Brasil: destinos nacionais para conhecer mês a mês

A grana está curta, mas a vontade de viajar só aumenta? Talvez seja a hora de focar em destinos nacionais para a sua próxima viagem.

Para ajudar você nessa escolha, selecionamos dicas de como evitar preços altos, cidades lotadas de turistas e mau tempo nos principais destinos turísticos brasileiros e indicamos a melhor época para conhecer cada região.

Passagens aéreas promocionais

Mesmo que o dólar tenha se mantido com valores mais baixos – e a libra mais ainda, após o Brexit –, ainda está caro investir em longas viagens para o exterior.

A boa notícia é que, analisando o mercado de viagens, é possível perceber uma tentativa das empresas de baixarem os preços de passagens ou de pacotes de viagens, principalmente para destinos nacionais. Pasme: viajar está mais barato do que no ano passado!

 

Destinos nacionais - Passagens aéreas promocionais

 

A companhias aéreas são as mais afetadas pela queda de vendas e são elas as que mais baixam os preços. Quando as férias de verão ou inverno vão chegando e os aviões estão com poucos assentos vendidos, começam as promoções.

É complicado aguardar até o último minuto, mas vale a pena: você pode conseguir muitas barbadas assim.

Economize: fuja da alta temporada

Segundo a pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem de julho de 2016, feita pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo, os brasileiros querem pagar menos por suas viagens e, na tentativa de poupar, pretendem viajar para destinos nacionais.

Para driblar as multidões e afastar os altos preços, a dica é ter datas e horários flexíveis para suas viagens.

Comprar as passagens no período de férias ou feriados pode levar você a pagar tarifas de alta temporada, encontrar os pontos turísticos lotados de turistas, além de, muitas vezes, os períodos de férias não fecharem com a melhor época para visitar determinadas cidades.

 

Destinos Nacionais - Cristo Redentor

 

Se você tiver flexibilidade para tirar seus dias de folga, não pense duas vezes. Pesquise os lugares que você quer conhecer no Brasil e no resto do mundo. Confira qual o mês mais barato para viajar para o destino escolhido. A economia com os gastos da viagem será grande!

Tenha sempre em mente que você é o grande responsável por fazer a sua viagem mais econômica. Estude bem cada um dos destinos nacionais de sua preferência e faça detalhadamente o orçamento da sua viagem. Com bom planejamento sobre a melhor época para ir, onde ficar, onde comer e quais passeios fazer, é possível economizar.

Melhor época para conhecer os destinos nacionais

Claro que quando a grana é curta, é normal ficarmos mais inseguros em relação a investir ou não em viagens. Mas fique tranquilo, suas férias podem ser aproveitadas em destinos nacionais muito bacanas e mais próximos a você! Confira as dicas, mês a mês!

 

Virada do ano e janeiro: litoral baiano

Programe-se para passar o Ano-Novo em destinos como Salvador, ou no litoral sul da Bahia, como Porto Seguro. Especialmente nas praias de Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Muito desejadas na época do carnaval, essas cidades tendem a ser mais tranquilas na virada do ano e se mantêm até o mês de março com um número razoável de visitantes e com tempo firme. Já a partir de abril, o índice pluviométrico aumenta e as chuvas podem ofuscar um pouco as belezas da região.

 

Destinos nacionais - Litoral Norte da Bahia
Litoral Norte da Bahia

Carnaval: Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília

Se você quer curtir o agito do Carnaval e não quer gastar muito, a ideia é ficar pelas capitais mesmo e curtir os Carnavais de Rua. Algumas cidades vêm retomando esse costume, como Belo Horizonte e Porto Alegre, e se destacando nos últimos anos com festerês divertidos e gratuitos.

 

Destinos nacionais - Carnaval de rua de Porto Alegre
Carnaval de rua de Porto Alegre

 

Brasília é um destino interessante também, pois suas atrações se mantém abertas o ano inteiro. Sua proximidade com a Chapada dos Veadeiros faz brilhar os olhos dos viajantes que querem mais sossego durante o feriado.

Na linha de Carnaval mais tranquilo, aproveite destinos que não envolvam o litoral brasileiro. Digamos que o grande agregador de festas pelo Brasil.

Fevereiro, Pós-Carnaval e março: Nordeste e Santa Catarina

No pós-Carnaval quase todos os preços baixam e fica muito mais fácil aproveitar a época sem chuvas no Nordeste brasileiro. Aproveite para conhecer as badaladas praias de Porto de Galinhas, Maragogi, Maceió, Praia do Forte e Praia da Pipa.

Em Santa Catarina no pós-carnaval e em março, as diárias caem quase pela metade. Aproveite para conhecer com calma o município de Governador Celso Ramos, repleto de prainhas lindas, as praias de Floripa e a paradisíaca Ilha do Campeche, e as mais ao sul, como a Praia do Rosa, Garopaba e a Praia do Silveira. A partir de abril o tempo já começa a ficar mais frio e a possibilidade de chuvas no litoral catarinense aumenta.

 

Destinos nacionais - Governador Celso Ramos
Governador Celso Ramos

Abril, maio e junho: Serras

Com o friozinho se aproximando e uma temperatura boa para visitar as atrações das cidades ou fazer trilhas pelos Parques Nacionais, as Serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro prometem preços em conta e lotação mínima.

 

Destinos nacionais - Pórtico de Gramado/RS
Pórtico de Gramado/RS

 

Tome cuidado com feriados, como a Páscoa, e com o dia dos namorados, em junho. As cidades serranas lotam de turistas atrás de chocolates e de finais de semana românticos.

Abril a Setembro: Bonito, Jardim e Pantanal

Considere conhecer os destinos nacionais de Bonito e Jardim entre abril e setembro. A época é de estação seca, com temperatura por volta dos 23°C, porém com águas límpidas e perfeitas para mergulho e flutuação. Sem dúvida os preços aumentam entre julho e agosto, então prefira abril, maio, junho e setembro.

 

Destinos nacionais - Bonito
Bonito/MS

 

Entre dezembro e março, ocorre a estação chuvosa, com temperaturas elevadas, porém com água mais turva e com menos peixes. O Pantanal, maior área alagadiça do mundo e um dos ecossistemas mais ricos do planeta, fica a aproximadamente 150 km de Bonito e garante um passeio incrível nessa mesma época, quando as chuvas são escassas, e a temperatura, mais amena.

Abril a junho: litorais de São Paulo e Rio de Janeiro

Apesar de ser um trecho muito chuvoso, o litoral sul do Rio e o litoral norte de São Paulo são belos exemplares das praias da região Sudeste e que podem ser conhecidos com menos risco de chuva entre maio e junho. Paraty e Trindade estão nessa lista, assim como Angra dos Reis e Ilhabela.

 

Destinos nacionais - Paraty
Paraty

Maio a setembro: Chapadas

Em todas as épocas do ano, as Chapadas – das Mesas, Diamantina, dos Guimarães e dos Veadeiros – têm encantos diferentes. Na estação mais chuvosa, entre novembro a março, a vegetação é mais verde e as cachoeiras são mais robustas, devido à grande quantidade de água proveniente das chuvas, porém não são tão límpidas e de fácil acesso como na época seca.

 

Destinos nacionais - Chapada Diamantina
Chapada Diamantina

 

Para conhecer no período de seca e de temperaturas amenas, considere programar sua viagem entre maio e outubro. Conte até mesmo com os períodos de férias, pois o ecoturismo nessas regiões não inflaciona tanto entre julho e agosto.

Junho, setembro e outubro: Amazônia

Antes de tudo, é importante saber que a Amazônia muda completamente suas paisagens no verão e no inverno. Por aqui, as estações são definidas apenas como épocas de cheia ou de estiagem, não necessariamente vinculadas a solstícios ou equinócios.

 

Destinos nacionais - Alter do Chão
Alter do Chão

 

A estação seca, que vai de agosto a dezembro – melhor época para conhecer as praias de Alter do Chão. O inverno é a estação chuvosa, que vai aproximadamente de janeiro a julho. Nessa época, o nível dos rios se altera em até sete metros. Para fugir dos turistas estrangeiros e das férias escolares da região, evite marcar sua viagem para julho ou agosto.

Julho e Agosto: Lençóis Maranhenses, cidades históricas de Minas e Foz do Iguaçú

Nessa época, para viajar a qualquer cidade, prepare os bolsos e a paciência! Por ser período de férias no país, todos os destinos nacionais sobem seus preços entre julho e agosto.

O que você pode fazer é evitar determinadas regiões e tentar planejar ao máximo sua viagem para já ir sabendo o que cabe no seu bolso.

 

Destinos nacionais - Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses

 

Se a preocupação não é tanto com a grana, aproveite para ir aos Lençóis Maranhenses, onde, além da alta temporada. As belezas naturais estarão em seu auge. se aventure pelos vilarejos e cidades históricas de Minas Gerais; ou por Foz do Iguaçu, destino que vale a pena conhecer em qualquer época do ano, mas que no inverno tem suas cataratas mais definidas.

Se você prefere encontrar as quedas d’água com muito volume de água, vá no verão.

Agosto, setembro e outubro: Fernando de Noronha

Fernando de Noronha tem uma peculiaridade: dividida em duas costas, a ilha tem o mar de dentro, voltado para o Brasil, e o mar de fora, voltado para a África, e cada praia muda suas características conforme a época do ano.

Para a prática de surf, prefira ir de dezembro a março, quando o mar de dentro está mais agitado. Para conhecer a Fernando de Noronha dos postais, mesmo não sendo a época mais barata para isso. Considere viajar entre abril e setembro ou outubro, período de seca e ideal para mergulhos.

 

Destinos nacionais - Fernando de Noronha
Fernando de Noronha

 

Para viajar com economia, prefira a época de chuvas, entre março e julho, quando é possível admirar o contraste do verde da vegetação com o azul das águas. Pode valer a pena arriscar pegar uns dias nublados por uns descontos em acomodação e passagens aéreas promocionais.

Setembro a dezembro: Alter do Chão, praias do Nordeste e de Santa Catarina

Melhor época para conhecer as prainhas amazônicas, em especial Alter do Chão, vila banhada pelo rio Tapajós. Por aqui as águas baixam, deixando à vista a Ilha do Amor, diversas beiras de praia e pontas de areia.

O litoral nordestino também tem um nível de precipitação mais baixo nessa época e os hotéis e pousadas oferecem diárias com preços mais acessíveis. Conheça as praias próximas a Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Porto Seguro, e descubra paraísos como São Miguel dos Milages (AL), Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI), Praia dos Carneiros (PE) e Praia do Espelho (BA).

Basta subir a temperatura no litoral catarinense que a estrada BR-101 já tem fluxo constante em direção às praias. Tome cuidado com feriados e viaje tranquilo para paraísos como Guarda do Embaú, Joaquina, Lagoinha do Leste e Bombinhas.

 

Destinos nacionais - Bombinhas
Bombinhas

 

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa