Lugares para viajar no Brasil: cidades que já foram cenários de filmes nacionais

Lugares para viajar no Brasil com cenários cinematográficos é o que não falta nesse país imenso. E que tal conhecer cidades que, realmente, serviram de palco para famosos filmes nacionais?

 

Separamos uma lista das cidades brasileiras que apareceram nas telonas através de filmes cultuados aqui e no mundo. Confira:

 

1. Cabaceiras (PB)

Cabaceiras talvez seja uma das cidades mais icônicas do cinema nacional e um dos lugares no Brasil para quem gosta de cinema nacional.

O município é conhecido como a Hollywood (ou roliúde) Brasileira. Foi lá que aconteceram as gravações do filme Auto da Compadecida, um dos mais famosos e célebres longas do país.

A fama que o filme trouxe à cidade fez com que ela ganhasse características turísticas que atraem pessoas de todo o mundo, como o Memorial Cinematográfico e o letreiro que diz “Roliúde Nordestina”.

Além disso, a região possui características naturais marcantes que também agradam os olhos de quem a visita, como o Monumento Natural Saca de Lã, o Lajeado de Pai Mateus e a caatinga seca e retorcida, típica do sertão paraibano.

 

Letreiro Roliúde Nordestina em Cabaceiras (PB) por Carlos d’Andréia | CC BY-SA 3.0 | Corte e redução de imagem.

 

 

2. Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro é um dos lugares preferidos de turistas no Brasil e é cinematográfica por si só. Não é a toa que ela foi palco de muitos filmes nacionais – e internacionais. Um dos mais célebres é o Central do Brasil, que também é o nome da estação de trem que fica no centro da capital fluminense. No filme, a estação é o ponto de encontro dos personagens principais, interpretados por Vinicius de Oliveira e Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar de Melhor Atriz pela atuação no longa.

A lista de filmes que tiveram o Rio de Janeiro como cenário não param por aí: Tropa de Elite, Cidade de Deus, e os norte-americanos Crepúsculo, Rio e Os Mercenários usaram a capital como plano de fundo. Em todos eles podemos ver pontos turísticos famosos como o Pão de Açúcar, o Corcovado e as belas praias da cidade.

 

3. São Paulo (SP)

Assim como o Rio de Janeiro, a capital paulista também serviu de cenário para vários filmes nacionais. Um dos mais célebres é o filme “Ensaio sobre a Cegueira”, adaptação cinematográfica de Fernando Meirelles do famoso livro de José Saramago.

Nesse caso, São Paulo exerce uma função interessante: como a de personagem do filme. A metrópole é cenário de uma grande cidade que vive uma epidemia de cegueira.

Apesar de não ser apresentada como a própria São Paulo, é possível observar pontos turísticos famosos da capital como a Ponte Estaiada, Avenida Paulista, o Largo do Anhangabaú e o Teatro Municipal.

 

4. Ubatuba (SP)

Ubatuba também foi cenário de um dos filmes nacionais mais conhecidos: Caramuru – A Invenção do Brasil. O longa metragem conta a história da chegada dos portugueses ao território brasileiro.

A maior parte das cenas foi feita na Praia de Picinguaba, que fica a 40 km do centro da cidade. A praia é também uma vila de pescadores, ideal para os turistas que buscam o litoral paulista para descansar e mergulhar, já que as águas são límpidas e a área é praticamente deserta.

 

Praia da Enseada junto a Ubatuba vista do Mirante do Saco da Ribeira por Heitor Carvalho Jorge | CC BY-SA 4.0-3.0-2.5-2.0-1.0 | Corte e redução de imagem.

 

5. Serra Gaúcha (RS)

O Quatrilho, de 1995, é um marco na cultura brasileira, pois é considerado um dos principais representantes do movimento chamado “Retomada do Cinema Nacional”. A história, que conta a trajetória de uma família de imigrantes italianos no início do século XX no Brasil, se passa na Serra Gaúcha, mais especificamente nas cidades de Antônio Prado e Bento Gonçalves.

A casa que serviu de locação para o filme é um ponto turístico da região visitada até hoje. Os turistas que visitarem as cidades da Serra Gaúcha podem apreciar atrações que aparecem no longa, como construções tipicamente italianas. Além disso, quem conhecer a região pode fazer o roteiro Caminhos de Pedra, com muitas belezas arquitetônicas e naturais inesquecíveis.

 

Se você está procurando por lugares para viajar no Brasil com cenários cinematográficos – literalmente – essa lista é para você. Seja para conhecer onde foi gravado o seu filme preferido, ou seja para se sentir dentro do próprio filme. O Brasil reserva belezas de todos os tipos dignas de filme.

 

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa