Menos trabalho, mais viagem.

Dar uma pausa no trabalho e tirar férias é investimento para a saúde do corpo, da mente e dos negócios. Menos trabalho, mais viagem.

 

Realidade para a população economicamente ativa, pesquisas mostram que a maioria dos brasileiros não prioriza as férias. A pressão por resultados e as incertezas do cenário atual impulsionam o profissional a querer trabalhar mais e sem pausa, o que traz grandes ônus não só para ele, mas também para a família e para a empresa na qual ele atua. Diante disso, é preciso atentar para a importância de se planejar para tirar férias e investir em viagens, que trazem inúmeros benefícios.

 

Equilibrar saúde e trabalho é fundamental para qualquer indivíduo. Para manter o cérebro funcionando bem, foco, criatividade e descanso são igualmente importantes. Na pausa, o indivíduo tem a oportunidade de avaliar suas ações, eliminar pensamentos tóxicos que levam a ansiedade, refletir sobre como pode aprimorar suas habilidades profissionais e melhorar seu desempenho. Do contrário, alguém que não tira férias e está tomado pela exaustão dificilmente vai atingir os mesmos resultados que um trabalhador feliz e produtivo.

 

Viajar ajuda a aliviar o estresse e melhorar o sono, diminuindo os riscos de problemas de saúde mais graves. É o que demonstra o projeto Holiday Health Experiment, conduzido em parceria com a Nuffield Health, um dos maiores institutos de saúde do Reino Unido. Os impactos positivos são refletidos quando o trabalhador volta a suas atividades e podem perdurar por meses. Tal fato tem chamado a atenção das empresas, que estão optando por flexibilizar o período de férias ou investindo em viagens de incentivo para seus funcionários. Se você ainda não trabalha em uma dessas empresas, vale investir seu tempo em planejar um momento de descanso com sua família ou amigos.

 

 

Atualmente, os maiores fatores que impedem a pausa no trabalho estão ligados a planejamento. A falta dele, muitas vezes, obriga as pessoas a abrir mão do benefício em troca de dinheiro, vendendo suas férias, ou, para não correr o risco de perder suas posições, muitos continuam trabalhando remotamente no período que deveria ser de descanso.  

 

Contudo, esses receios devem dar lugar à certeza da conquista de bem-estar com essa pausa. Se você faz um bom trabalho, seu chefe não terá motivos para demiti-lo por você estar gozando de algo que lhe é de direito.

 

Mas o que fazer para se planejar e conseguir aproveitar o benefício das férias?

  1. Enxergue a viagem como um investimento sem preço na sua qualidade de vida. Dessa forma, fica mais difícil cair em tentações e ser consumido pela pressão de não tirar férias.
  2. Organize-se. Faça um planejamento de férias. Combine um período com seu chefe e incentive sua família a organizar uma poupança de viagem.
  3. Desligue-se. As férias devem ser sinônimo de relaxamento, descanso e novas experiências. Continuar checando e-mails de longe faz sua ansiedade aumentar e você pode retornar ainda mais cansado e estressado.
  4. Faça disso uma rotina. Ao entender os benefícios para você, seu trabalho e sua família, planeje-se para viajar todo ano. Dessa forma, você trabalhará mais motivado a conseguir seus objetivos profissionais e pessoais, cada um no seu tempo.
  5. Compartilhe seu ponto de vista. Fazer seus colegas entenderem a pausa como necessária para impulsionar a produtividade melhora seus argumentos ao pleitear por um período de descanso. Quem sabe isso não é seguido por outros e vira uma cultura da empresa?Com planejamento, investimento e foco na qualidade de vida, é possível se tornar um profissional mais criativo, com metas mais claras e mais facilidade de atingir objetivos. Claro, sem ser necessário abrir mão das férias, vida pessoal e social.

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa