Guia de Escapadas #4: viagens de carro saindo de Curitiba

A capital do Paraná está em uma localização privilegiada, principalmente quando se trata em fazer viagens de carro para cidades grandes, históricas, litorâneas… Todos os tipos de destinos estão próximos de Curitiba e próximos de você.

Se você quer dar uma escapada do caos da capital paranaense e curtir lugares diferentes, este texto é para você:

 

1. De Curitiba a Antonina, Paraná

A cidade de Antonina fica a apenas 83 km da capital paranaense, o que dá cerca de 1h20 de viagem de carro. O local reúne todos os atrativos e os charmes de uma cidade litorânea e histórica. Lá, você encontra atrações bucólicas, casarios coloniais bem preservados, museus e teatros de diversos estilos e gêneros.

Além de todos os atrativos “urbanos”, o turista que visitar Antonina ainda pode aproveitar o litoral paraense a menos de duas horas da capital. A Ponta da Pita, por exemplo, é a praia mais visitada do local. Além da natureza, a área é repleta de restaurantes e lanchonetes.

 

2. Roteiro do Vinho, região de Curitiba

Se você não tem tempo ou não quer se hospedar fora de casa em Curitiba, uma das opções de viagens de carro saindo da capital é fazer o Roteiro do Vinho. O passeio pode ser feito em 16 km ou 30 km e é formado através de uma parceria entre as vinícolas das cidades vizinhas: São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Piraquara e Campo Largo.

Algumas dessas paradas oferecem almoço aos fins de semana. Vale a pena checar quais são os estabelecimentos que estarão abertos no dia de sua viagem.

Além de conhecer as vinícolas e aproveitar a gastronomia local, o passeio conta com visitas guiadas por um enólogo.

4. De Curitiba à Ilha do Mel, Paraná

Bem pertinho da Curitiba, a Ilha do Mel é, literalmente, um local de refúgio. Lá não entra carro. Para chegar até o local você vai precisar viajar os 100 km até Pontal do Paraná e pegar um barco até a Ilha. Todo o trajeto costuma ser feito em aproximadamente duas horas.

Fortaleza, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas são as vilas que compõem a Ilha. Localizados em uma área de preservação natural, os 25 km de praias podem ser usados para fugir da cidade grande, já que grande parte dessa extensão costuma ser deserta.

Na Ilha do Mel não há com o que se preocupar. Não há ruas, estradas, prédios… Apenas trilhas, areia e mar.

 

5. De Curitiba ao Canyon Guartelá, Paraná

O Canyon Guartelá é o 6º maior canyon do mundo e o único que ainda possui vegetação nativa. Ele fica localizado na cidade de Tibagi, a 208 km de Curitiba.

O local, que também é um parque de preservação natural, oferece atividades como rafting, caiaque, trilhas, rapel e cavalgadas. Você pode aproveitar tudo isso em uma de suas viagens de carro que pode durar apenas três horinhas.

 

6. De Curitiba a São Francisco do Sul, Santa Catarina

São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Já dá pra imaginar o tanto de história que esse município tem para contar, não é? A pouco mais de 170 km de Curitiba, “São Chico”, como é conhecida, deve ser inserida em suas viagens de carro. Lá, você pode conferir o centrinho histórico que conta com a majestosa igreja matriz, construída por escravos em 1699.

Além da arquitetura portuguesa histórica, quem visitar São Francisco do Sul pode ainda aproveitar as belezas litorâneas de cidade. Percorra a orla que margeia a Baía de Babitonga até o Museu Nacional do Mar – o único do Brasil. Ao todo, 60 embarcações estão expostas lá para o deleite dos visitantes.

As principais praias para curtir o sol e o mar de lá são a Enseada, Prainha, Capri e a Praia do Forte, cada uma com características específicas e que agradam todo o tipo de público.

 

7. De Curitiba a São Paulo

As duas capitais dos estados vizinhos estão separadas por 400 km, ou cinco horas de viagem. Apesar de ser uma capital, Curitiba é bem menor que São Paulo e por isso pode ser uma boa ideia dar uma escapada de carro até lá e conferir as atrações da Pauliceia.

Difícil é escolher entre as milhares de coisas para fazer lá. Você pode separar um dia para visitar os museus de seus temas favoritos, os parques, ou até mesmo dar uma volta pela cidade para apreciar a selva de pedras.

Já durante a noite, opções de lazer é o que não faltam. Baladas, bares e a Rua Augusta – local onde está concentrado vários desses estabelecimentos – estão à sua espera.

 

E vale lembrar: para ganhar um automóvel e fazer todas essas viagens de carro, não se esqueça de indicar um amigo para ser um cliente SBTUR e concorrer a um carro 0 km!

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa