5 dicas para você se manter saudável durante uma viagem

Se você sempre tem a impressão de que precisa de uma desintoxicação saudável depois de suas viagens, esse texto é para você.
Mas não se culpe! Sabemos que quando exploramos novos lugares, é natural que queiramos experimentar a culinária local e fazer alguns “mimos gastronômicos” para nós mesmos. Aliás, é isso que você deve fazer! Porém, para você não se preocupar com a saúde ou estética durante ou depois da viagem, separamos algumas dicas fáceis e práticas para que seu passeio e seu retorno sejam muito mais saudáveis.
Vamos conferir?

1. Tenha sempre uma garrafa de água com você

Do início ao fim de sua viagem, a garrafa de água deve ser sua amiga inseparável. Ela será útil para que você se mantenha hidratado no avião, carro, ônibus; no hotel; durante os passeios… Além do poder de matar a sua sede, ter uma garrafa de água reutilizável pode servir para economizar muito dinheiro. Afinal, não será necessário comprar uma garrafa nova a cada esquina.

Vale ressaltar que essa dica é preciosa, independente do seu destino, no verão ou no inverno, lembre-se de beber bastante água, isto é essencial para evitar doenças e mal estar durante o passeio.

Por isso, tenha em mente que atitudes simples como beber um grande copo d’água ao acordar e durante os passeios podem fazer você se sentir revigorado e pronto para mais aventuras – principalmente se você é um apreciador de bebidas alcoólicas e comidas calóricas.

2. Adote uma rotina de exercícios em sua viagem

Se você adora viajar e costuma fazer isso com frequência, encontre uma rotina de exercícios que seja fácil e adaptável para diversos ambientes, como o quarto de hotel, a praia, ou uma pequena academia em seu local de hospedagem. E vá além: firme um compromisso com você e com o seu corpo de realizar esses exercícios com frequência!
Para criar essa rotina, escolha exercícios baseados no que você realmente gosta de fazer. Corredores e maratonistas, por exemplo, por que não correr em trajetos turísticos e conhecer a cidade em que você está ao mesmo tempo? Convenhamos: não há nada mais legal do que correr em direção a Torre Eiffel, ou realizar uma série no Central Park, por exemplo!
Se você for mais do time da ioga, salve seus vídeos preferidos da prática no celular e acesse-os onde e quando quiser. Que tal escolher uma vista deslumbrante como cenário?

3. Faça pelo menos uma refeição fresca e saudável por dia durante a viagem

Todo mundo quer experimentar novas comidas enquanto viaja. E não há nada de errado em sentir os novos sabores que uma cidade têm a oferecer. Mas fazer várias refeições pesadas por dia pode ser maléfico para o seu corpo!
Para amenizar esses efeitos, comprometa-se a fazer, pelo menos, uma refeição saudável por dia.
Em várias cidades do mundo você pode encontrar mercados locais nos quais você pode comprar produtos frescos como carnes, grãos e frutos do mar. Se você estiver hospedado em um local com cozinha, tente preparar pratos frescos com esses ingredientes diariamente.
É claro que cozinhar nem sempre é uma opção durante as viagens, então quando você precisar comer em restaurantes, opte por pratos vegetarianos e carnes grelhadas ao invés de frituras, e sempre tente comer uma salada. Você vai perceber que essas atitudes vão fazer grande diferença no seu corpo.

4. Tenha lanchinhos saudáveis e acessíveis

Assim que chegar ao seu destino, vá a um mercado mais próximo e faça um estoque de lanchinhos saudáveis. Eles serão úteis durante a sua viagem.
Isso porque além de evitar que você sinta fome durante os passeios, existem vários outros benefícios. A comida é uma das maneiras de conhecer uma cidade e as ofertas locais te ajudam a obter uma melhor noção do lugar. É incrível como a comida pode variar quando você visita um país novo. Por isso, esta ideia é especialmente útil se você estiver viajando para fora do país.

Manter um estoque de lanchinhos acessível já é útil em casa, quando se está viajando, isso é crucial. Afinal, você estará se movimentando e se exercitando mais do que o normal.

5. Mantenha a sua rotina

Apesar das dicas anteriores, manter-se saudável durante uma viagem não é apenas comer bem e fazer exercícios. Pequenas coisas como uma rotina de cuidados com a pele, um regime de vitaminas e cuidados com a saúde mental também devem ser considerados durante o passeio. Apesar de ser fácil pensar que uma viagem é motivo de “férias” também com os cuidados com a sua saúde, cuidar do seu corpo e mente é essencial para que o passeio seja ainda melhor aproveitado.
Se você toma vitaminas ou remédios com regularidade, por exemplo, certifique-se de que esteja levando todos na sua mala. Em relação aos produtos de beleza, não deixe de levar aqueles que te fazem bem por causa das embalagens grandes. É só comprar embalagens melhores para acomodá-los na mala e para você passar nos aeroportos internacionais sem maiores problemas.


Se, em casa, você reserva um tempo para meditação e para ficar sozinho, não abandone a prática durante a viagem.
Ao contrário do que você possa pensar, manter essas rotinas não vai atrapalhar o tempo que você tem de viagem. Pelo contrário: isso vai fazer com que você se sinta melhor para poder aproveitar ainda mais o seu destino!

Fique mais próximo da viagem dos seus sonhos. Conheça o Plano de Viagens SBTUR!

QUERO VIAJAR

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa