Bento Gonçalves, o coração da Serra Gaúcha!

Bento Gonçalves é repleta de natureza exuberante e tradição! A cidade é pioneira no desenvolvimento do enoturismo e preserva fortemente a cultura, criando núcleos atrativos voltados ao turismo, à uva e ao vinho.

Aproveitar Bento Gonçalves é uma tarefa prazerosa e ideal para toda a família. São diversas opções, tanto para os adultos quanto para as crianças, afinal a cidade é um importante roteiro turístico que traz paisagens dignas de filmes, vinícolas tradicionais, jantares harmonizados, culinária típica e um povo hospitaleiro.

Mas Bento Gonçalves é apenas o coração de uma região com diversas cidades encantadoras e atrativos que proporcionam experiências inesquecíveis!

Vamos conhecer!

 

Foto: Fabiano Mazzoti

 

VALE DOS VINHEDOS – Charmes Enoturísticos!

O roteiro mais famoso da região, o vale dos vinhedos possui paisagens, aromas e sabores que encantam. É hoje o principal polo enoturístico do país e está entre os 15 principais do mundo!

No roteiro, você pode encontrar desde vinícolas familiares, até gigantes como Valduga e Miolo com suas representatividades mundiais. O Vale também é considerado roteiro histórico, gastronômico e cultural da Serra Gaúcha.

CAMINHOS DE PEDRA – Um lugar construído por grandes histórias!

Este roteiro mantém viva a história e tradição da imigração italiana na Serra Gaúcha a partir de 1875.  Um roteiro declarado Patrimônio Histórico e Cultural do RS. Na rota, é possível adentrar em casas centenárias e imergir na cultura local, além de conhecer e vivenciar a rotina de uma fazenda de ovinos.

Este roteiro foi idealizado por Sr. Tarcísio Michelon e as primeiras casas restauradas com recursos do Dall’Onder Hotéis, que até hoje mantém investimentos na região, com 2 projetos.

O primeiro, é o Parque da Ovelha, parque que proporciona aos visitantes vivenciar a rotina de uma fazenda de ovinos. E o segundo, que será finalizado em 2017, é o Parque Internacional de Esculturas Domadores de Pedra.

 

VALE DO RIO DAS ANTAS – Paisagens de tirar o fôlego!

O roteiro tem foco na gastronomia, enoturismo, turismo náutico e aventura em meio a paisagens naturais de tirar o fôlego.

Na rota é possível passar por uma das maiores pontes em arcos paralelos do mundo, a Ponte Ernesto Dorneles, que liga a cidade de Bento Gonçalves a Veranópolis. Acima do Vale, chegamos ao Mirante da Ferradura, onde é possível avistar as águas do Rio das Antas, que formam uma enorme ferradura ao redor da montanha.

O turismo náutico é a nova atração da rota, garantindo aventura e frescor aos passeios.

Foto: Capitanio Brutus

 

ROTA DAS CANTINAS HISTÓRICAS – Charme e beleza que encantam!

Rotas de aromas, sabores e paisagens bucólicas, com foco no enoturismo e gastronomia, onde é possível encontrar cantinas históricas e degustar vinhos finos, sucos artesanais e espumantes, além de uma gastronomia preparada artesanalmente. Em casal ou em grupo, o piquenique nas parreiras é a aposta certa para garantir momentos únicos e inesquecíveis.

No roteiro também tem uma opção infantil, com a vinícola Dal Pizzol, um espaço voltado para os pequenos, com grande área verde e animais soltos pelo pátio. Além disso, você pode conhecer os Vinhedos do Mundo um parreiral com uvas trazidas de mais de 200 países.

ENCANTO DA EULÁLIA – Aventura inesquecível na Serra Gaúcha!

Um passeio repleto de aventura em meio as paisagens rurais da Linha Eulália, o roteiro é envolto por famílias que ainda guardam os costumes e tradições de seus antepassados, com pequenas localidades e restaurantes, onde é possível saborear um bom vinho e provar comidas típicas da região.

Mas o principal atrativo da rota é o Parque de aventura Gasper, famoso pelo seu bungee jumping no paredão da Eulália, e também por passeios de quadrículos em meio a natureza, uma atração imperdível na região.

 

MARIA FUMAÇA – Viva momentos inesquecíveis no Trem do Vinho!

Uma das atrações mais conhecidas do Rio Grande do Sul, este projeto criado por Tarcísio Michelon (diretor do Dall’Onder Hotéistraz uma divertida e emocionante viagem em uma locomotiva, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

No caminho, é possível ter uma vivência histórica, com apresentações de grupos folclóricos que percorrem os vagões do trem com apresentações italianas e gaúchas, além de lindas paisagens do lado de fora. O roteiro também inclui o Parque Temático Epopeia Italiana – espetáculo cênico e sensorial que remonta a história da imigração italiana na região.

MAIS ATRAÇÕES DA REGIÃO DE BENTO GONÇALVES:

Salto Ventoso

O Parque do Salto Ventoso conta com uma queda d’água em plena mata nativa. Possui 53 metros de altura, caindo em forma de cortina de água sobre uma gruta com 200 metros de comprimento, além de possuir toda uma infraestrutura com espaço verde, parquinho, banheiros, chuveiros e restaurante.

 

Estrada do Sabor

Em 2001, iniciou-se em Garibaldi uma proposta para desenvolver o turismo rural no município. Assim nasceu a Estrada do Sabor. Este projeto envolveria famílias que teriam como principal atividade a agricultura e a agroindústria. Destaque para o restaurante Osteria Della Colombina, uma vivência original em um porão centenário.

 

Via Orgânica

Saboreie o estilo de vida que alia o alimento à saúde e à sustentabilidade ambiental, social e cultural. Belas paisagens, resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias, contato direto com a simplicidade e a experiência de quem produz e prepara o alimento. Em cada local, uma descoberta!

 

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

O maior santuário religioso do Sul do país recebe milhares de fiéis que fazem peregrinações de quilômetros para chegar até ela. Tem destaque por ser a santa protetora de 2 grandes treinadores brasileiros, Tite e Felipão.

 

Restaurante Giratório

Localizado em Veranópolis, o Restaurante Giratório Mascaron, é parada obrigatória para quem visita a região. Situado no topo da Torre Mirante da Serra, é o único restaurante giratório do país e o acesso ao topo é feito através de um elevador panorâmico. Com seus 79,5 metros de altura, é uma ótima opção para admirar a vista da serra e saborear a farta gastronomia em um ambiente sofisticado e aconchegante com decoração inspirada na cultura dos imigrantes.

Acima do restaurante, uma plataforma de observação com luneta e binóculo permite observar as belezas da Serra do Rio das Antas e as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Cotiporã, além da vista panorâmica da cidade de Veranópolis.

 

Parque de Aventuras Nova Roma do Sul

Em meio a tranquilidade da natureza, surge um parque de aventura de Nova Roma do Sul. Ele conta com rafting no Rio das Antas, pêndulo no abismo, contato com animais silvestres, tirolesa, bungee jumping e outros.

 

Caldas de Prata – Águas termais

Em meio a mata nativa brotam fontes de água quente, onde as temperaturas que chegam aos 41° são repletas de excelentes propriedades medicinais e terapêuticas. A água termal somada à exuberância da natureza, faz de Caldas de Prata um lugar único e muito especial.

 

Pinto Bandeira e os Espumantes

Em termos turísticos, Pinto Bandeira destaca-se pela beleza de suas paisagens, bem diferenciadas nas 4 estações, e pelo enoturismo, que desde 2010 tende a ser indicação de procedência dos vinhos, com destaque em especial aos espumantes, considerados os melhores do novo mundo.

As principais vinícolas de Pinto Bandeira são, Don Giovanni e a Cave Geisse. Além disso é o maior produtor de pêssego do Brasil.

 

Igreja de São Pelegrino

A região que foi povoada pelo povo italiano, tem em sua veia a religião e possui igrejas incríveis. Uma delas é a de São Pelegrino em, Caxias do Sul. A igreja ganhou fama em virtude de suas obras de arte, sendo uma das mais importantes a série de murais e pinturas em tela de ALDO LOCATELLI. Em 1951, iniciou as pinturas das igrejas com o mural da Santa Ceia, um encanto aos olhos e alma. A São Pelegrino tem arquitetura e beleza comparada as igrejas de Roma, Itália.

 

 

Da cultura até a aventura, Bento Gonçalves e região tem harmonia perfeita para qualquer estilo de viajante. #ConheçaBento

 

PRINCIPAIS HOTÉIS EM BENTO GONÇALVES:

Dall’Onder Grande Hotel:

Com 36 anos de história e 24 mil metros quadrados de área construída, oferece soluções completas em hotelaria.

 

O hotel possui galeria de compras integrada, agência de turismo própria, shows e atrações culturais, projeto de cicloturismo, 3 espaços gastronômicos, piscina fechada considerada uma das mais modernas do país no segmento hoteleiro, recreação infantil, espaço de saúde e bem-estar com sauna, massoterapia e shiatzu.

No segmento de eventos está entre os 3 hotéis mais modernos e amplos do Estado. Tem capacidade para até 1.500 pessoas, dividido em 4 centros de eventos. Seu complexo de hospedagem e eventos oferece soluções completas que encantam seus hóspedes.

Ademais, o hotel está situado em uma das principais avenidas da cidade, a 1,5 km do centro da cidade.

Laghetto Viverone:

O hotel Laghetto Viverone Bento Gonçalves é um empreendimento moderno, com padrão internacional, perfeito para quem aprecia conforto e qualidade.

Localizado na zona mais privilegiada de Bento Gonçalves, oferece infraestrutura completa, atendendo aos mais exigentes padrões de hospedagem. Nos seus arredores, conta com várias opções gastronômicas, diversas lojas com showroom e o shopping L’américa.

 

Dall’Onder Vittoria Hotel:

Com uma localização privilegiada, oferece soluções completas em hotelaria, que proporcionam aos hóspedes momentos especiais em suas viagens.

Conta com 2 espaços gastronômicos, piano bar, lazer infantil, bussiness center e piscina coberta com hidromassagem. Em eventos possui estrutura moderna, com capacidade para até 500 pessoas.

Seja a negócios ou lazer, receba um atendimento personalizado, contemplando seus desejos e expectativas.

 

 

Continue a leitura

A viagem perfeita, conteúdo exclusivo

Faça parte de um grupo seleto que viaja todo ano. 50.000 pessoas recebem nossas dicas gratuitamente.

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

Não encontrou o que estava procurando?

Copyright © SBTUR Viagens S.A. | Todos os direitos reservados. | Feito com ❤ em Floripa