Arrumar a mala: 7 formas de torná-la mais mais leve

Com a data de partida se aproximando, além da ansiedade, chega o momento de arrumar a mala de viagem. Para alguns, essa é uma tarefa simples, mas para outros é um bicho de sete cabeças, e que pode causar transtorno no decorrer da viagem.

Malas grandes e pesadas, com itens desnecessários, dificultam a locomoção e podem deixar a viagem cansativa. Além disso, se seu trajeto for de avião, você corre o risco de pagar excesso de bagagem tanto na ida, quanto na volta. Portanto, é importante separar um tempo para arrumar a mala corretamente e deixá-la mais leve e prática.

A internet está cheia de checklists: listas do que levar e não levar. O grande problema dessas listas é que não há como prever o que pode acontecer. Por isso nos esforçamos para tentar simplificar isso e fazer com que você seja capaz de julgar por si só, o que realmente precisa e não precisa na hora de arrumar a mala.

 

Abaixo, relacionamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. E ainda sobrará espaço para as compras e lembrancinhas da viagem!

 

1. Analise o local da viagem

Arrumar a mala

Próximo da data de partida veja a previsão do tempo para levar roupas adequadas a temperatura do destino. Além disso, analise o roteiro e veja as opções de passeios. Se houver um jantar ou evento mais requintado, leve itens e acessórios adequados para a ocasião, caso contrário, deixe essas peças em casa.

 

2. Escolha uma mala adequada

Se a viagem for curta escolha uma mala pequena, senão levará itens sem necessidade só porque há espaço nela. Outro fator a ser considerado é o peso da mala vazia, uma mala tamanho P pesa quase 3kg, mas há alguns modelos mais leves.
Muitas vezes ignoramos as mochilas, mas a verdade é que são extremamente leves, flexíveis e mais fluídas. Dependendo do que você levar, ela ficará muito mais compacta e leve que uma mala.
Existem inclusive opções de mochilas com rodinhas, para aqueles que simplesmente não suportam a ideia de carregar algo nas costas.

 

 

3. Arrume a mala de viagem com alguns dias de antecedência

Arrumar a mala

Fazer as malas correndo sem dúvida é um mau negócio. Com a pressa, você pode pegar itens em excesso e que talvez não sejam utilizados durante o passeio, e também corre o risco de deixar peças importantes para trás. Sendo assim, separe um tempo para arrumar a mala de viagem com calma. Alguns dias antes da viagem faça um checklist de todos os itens que você planeja levar, no momento de arrumar a mala separe-os sobre a cama e confira a lista para ver se não esqueceu nada.

 

4. Elimine o que for supérfluo na hora de arrumar a mala

Esse é o momento mais difícil pra quem está acostumado a levar malas grandes e pesadas. Com os itens separados, analise bem cada um deles e elimine o que for desnecessário. Num primeiro momento, você irá pensar que precisa de todos e que é importante ter opções extras. No entanto, para ter uma mala mais leve será necessário desapegar de alguns itens. Por isso, analise bem e veja se a quantidade de peças não está exagerada para a duração da viagem, se há peças que não combinam com o destino e se não há sapatos em excesso – geralmente três pares são suficientes.

Para quem não vive sem o secador, não se esqueça de verificar se o hotel dispõe dessa comodidade, assim você evita um objeto extra na mala de viagem. Já é uma prática comum os hotéis possuírem secador para os clientes.

 

5. Dê preferência às peças básicas

Opte por peças básicas e de cores neutras que combinam entre si para criar diferentes looks. Os acessórios também são ótimas alternativas nesse caso, mas não exagere na quantidade. Não se preocupe com o fato de repetir as roupas, isso é normal durante a viagem. Evite as peças volumosas e as que amassam muito, assim você não precisará de um ferro de passar.

Se a viagem for longa a melhor opção é lavar as roupas. Alguns hotéis dispõem de lavanderia ou indicam lugares próximos, veja se existe esse serviço no seu destino.

 

6. Organize os itens para aproveitar melhor o espaço

Arrumar a mala

Depois de eliminar tudo que estava em excesso, chegou o momento de finalmente fazer as malas, e algumas dicas te ajudarão a aproveitar melhor o espaço. A primeira delas: enrole as meias e coloque-as dentro dos sapatos, separe cada pé em um saquinho, assim fica mais fácil distribuí-los na mala. Prefira pequenas nécessaires ao invés das grandes para organizar os itens de perfumaria, higiene e remédios, isso também facilita na organização.

Se for levar xampu, condicionador e cremes, escolha embalagens pequenas que são próprias para viagem – além de ocupar menos espaço, eles não pesam tanto na mala – e não se esqueça de colocá-los em sacos plásticos, assim se o líquido vazar não suja as roupas.

Ao arrumar as peças coloque primeiro as roupas mais grossas e pesadas e evite dobrá-las demais. Além de amassar, isso também ocupa espaço. Por ex: calça jeans, bermuda, jaqueta, moletons ou roupas de inverno devem ser os primeiros itens a entrar na mala.

 

7. Pratique

Provavelmente nas primeiras viagens suas malas não serão tão leves quanto você espera, mas com o passar do tempo e a prática, você começará a perceber quais itens são essenciais e úteis para a viagem e quais devem ser deixados em casa.

As vezes menos é mais, e só nos damos conta disso quanto voltamos e vemos a quantidade de coisas que estavam na mala e muitas vezes nem foram tocadas durante a viagem. Quando o assunto é viagem, menos é mais na mala. Menos roupa é mais barato, é mais fácil de levar e consequentemente é a viagem se torna mais prazerosa.

Uma mala leve torna a viagem mais prática e confortável, por isso dedique-se a ela. Esperamos que essas dicas deixem sua mala mais leve para a próxima viagem!

 

>> Clique para baixar uma Checklist Grátis para fazer a sua mala de viagem <<<

 

Tem outras sugestões? Conte pra gente nos comentários.

 

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa