8 dicas para a sua primeira viagem de avião

Até há pouco tempo, viajar de avião era item de luxo. Felizmente, os preços das passagens ficaram mais acessíveis nos últimos anos, o que tem permitido que mais pessoas realizem sua primeira viagem de avião – e esse pode ser o seu caso!

Se for, é provável que você esteja apreensivo e cheio de dúvidas, não é mesmo? Por isso, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a viver essa experiência deliciosa que é uma das maneiras mais seguras, rápidas e confortáveis de chegar até o seu destino.

Confira:

1. Mantenha a calma em sua primeira viagem de avião

É comum que os passageiros que nunca viajaram de avião tenham medo da aeronave cair. Quando estamos presos ao chão, temos uma “falsa” sensação de segurança. Dizemos falsa porque o avião é um dos meios de transporte mais seguros que existem.

Ficar tenso e nervoso pode ser inevitável, mas só vai atrapalhar uma das experiências mais bacanas que você pode ter: voar. Então, tente manter a calma sempre que possível.

2. Verifique se está com todos os documentos antes de sair de casa

Para embarcar em sua primeira viagem de avião, é necessário apresentar um documento de identidade junto ao cartão de embarque. Caso contrário, você não poderá embarcar. Por isso, é muito importante verificar se está com tudo em mãos antes de ir ao aeroporto.

Se a sua viagem for internacional, certifique-se também se está com o passaporte e outros documentos que possam ser solicitados na imigração.

documentos

3. Coloque o que for precisar na bagagem de mão

Se o seu voo for muito longo, é interessante levar alguns objetos em sua bagagem de mão, como itens de necessidade e outros para passar o tempo.

Vale lembrar que as companhias aéreas também têm regras em relação às bagagens que não são despachadas. Um exemplo é que não podem ser levados líquidos e objetos pontiagudos à cabine.

4. Lembre-se do limite de peso de bagagem

Todas as companhias aéreas tem um limite de peso de bagagem estabelecido para passageiros. Verifique no site delas ou pergunte para o seu agente de viagens qual é esse valor e, ao ter conhecimento dele, verifique se o peso das suas malas está de acordo.

Se você perceber que elas estão mais pesadas, retire o que não for essencial.

malas

5. Garanta o seu conforto

Em voos de classe econômica, as poltronas costumam não reclinar como as de ônibus e o espaço para as pernas também não é muito grande. Para compensar esses “desconfortos”, viaje sempre com roupas e sapatos que te deixem bem.

Outro “inconveniente” é o ar condicionado do avião, que pode ser muito gelado para o seu gosto. Por isso, não deixe de incluir uma blusa em sua bagagem de mão.

6. Atenção com as instruções de segurança

Antes do avião decolar, os comissários de bordo repassam as instruções de segurança que são apresentadas em uma cartilha, disponível em todas as poltronas. É muito importante prestar atenção na explicação deles. Em caso de emergência, todas elas podem te ajudar a ficar mais calmo e até a não se machucar.

cinto

7. Pressão

Por causa da altitude, alguns passageiros podem sentir uma pressão na cabeça e com mais força nos ouvidos. Uma boa e simples maneira de amenizar a sensação é mascando chicletes. Em situações mais graves, essa pressão pode causar tonturas e desmaios. Se você sentir que não está bem, chame um comissário de bordo para te ajudar. Eles estão no avião também para isso.

8. Cuidado com o horário das escalas

Dependendo do voo que você pegar, vai haver uma ou mais escalas, que é quando o avião desce em um aeroporto no meio do caminho para deixar ou pegar mais passageiros. Se você for descer em uma das escalas para pegar outro voo, preste atenção nos horários e esteja no portão de embarque de seu próximo voo com antecedência.

painel

 

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa