente você e seus amigos!

 

Guia: Aprenda e economizar em 6 passos

 

Este material foi escrito por especialistas apaixonados por viagens, que encontraram um jeito fácil de viajar todos os anos sem apertos. Baixe grátis o guia “Aprenda a economizar para viajar em 6 passos” e prepare-se para começar a viajar todos os anos!

 

Roteiro

Fazer um roteiro com os principais locais em que se deseja fazer uma visita é essencial. Ao chegar em um país onde você jamais esteve, pedir informações e se localizar na cidade de destino pode ser algo bastante complicado, principalmente se você não for fluente na língua local.

Mas nada pode ser melhor do que a opinião de moradores da própria cidade para guia você! Para isso existem aplicativos como o Nativoo, que ajuda você a montar seu roteiro de viagem de acordo com a opinião de moradores do seu destino.

 

Viajar com amigos

 

viagem internacional com amigos
Viagem internacional com os amigos, um teste de amizade!

 

Viajar é na maioria das vezes um momento muito especial, mas viajar com amigos tende a ser uma experiência memorável. Mas assim como pode ser inesquecível positivamente, também pode ser um verdadeiro teste de amizade, afinal, é um período de convivência em um lugar diferente e é completamente normal que as coisas possam acontecer de forma surpreendente.

 

Tags

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa