Como sobreviver a uma longa viagem de ônibus no exterior

Não importa se você não quer gastar todo o dinheiro em uma passagem cara de avião, ou se você só quer ir de A a B com o único meio possível.  É provável que você tenha de enfrentar uma viagem de ônibus de um dia para o outro na sua viagem internacional.

 

Por isso, vamos mostrar como aproveitar o melhor de um meio de transporte um pouco desconfortável.

 

Afinal, se existisse algo como uma hierarquia de transportes para viagens, o ônibus ficaria próximo da base (logo acima do caminhão de gado). Não é glamouroso, rápido, nem muito confortável – mas é barato e, às vezes, é a única maneira de chegar a destinos mais afastados. A boa notícia? Há algumas fórmulas comprovadas que fazem com que ela seja aceitável. Confira:

Confira a rota da sua viagem de ônibus

Algumas rotas não são consideradas seguras para uma viagem de ônibus durante a noite. Procure dicas em guias de viagens, pergunte a moradores locais e outros viajantes para saber qual é o caso da rota que você vai seguir de ônibus. Se todos disserem que ela é, de fato, perigosa, pegue um ônibus durante o dia. Além disso você pode escolher outro meio de viagem.

 

 

Faça um agrado a você

Escolher uma passagem de ônibus que viaja durante a noite não é o momento de escolher a mais barata. Os ônibus geralmente são a opção mais econômica para começar. Recompense a sua frugalidade se permitindo escolher as melhores linhas. Pense nisso como um investimento para as horas de viagem de ônibus que você vai enfrentar.

 

Se você passar a noite em uma poltrona de ônibus barata, você provavelmente vai passar o primeiro dia no seu destino cochilando em qualquer lugar, pois não vai estar descansado. Agora, se você escolher uma poltrona mais cara e reclinável, as chances de você chegar descansado são maiores.

 

É interessante também reservar a sua passagem com antecedência para conseguir descontos e promoções especiais.

 

 

Escolha o melhor lugar

Reservar a passagem de ônibus com antecedência também é a melhor maneira de conseguir os melhores lugares. Se você não puder fazer isso, chegue ao terminal de ônibus cedo para ser um dos primeiros a embarcar.

 

Mulheres que viajam sozinhas podem se sentir mais confortáveis ao sentar-se ao lado de outra mulher; se esse é o seu caso, sinta-se livre para fazer esse pedido quando você for reservar a sua passagem.

 

Quanto à posição das poltronas, as do fundo do ônibus geralmente sofrem mais com o balanço do veículo e ficam perto dos banheiros (se o ônibus os tiver).

 

Já as poltronas da frente podem dar a sensação de enjoo e proporcionar vistas “assustadoras” da estrada. As poltronas do meio do ônibus geralmente são consideradas as mais seguras em casos raros de acidente.

 

Ao se tratar do debate janela x corredor, os dois têm os seus méritos. Enquanto as janelas podem ser ótimos apoios para a cabeça, algumas pessoas argumentam que se você embarcar antes e pegar um lugar no corredor, dificilmente outra pessoa vai te incomodar para sentar na poltrona ao seu lado – dessa forma, você pode ter a sorte de ficar com as duas poltronas só para você.

 

Como sobreviver a uma longa viagem de ônibus no exterior

 

 

Se prepare para diferentes climas

Alguns ônibus são conhecidos pelo ar condicionado muito gelado, outros pelo calor e falta de ventilação. Por isso, é importante estar preparado para as duas situações e se vestir de forma que seja fácil se adequar às diferentes temperaturas.

 

Além disso, opte pelo conforto! Essa é a hora de trocar os jeans por leggings ou um par de calças de moletom.

Arrume a mala de forma apropriada

Arrume a sua mala de mão com cuidado. Máscara para os olhos, tampões de ouvido e um travesseiro de viagem são itens essenciais. Você também pode incluir fones de ouvido, lanches saudáveis, materiais de leitura e outros itens de entretenimento. Lenços ou papel higiênico também são fundamentais (muitos banheiros, tanto de ônibus, quanto de paradas, não oferecem papéis).

 

Se você usa lentes de contato, lembre-se de levar o estojo e a solução de limpeza.

 

Cuidado com itens de valor

Mesmo tendo que ter cuidado, não deixe a preocupação em ser roubado atrapalhar o seu sono. Se possível, escolha um ônibus direto. Furtos são mais comuns durante o desembarque de passageiros, por isso você pode descansar melhor quando se tem menos paradas.

 

Se houver uma parada para comida e para ir ao banheiro, leve tudo o que você tem de valor com você. Tente também evitar o uso do bagageiro. Mantenha a sua bagagem de mão entre os seus pés e pernas (certifique-se de que a sua mala esteja fechada sempre que você não estiver usando).

 

Coloque os seus pertences mais importantes – dinheiro, celular, passaporte, etc. – em uma pochete embaixo da sua blusa, ou esconda-os em uma manta.
Apesar de algumas dessas medidas parecerem extremas, elas podem te manter tranquilo para que você tenha uma boa noite de sono no ônibus.

Use uma ajudinha para dormir

No caso de você não conseguir dormir – e se nem contar as rotações do pneu do ônibus ajuda mais – leve um pouco de medicamento para dormir na sua bolsa. A melatonina, um hormônio natural, induz e melhora o sono (mas não o experimente pela primeira vez enquanto estiver viajando – tome apenas se já conhecer os efeitos).

 

Além disso, não se auto-sabote; evite cafeína depois do meio dia se você tiver uma viagem de ônibus durante aquela noite.

 

Uma ajudinha para dormir

 

Prepare-se para a chegada

Antes de você embarcar no ônibus, procure saber onde fica a estação de ônibus em que você vai desembarcar. Ter o endereço do seu próximo destino e quanto custa um táxi para chegar até lá. Não conte com a internet do ônibus para checar essas informações no caminho; ela pode não existir, não funcionar, ou ter um sinal muito fraco.

Lembre-se que a manhã vai chegar

Todos nós já passamos por isso: bebês vão chorar, passageiros vão roncar, estradas vão estar bloqueadas, ônibus vão se atrasar e filmes terríveis com explosões e volume alto vão passar durante a viagem de ônibus. Se algo disso – ou tudo – acontecer, respire fundo e lembre-se de que quando o sol nascer, você vai estar em um lugar completamente diferente – com uma cama de verdade esperando por você!

E tudo isso dará uma bela história de viagem para compartilhar com os amigos quando você chegar em casa.

 

E você? Qual é a sua melhor maneira de sobreviver uma viagem de ônibus durante toda a noite?

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa