Vida Minimalista x Vida Materialista: por que as experiências valem mais que as coisas?

Carro do ano, smartphones de última geração, roupas de marca… Na era da informação em que vivemos hoje, tudo isso virou sinônimo de felicidade. Graças às inúmeras propagandas que nos são bombardeadas na televisão e na internet. Mas para você o que vale a pena na discussão entre uma Vida Minimalista x Vida Materialista?

Essa crença de que quanto mais objetos tivermos, mais felizes somos, pode ser perigosa. Ao pensar nisso, prejudicamos a nossa intelectualidade, nosso senso crítico e o mais importante: deixamos de lado nossas relações pessoais e o aproveitamento de novas experiências.

Casal sorrindo

Porém, as desvantagens não param por aí. Em uma situação de crise financeira como a que nós estamos vivendo nos últimos anos, a ideia de que objetos trazem felicidade pode surtir o efeito contrário. Isso porque a cada dia que passa, apertamos mais o nosso orçamento para gastar mais dinheiro a fim de manter um padrão de vida pautado por bens materiais. E, em uma crise financeira, fica mais fácil não atingir esse padrão. Desse modo, as famílias vão ficando cada vez mais infelizes por não realizarem aquilo que pensam que são os seus sonhos.

 

Vida Minimalista x Vida Materialista

Vale lembrar que preferir as experiências aos bens materiais não é desprezar as suas conquistas. É preciso reavaliar o sentido da felicidade e o que você precisa para ser feliz. E comece fazendo isso a partir de hoje, depois da leitura deste texto!

Experiências

Para te ajudar a pensar em uma Vida Minimalista x Vida Materialista, vamos apresentar o seguinte dado. O psicólogo e professor da Cornell University (EUA), Thomas Gilovich, realizou uma pesquisa que concluiu que os bens materiais trazem, sim, felicidade, mas uma felicidade momentânea, com prazo de validade.

Você pode estar se perguntando: como fazer com que essa felicidade se prolongue? A resposta é simples: utilize as suas conquistas materiais para criar experiências! Assim, você não estará desprezando o que conquistou até agora – que, com certeza, foi com muito esforço – e estará reavaliando as prioridades de sua vida.

 

 

Mas como fazer isso?

Coloque sua família dentro do seu carro do ano e faça uma viagem inesquecível. Use seu smartphone de marca para fazer aquela foto em um coqueiro na praia do Caribe. Coloque sua roupa de marca e vá a algum lugar memorável com seus amigos para que, toda vez que a vir no guarda-roupas, se lembre da data.

 

Vida Minimalista x Vida Materialista: No que investir?

Percebeu que em todas as dicas existe um “quê” de viagens? Pois é! Viajar é um dos melhores investimentos que você pode fazer. As oportunidades de sair da rotina e da zona de conforto são ótimas para criar experiências em lembranças.

No que investir?

E isso é comprovado pela ciência! Nós somos muito mais felizes gastando nosso dinheiro com experiências do que com coisas. Essa busca pela tal felicidade já foi objeto de  várias pesquisas, todas ela unânimes: a vida é movida por momentos bem vividos, não por objetos. Cada situação que vivemos vai formando, de grão em grão, nossa identidade. Cada experiência pode te definir melhor do que a quantidade de computadores ponta de linha que você tem em casa.

São nessas experiências que você sai da rotina, sente frio na barriga naquela viagem de balão, dá risada porque não consegue se comunicar em outro idioma ou passa horas de frio para ver a neve pela primeira vez. São essas experiências que transformarão sua identidade e construirão, a cada volta para casa, uma nova visão de mundo e das coisas.

Ao contrário das suas coisas materiais, que por mais que sejam suas, permanecem separadas de você, suas experiências são parte de você, e serão para sempre. O que nos resta, no final, senão a memória dos bons momentos vividos? Cada viagem será um novo mundo, uma nova aventura compartilhada, uma nova chance de ser feliz e viver melhor.

 

Benefícios da vida minimalista

Benefícios da vida Minimalista

Quanto menos você gastar, mais dinheiro você tem

Na hora de gastar “x” reais no carro do ano, ou no novo modelo de smartphone, pense para onde você poderia ir com esse dinheiro. Ou melhor, não apenas pense: VÁ! Afinal, quanto menos você gasta com bens materiais supérfluos, mais dinheiro você tem. Parece óbvio, mas ao pensar assim, você vai perceber que você vai começar a adiar menor planos por “falta de dinheiro”. Conta aí: quantas viagens não saíram do papel porque não sobrou nada no fim do ano?

 

Mais tempo para você

Na mesma toada, quanto menos objetos você tiver, menos tempo você vai gastar os organizando, ou se preocupando com eles. Ao invés disso, use esse tempo para pensar em você, nas suas prioridades pessoais e no que você sempre quis fizer, mas nunca fez por falta de dinheiro, mas também por falta de tempo.

 

O valor das experiências

Às vezes passar um tempo com a família, ou visitar aquele restaurante rural na cidade vizinha com os amigos é tão corriqueiro que a gente acaba pensando que faz parte da vida. Que não há nada de especial. Mas priorizar esses momentos ao invés dos bens materiais vai te fazer pensar no valor dessas experiências de uma maneira diferente. Ou seja, você vai passar a dar mais valor a eles e a planejar várias outras oportunidades para enriquecer a sua vida.

 

Adeus ao estresse

Poder sair da rotina de casa e do trabalho nas férias com o dinheirinho extra que sobrou e poder conhecer um lugar completamente diferente é uma das melhores maneiras de se desestressar. E o dinheirinho extra só sobra quando trocamos os bens materiais pelas experiências.

 

E agora? Na discussão entre uma Vida Minimalista x Vida Materialista, que tal rever as suas prioridades para 2017?

 

Continue a leitura

  • Leandro Guimarães

    Um dos melhores artigos que li !!!!!!! TOP

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa