Dirigir no exterior: posso usar minha carteira de motorista brasileira?

Alugar um carro no seu destino de férias pode ser uma boa opção para ter mais liberdade na locomoção, explorar a cidade e dirigir no exterior. A locação de carro é especialmente rentável para quem for viajar com a família. Além de economizar dinheiro com passagens de trem e de ônibus, dirigir um carro na cidade que você está visitando pode economizar muito tempo.

Essas vantagens fazem com que uma das maiores dúvidas de quem viaja para o exterior seja a respeito de como dirigir em um país diferente: é necessária uma documentação específica para se locomover dentro das leis de trânsito locais?

Dirigir no exterior

Em alguns países, a própria carteira de motorista brasileira é aceita pelas autoridades quando o estrangeiro está a turismo. Em outros, contudo, é necessária uma documentação específica, a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida no Brasil e válida no exterior. Essas duas alternativas, além de documento de identificação e documentação do veículo, seja ele alugado ou próprio, são adotadas de diferentes formas por cada país.

Para você se preparar melhor, vamos apresentar qual é a documentação necessário em cada situação e lugar:

América do Sul

A carteira de habilitação brasileira é aceita nos seguintes países da América do Sul:

1. Argentina
2. Peru
3. Uruguai
4. Paraguai

Nos outros países, o condutor precisa ter a Permissão Internacional para Dirigir. Essa permissão é emitida em vários idiomas, pelo próprio Detran do Brasil.

Para conseguir essa habilitação internacional, basta ir até o Detran ou a um Centro de Formação de Condutores mais próximo. Geralmente, os documentos necessários para dar entrada no processo são o RG, CNH válida e comprovante de residência. É exigido também o pagamento de uma taxa que pode variar entre R$ 45 a R$ 250, dependendo do estado. A PID tem a mesma validade impressa na CNH, sendo aceita no destino quando apresentada com carteira de motorista.

Os países da América do Sul do Mercosul exigem a Carta Verde, seguro obrigatório adquirido em seguradoras brasileiras.
Dirigir no exterior: posso usar minha carteira de motorista brasileira?

 

América do Norte

Em alguns estados dos Estados Unidos e do Canadá é possível dirigir apenas com a CNH brasileira. Porém, como a regra é alterada de estado para estado, recomenda-se a emissão de uma PID antes de visitar esses países, caso a sua intenção seja alugar um carro por lá. Até mesmo dentro dos estados que aceitam a CNH brasileira, a regra pode variar e pode ser exigida uma Permissão Internacional para Dirigir caso um policial te aborde em alguma rodovia.

Isso acontece porque alguns oficiais alegam não conhecer ou não entender o que está escrito na CNH, não podendo checar a validade do documento. Para evitar problemas durante a viagem, vale emitir a PID e apresentá-la juntamente com a CNH.

 

 

Europa

No continente europeu, a situação é parecida com a da América do Norte. Em alguns países, a PID não é exigida, mas mesmo com as regras únicas da União Europeia, alguns países do bloco exigem a apresentação do documento na locadora de carro, antes do veículo ser retirado. Um exemplo disso é a Alemanha.

Outro país europeu peculiar é o Reino Unido. Apesar de a apresentação da PID não ser obrigatória para dirigir lá, é importante que o turista brasileiro preste muita atenção ao pegar o volante na terra da rainha: lá, a mão das vias é contrária à nossa. Ou seja: o volante fica à direita e os veículos seguem a mão da direção pela esquerda.

Independente das especificidades das leis de cada país, ter uma Permissão Internacional para Dirigir é útil ao alugar o carro. Você pode encontrar locadores que evitam liberar o veículo a turistas que não a tenham. Portanto, a dica é: previna-se sempre para não ter dor de cabeça fora de casa.

Lembre-se de pesquisar as normas do seu destino, como limites de velocidade, idade mínima para alugar um carro, etc. Procurar saber quais são as legislações de trânsito do destino e os hábitos dos motoristas para dirigir no exterior.

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa