Apaixonado pela natureza? Conheça as mais inusitadas cachoeiras do mundo!

Para os amantes da natureza, as cachoeiras são grandes atrativos quando se trata de escolher o destino da próxima viagem. A união entre o verde, a água e a beleza de estar em um local repleto de natureza faz com que muitas viagens sejam inesquecíveis.

E para tornar a sua viagem ainda mais incrível, separamos uma lista de cachoeiras inusitadas espalhadas por todo o mundo para você conhecer.

Confira:

1. Cachoeira de sangue – Antártica

Em meio às geleiras branquinhas da Antártica, a água escura cor de sangue impacta à primeira vista. A Cachoeira de Sangue, como é conhecida, fica no vale de McMurdo e a água sai da geleira de Taylor em direção ao lago Bonney.

A cor avermelhada, apesar de parecer sangue, nada mais é do que ferrugem. Esse fenômeno acontece no gelo porque logo abaixo da cachoeira existe um lago subterrâneo de dois milhões de anos e que é rico em ferro.

 

 

2. Cachoeira Rabo de Cavalo – Estados Unidos

A Cachoeira Rabo de Cavalo fica no Parque Yosemite, na Califórnia. Ela só pode ser vista durante o inverno e a primavera do hemisfério Norte e tem uma aparência peculiar: nas duas últimas semanas de fevereiro, a queda d’água fica parecendo uma cachoeira de fogo. E não é lava que há ali. Essa aparência curiosa se dá por causa do ângulo de incidência do sol nela no fim da tarde. A angulação perfeita dos raios avermelhados dá um efeito de lava na água.

 

3. Cachoeira embaixo do mar – Maurício

Cachoeiras, tecnicamente, não podem existir debaixo d’água, afinal, elas são quedas d’água. Mas a ilusão de ótica criada nessa porção do mar em Maurício faz parecer com que exista uma embaixo do mar. Isso porque há um grande desnível na areia, de uma plataforma superficial para uma bem mais funda. Essa condição faz com que tenhamos a sensação de que a água do mar está sendo sugada para o fundo do oceano.

Além de a aparência ser assustadora, é melhor não chegar perto do buraco para nadar ou mergulhar. De qualquer forma, o espetáculo é incrível para ser apreciado.

 

4. Pamukkale – Turquia

Pamukkale, em turco, significa “castelo de algodão”. Dá para entender o nome ao olhar para essas pequenas quedas d’água que despejam em “terraços” de travertino, que é uma rocha calcária.

A estrutura dessa cachoeira é bem baixa, com 1,60 m de altura nas partes mais altas e 600 m de largura, distribuídos em espécies de degraus que criam a superfície perfeita para banhos. Inclusive, este local é usado para essa finalidade há séculos, desde a época dos gregos antigos.

Vale lembrar que as piscinas formadas na Pamukkale são termais e possuem propriedades de cura, tornando o local um ponto muito procurado por turistas de todo o mundo.

 

5. Salto Yucumã – Brasil (RS)

Para abrir o time de cachoeiras inusitadas no Brasil apresentamos o Salto Yucumã, curioso principalmente pelo seu comprimento: são dois incríveis quilômetros com várias quedas d’água, uma do lado da outra.

Essa cachoeira fica na pequena cidade gaúcha de Derrubadas, e é dividida com a Argentina. Os melhores meses para visitá-la e apreciar as quedas cheias são os meses de novembro a abril. Lá, você ainda pode aproveitar as trilhas do parque em que o salto está localizado.

 

6. Cachoeira do Tabuleiro – Brasil (MG)

A Cachoeira do Tabuleiro já foi considerada a cachoeira mais bonita do país. Ela fica localizada na cidade mineira de Conceição do Mato Dentro e é a queda d’água mais alta de Minas Gerais: são 280 metros de altura, o que equivale a um prédio de 91 andares. Incrível, não é?

Além de tudo, há quem diga que as rochas do topo dessa queda formam um coração, deixando o espetáculo da natureza ainda mais bonito.

 

 7. Cachoeira de Santa Bárbara – Brasil (GO)

Difícil é encontrar uma cachoeira com as águas tão azuis e cristalinas como a de Santa Bárbara. Aliás, são essas as características que mais chamam atenção nessa queda d’água. Entre tantas cachoeiras maravilhosas da Chapada dos Veadeiros, essa é considerada uma das mais belas. Já dá para imaginar o que esse pedaço do cerrado brasileiro nos reserva.

A cachoeira fica dentro da Comunidade Kalunga. Depois da viagem de carro para chegar lá, os visitantes ainda caminham 6 km nas trilhas da região, podendo conhecer um pouco mais a vegetação local.

 

8. Cachoeira do Buracão – Brasil (BA)

O que chama atenção na Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina, são os grandes cânions de cores avermelhadas que formam as quedas d’água.

É possível nadar no rio que se forma abaixo da queda e ainda admirar as belezas do cânion, que faz com que tenhamos a sensação de estarmos nadando em uma caverna.

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa