Como fazer um roteiro de viagem

Planejar um itinerário com antecedência pode garantir economia, segurança e praticidade em sua viagem. E esse roteiro de viagem não precisa ser complicado. De forma simples, é possível elaborar um plano de viagem para você ou para todo o grupo de pessoas que vai viajar com você. E assim chegar ao destino com tudo organizado, dentro do tempo e sem gastos excessivos.

 

Quer saber como fazer isso? Então confira esse passo a passo para organizar esse roteiro de viagem! Depois, é só embarcar com tudo pronto para férias inesquecíveis.

 

Passo 1: orçamento do roteiro de viagem

 orçamento do roteiro de viagem

É com a definição do orçamento que você vai decidir os destinos e hospedagens de maneira mais tranquila e assertiva. Se você já tem uma poupança recheada destinada apenas para a sua viagem, essa etapa fica ainda mais fácil. Se você ainda não tem um dinheiro para isso, é necessário pensar com mais cuidado.

 

Lembre-se sempre que é melhor economizar dinheiro e fazer uma viagem mais tranquila do que esbanjar e ter de volta várias dívidas. Sendo assim, analise o que você tem em conta e o quanto você pode gastar nessa viagem.

 

Passo 2: duração e destino da viagem

Com o dinheiro para a viagem contado, você já pode passar para o segundo passo, que é definir quantos dias você vai ficar e qual é o destino da viagem.

Analise o local da viagem

A duração da sua viagem precisará levar em conta, além do orçamento, a sua disponibilidade de dias de folgas. Assim como a das pessoas que vão viajar com você. Quanto ao dinheiro que você vai gastar, existem ferramentas que podem te ajudar a fazer a escolha certa de acordo com o que você tem em mãos, como o Quanto Custa Viajar. Neste site, você consegue estimar quanto vai gastar com hospedagem, alimentação, locomoção e passagem em cada cidade.

Com esses dados, tente definir quanto você vai gastar por dia na viagem. Com essa quantia apresentada em seu plano, fica mais fácil se programar. Se um dia você gastar menos que o planejado, o dia seguinte pode ter uma folga. Esse balanço financeiro é importante para manter o plano de viagem eficiente até o final.

 

Passo 3: hospedagem e passagens

hospedagem e passagens

Para garantir os melhores negócios na compra de passagens e reservas de hotel, conte com os agentes de viagem da SBTUR. Com uma ajuda especializada, além de garantir os melhores preços, você evita imprevistos de passagens erradas ou reservas não efetuadas. Um planejamento mal feito pode gerar muita dor de cabeça quando você chegar ao destino.

Agora que você já escolheu o seu destino, já comprou as passagens e já reservou o hotel, é hora de fazer o seu roteiro!

 

Passo 4: Defina os passeios

Não é difícil escolher um lugar onde haja muitas atrações, mas nem sempre você vai ter o dinheiro ou o tempo para ver todas. Por isso, antes de embarcar, pesquise sobre o seu destino e faça uma lista de todos os lugares que você acha interessante e queira visitar. Ao finalizar a lista, elimine todos os pontos turísticos que sejam muito parecidos. Por exemplo: a cidade tem 10 cachoeiras incríveis? Escolha duas ou três para o seu roteiro. Se você não gosta de mergulhar, aquele passeio que todo mundo vai para ver os tubarões pode não ser interessante, mesmo que todo mundo diga que é incrível. Use o bom senso e veja o que se encaixa no seu perfil ou no perfil de quem vai estar com você. Ao montar um itinerário, menos lugares podem significar experiências mais marcantes.

 

Passo 5: Organize os horários

Organize os horários

Escolhidos os passeios, é hora de separá-los entre as horas do dia. Antes de fazer isso lembre-se de checar os horários de funcionamento das atrações. Se você considerar apenas a sua conveniência, pode dar de cara com aquele lugar incrível, que você sempre quis conhecer, fechado.

 

No dia da sua chegada, por exemplo, opte por passeios de “reconhecimento”, para você sentir a cidade. No primeiro dia é importante escolher pontos próximos, que possam ser visitados à pé, ou de bicicleta. Afinal, todos estarão muito cansados.

 

Existe outra regra para evitar o cansaço e para que a viagem seja melhor aproveitada: balanceie o seu dia. Se durante a manhã vocês saíram para escalar uma montanha, a tarde pode ser preenchida com algo mais leve, como um piquenique.

 

Se você estiver viajando em grupo é importante delimitar os horários de chegada e saída dos passeios e os horários das refeições. Assim, vocês aproveitam o tempo juntos, sem ninguém se perder ou ficar para trás.

 

Passo 6: Revisão

Vai viajar com mais gente? Faça e revise o plano e roteiro de viagem com todos do grupo. Várias cabeças pensam melhor que uma. Nessa reunião, podem surgir diversas outras sugestões de passeios que você não havia pensado.

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa